Menu
Brasília

Cemeit, em Taguatinga, é premiado por ações de enfrentamento ao suicídio

Alunos, ex-alunos e professores criaram o Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio (Geds). Equipe vai passar por escolas e órgãos para conscientizar a população

Willian Matos

09/09/2019 11h39

Willian Matos
[email protected]

Há um ano, o Centro de Ensino Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit) oferece apoio a pessoas com problemas relacionados à depressão e ao suicídio, com a criação do Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio (Geds). O trabalho — voluntário — rendeu aos responsáveis um prêmio: o Eit, como é chamado, foi à final do Desafio Criativos da Escola, uma iniciativa do Instituto Alana, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Apesar da premiação, a maior satisfação dos responsáveis pela criação do Geds é oferecer ajuda a quem precisa. “Muitos querem falar, nós queremos ouvir” é o lema dos alunos, ex-alunos e educadores da unidade.

O Geds irá aproveitar a força do assunto durante o Setembro Amarelo (mês da prevenção ao suicídio) para ministrar palestras e eventos que circularão por escolas públicas do DF e Entorno, pelas câmaras federal e distrital e até em Cavalcante (GO), em evento organizado por meio de parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Mais sobre o trabalho

Semanalmente, os jovens do Geds e reúnem em uma sala da Escola Industrial de Taguatinga. Auxiliados por uma psicóloga e educadora parental, eles amparam colegas que queiram compartilhar sentimentos e impressões do mundo. Promovem também palestras, espetáculos teatrais, rodas de conversa e ações externas.

Os apelos e  mensagens dos jovens ocorrem também pelo Espaço do Desabafo, um mural onde são depositados textos dos estudantes. O incentivo vem de forma parecida, em outra parede da escola onde são coladas mensagens confortantes para esses jovens. Contatos pelas redes sociais junto ao Geds também são recebidas.

“Nós começamos o projeto com a ideia de levar afeto, dar suporte aos alunos e conseguir ajudá-los de alguma forma. Embora com toda a dor, temos coisas boas para poder continuar acreditando”, destaca a aluna do terceiro ano e participante do projeto, Caroline Miranda.

Como o trabalho é voluntário, há necessidade de levantar recursos para eventuais traslados das palestras, lanches e materiais de divulgação. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais interessados em somar ao time do Geds também são bem-vindos. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato por e-mail.

“Enquanto escola, é uma alegria ter um projeto como esse, que quer combater e enfrentar [o suicídio e a depressão] e acolher nossos estudantes, servidores e comunidades para dizer que a vida vale a pena”, acrescenta o supervisor da escola e um dos coordenadores do projeto, Gabriel Rodrigues.

Nascimento do Geds

O grupo surgiu durante um simpósio promovido pela escola, em setembro de 2018, com a temática “Educação e Afetividade”. Enquanto conversavam sobre esses assuntos, professores e alunos tomaram conhecimento de que uma jovem, nos arredores da escola, decidiu não continuar a viver. Foi então que educadores decidiram reunir os representantes das turmas e levar o tema para dentro do colégio.

Essa realidade, próxima a muitos dos estudantes, levou à formação do grupo mantido até hoje. A partir dos relatos e conversas os estudantes passaram a pensar em ações e formas de ajudar os colegas. O projeto ganhou força e se transformou no Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio (Geds), dedicado não somente a estudantes e funcionários da escola, mas também aberto à comunidade escolar.

CVV

Em vigor desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante todo o mês, monumentos em diferentes cidades adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. O número de telefone de atendimento do CVV é o 188 e trata-se de um dos canais que devem ser acionados por quem precisa de alguém para conversar e se acalmar. A ligação é gratuita. Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado