Menu
Brasília

Chuva pode chegar no DF só no domingo (11)

No sábado, o dia deve ser de poucas nuvens, mas há possibilidade de chuvas por conta do aumento da umidade e das altas temperaturas. Porém, chance de precipitação é maior no domingo

Willian Matos

07/10/2020 8h59

Primeira chuva da seca no DF. Rodoviária do Plano Piloto. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O período sem chuvas na capital federal pode durar um dia a mais do que o esperado. No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) trazia uma previsão de céu encoberto com chuvisco já no sábado (10). Agora, as precipitações podem chegar só no dia seguinte, no domingo (11).

Para o sábado, a previsão passou a ser de céu com poucas nuvens, mas umidade máxima de 80%. A umidade relativa do ar pode ficar em 20%. No domingo, sim, o tempo deve ficar encoberto, com chuviscos. A umidade mínima deve ser de 30%.

O meteorologista Heráclio Alves explica ao JBr que, mesmo assim, pode chover já no sábado. “A partir do dia 10, a chance [de chuva] fica maior. Não se descarta essa possibilidade”, comenta. “Terá aumento da nebulosidade a partir do dia 10. Com a temperatura mais elevada, aumenta a umidade e, consequentemente, a formação da nebulosidade. Aí, sim, aumenta a chance dessas chuvas.”

Desta forma, é correto afirmar que a partir de sábado (10) pode chover no DF, mas as chances são maiores no domingo (11).

Morte por hipertermia

Até a chegada do fim de semana, moradores da capital federal e de grande parte do Centro-Oeste, bem como o Tocantins e algumas cidades mineiras, passam pelo risco de morte por hipertermia. Por mais de cinco dias consecutivos, as regiões registrarão 5ºC acima da média. O alerta serve para que as pessoas redobrem cuidados com a saúde nos próximos dias. Deve-se ingerir bastante água e evitar exposição ao sol.

A hipertermia é a elevação da temperatura do corpo. Ocorre quando o organismo produz ou absorve mais calor do que consegue eliminar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado