Menu
Brasília

Chuva em Vicente Pires: administrador pede compreensão após bloqueios

Arquivo Geral

19/10/2018 12h49

Foto: Matheus Albanez/Jornal de Brasília/Cedoc

Jéssica Antunes*
[email protected]

A chuva forte que caiu no Distrito Federal causa transtornos, mais uma vez, em Vicente Pires, na região que passa por obras de infraestrutura.  A combinação da água com a terra não deu em outra: rios de lama tomaram conta das ruas, provocando alagamentos, atolamentos e bloqueios de vias. A situação mais crítica está no acesso pela Estrutural à Rua 10, pelas ruas 5 e 3, onde há trechos interditados. O administrador regional pede compreensão.

Veja imagens:

Pela Estrutural, só é possível acessar a Rua 5 até o Residencial Canaã, na chácara 119. Do outro lado, o bloqueio se estende desde a esquina com a Rua 10. Naquele ponto, há escavação do solo e a interdição ocorre para evitar quedas e acidentes. Administrador Regional de Vicente Pires, Charles Guerreiro explicou ao Jornal de Brasília que equipes estão nas ruas desde a madrugada.

“As obras são de grande porte e estão acontecendo há mais de dois anos.  Vicente Pires é uma cidade que nasceu de trás para frente e agora recebe infraestrutura”, afirma. Ele diz que os moradores já “viviam os dramas” em relação aos períodos de chuva há anos, apenas com medidas paliativas. Agora, a intenção é que a população passe pelas precipitações com “qualidade definitiva”. De acordo com ele, as chuvas já eram previstas.

Administrador Regional de Vicente Pires, Charles Guerreiro. Foto: Raphaella Sconetto

“O que foi possível adiantar foi e o que pudermos avançar durante esse período será feito. No momento, é necessária compreensão. Estamos trabalhando para dar destinação correta às águas de chuva e, ao mesmo tempo, garantir um asfalto que atenda as necessidades da comunidade”. defende.

Para os moradores, o pedido de compreensão é complicado. “Esse acontecimento era previsto e as autoridades sabiam do problema. Não é nada compreensível, de jeito nenhum. As obras tinham que começar e terminar antes da chuva. Vou lembrar do Rollemberg no dia 28”, diz engenheiro civil Pedro Gustavo, 55 anos. Limpando a porta de casa, na Rua 3B, o morador diz que já vinha alertando o governo sobre a situação, mas nunca recebeu retorno.

Foto: Raphaella Sconetto

As consequências estão nas longas filas de carros nas vias internas de Vicente Pires. Carros e ônibus precisam dar meia volta e passageiros desembarcam de coletivos antes do destino final – e completam o trajeto a pé. Em meio às obras, asfaltos foram arrancados e os buracos se escondem nas correntezas. Ao menos quatro casos de atolamento foram registrados. O reflexo se estende à rodovia Estrutural, onde motoristas enfrentam lentidão.

As obras de reestruturação em Vicente Pires tiveram início em janeiro de 2016. Um ano antes, os recursos foram liberados pelo governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O total das obras têm custo estimado de R$ 504 milhões. No mês passado, o governo entregou as obras de pavimentação e sistemas de drenagem nas Avenidas São Francisco e Governador. Isso equivale a 22% do total a ser concluído somente na Gleba 1, que abrange as vias. Não há previsão para entrega de outros trechos.

* Colaborou Raphaella Sconetto 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado