Menu
Brasília

Chegaram 15 mil doses da vacina pentavalente

A distribuição se dará de acordo com o consumo de cada unidade de saúde. Mais 15 mil doses estão garantidas pelo Ministério da Saúde

Redação Jornal de Brasília

13/01/2020 16h35

Nesta semana a Secretaria de Saúde (SES) recebeu 15 mil doses da vacina penta valente, enviadas pelo Ministério da Saúde. Outras 15 mil doses estarão disponíveis em tempo hábil, segundo o ministério. A previsão é que os estoques das salas de vacinas serão reabastecidos.

O consumo mensal da vacina atinge a média de 11 mil doses no Distrito Federal. Porém, com o desabastecimento, registrado desde agosto de 2019, a quantidade disponibilizada não será suficiente para repor todo o estoque. Seriam necessárias cerca de 40 mil doses para atender a toda a demanda reprimida por causa da interrupção.

A distribuição não tem regiões prioritárias, sendo feita com base na média de consumo mensal de cada região de saúde. A vacina garante proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B, além da hepatite B. A vacina é aplicada em bebês aos dois, quatro e seis meses de vida.

“É muito importante que todos estejamos vacinados não só para nos protegermos, mas para proteger toda a população, evitando que doenças já controladas voltem a atingir as pessoas”, adverte o diretor de Vigilância Epidemiológica, Cássio Peterka.

Dados parciais mostram que, de janeiro a dezembro de 2019, 30.364 crianças tomaram a primeira dose da vacina. A criança que tomou a primeira ou a segunda dose deve completar o esquema com a terceira dose.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado