Menu
Brasília

CELAN passa por reforma e está mais seguro para alunos

Sistema de sala ambiente e dois projetos diferenciados relacionados à arte, cultura e cidadania também serão grandes novidades durante este semestre

Aline Rocha

07/08/2019 12h52

Foto: Divulgação

Aline Rocha
[email protected]

A emoção de alunos e professores ao encontrarem o ambiente do Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan) todo reformado foi visível nesta segunda-feira (5). Durante o período de recesso escolar, a escola passou por mudanças na estrutura para garantir, entre outras coisas, mais segurança aos alunos. Além disso, sistema de sala ambiente e dois projetos diferenciados relacionados à arte, cultura e cidadania também serão grandes novidades durante este semestre.

No mês de julho, a Coordenação da Regional de Ensino do Plano Piloto (CRE-PP), em parceria com a Secretaria de Educação, listou as necessidades da escola e arregaçou as mangas e identificou as prioridades para construção. A principal delas foi fechar o alambrado lateral com telha e concreto, deixando a unidade mais segura, já que o uso e o tráfico de drogas eram frequentes na região.

Aproximadamente 20 profissionais da construção civil empenharam esforços para recuperar paredes e janelas estragadas, principalmente, por causa das pichações e ferrugens, trocaram forro e sistema hidráulico e pintaram os corredores da escola.

“Não podíamos mais esperar para tomar providências. A nossa missão é oferecer Educação de excelência aos nossos estudantes. Cuidar do ambiente escolar é uma medida que contribui para conseguirmos a qualidade que tanto primamos. Emociona chegar ao Celan e vê-lo tão bonito. Emociona ver nossos jovens e colegas de trabalho se sentirem felizes e cuidados”, comemorou o coordenador da Regional de Ensino do Plano Piloto (CRE – PP), professor Álvaro Matos de Souza.

Foto: Divulgação

Volta às aulas

Quando retornaram às aulas nesta segunda, os alunos foram recebidos por aplausos e seguiram para o ginásio, onde receberam boas-vindas e um pedido da diretora, que solicitou que os alunos mantenham a escola preservada. “A nossa escola está linda, reformada. Cabe a todos nós cuidarmos deste espaço tão importante nas nossas vidas. O Celan é de todos nós e temos que mantê-lo assim”, afirmou Ana Paula de Oliveira Viégas.

Bruna Gomes, 12 anos, contou que estava ansiosa para voltar às aulas e ficou encantada ao se deparar com tudo novinho. “Tá tudo lindo, eu amei. Estava acostumada com a escola antiga não tão bonita. Assim está muito melhor e a gente fica mais animado para estudar, com certeza. Vou me esforçar muito”, revelou a adolescente.

Neli de Souza é professora de Matemática no Celan há nada mais nada menos que 20 anos. Foi com muito carinho que ela retomou às atividades. “Realmente é uma nova escola. Isso anima a gente, que é professor e anima o aluno. Eu adorei e fico muito feliz em ver o nosso espaço assim”, elogiou.

Na semana anterior, a homenagem foi ao corpo docente. Os integrantes da Secretaria de Educação Básica (SUBEB) e da CRE PP estiveram no Celan sem avisar e, também com aplausos, receberam os servidores, que não esconderam a alegria pelo reconhecimento.

O subsecretário de Educação Básica, Helber Ricardo Vieira, participou da homenagem e ressaltou que as mudanças representam mais que uma transformação estrutural. “Eu como aluno me importava com a aparência da escola, com a postura do meu professor. Essas mudanças no Celan significam cuidado e afeto. Ter afeto é se importar com o outro. E sem essa conexão não há aprendizado. O que está sendo feito aqui é mostrar que nos importamos com as pessoas”, avaliou.

A Unieb da CRE do Plano Piloto compareceu em peso para prestigiar os colegas. A chefe da unidade, professora Viviane Coelho, destacou a importância do trabalho em conjunto. “Estamos aqui porque queremos o sucesso de nossos estudantes. Estamos aqui porque somos uma rede. Se a gente não se unir a gente não alcança nada. O Celan não está sozinho, vocês não estão sozinhos”, concluiu.

Foto: Divulgação

Com a reforma, o Celan voltará a ter sala ambiente, que nada mais é que um espaço para cada professor ministrar a disciplina. Dessa maneira, os alunos que farão a troca de salas. O professor de Matemática, Davi Guedes, na primeira aula explicou a novidade com muito entusiasmo. “Vamos ter muito mais opções de recursos. E se vocês tiverem sugestões de jogos e outros materiais para usarmos nas nossas aulas podem falar que vamos providenciar. Vai ser muito interessante”, afirma.

Inovação

O segundo semestre é de inovações na prática pedagógica. A partir de agosto, o Celan participará do projeto do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) voltado à cidadania, com o objetivo de reunir os adolescentes, quinzenalmente, e realizar rodas de conversa sobre temas ligados ao dia a dia.

Já no mês de setembro, a unidade será beneficiada pelo projeto Territórios Culturais, parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, que selecionará 180 adolescentes para participarem das aulas no Centro de Dança de Brasília. O projeto tem como objetivo disseminar a arte e a cultura e utilizar e valorizar os espaços culturais da cidade que estão ociosos.

“Todas essas novidades têm um significado especial para nós. O Celan atende, hoje, 853 estudantes, que residem no Varjão, Paranoá, Paranoá Parque, Itapoã e nas áreas rurais. São jovens, na grande maioria, em situação de vulnerabilidade, que encontram em iniciativas como essas, oportunidades para se sentirem valorizados e ficarem longe da criminalidade”, esclarece a diretora.

Foto: Divulgação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado