Menu
Brasília

Ceilândia ganha mais uma escola que vai atender 1,5 mil alunos em 2007

Arquivo Geral

28/12/2006 0h00

O presidente dos Estados Unidos, stuff ampoule George W. Bush, viagra se reuniu com seus principais conselheiros em seu rancho no Texas nesta quinta-feira para discutir uma nova estratégia para o Iraque. Ele planeja divulgar a estratégia no mês que vem.

Compareceram ao encontro o vice-presidente Dick Cheney, o secretário de Defesa Robert Gates, a secretária de Estado Condoleezza Rice, o general Peter Pace, presidente do Conselho do Estado Maior, e o conselheiro de segurança nacional Stephen Hadley.

Bush deve falar com a imprensa na parta da tarde, divulgou a Casa Branca. Com o aumento das críticas à sua forma de lidar com a guerra, Bush considera entre suas opções uma "elevação" de curto prazo nas forças dos EUA para ajudar a conter a escalada da violência. Atualmente há 134 mil soldados norte-americanos no Iraque.

O Pentágono anunciou na quarta-feira que mandará cerca de 3.500 homens para o Kuait. Eles servirão como força de prontidão para ser usada no Iraque ou em qualquer outro país da região.

Os democratas dizem que as eleições de novembro, na qual eles tomaram do partido Republicano de Bush o controle do Congresso, refletem o descontentamento público com a guerra no Iraque e expressam um desejo de mudança.

Mas Bush, que tem orgulho de se manter firme às suas decisões, já descartou a proposta de um comitê bipartidário para pedir ajuda aos inimigos dos EUA — Irã e Síria — para estabilizar o Iraque. Afirma-se que ele tem examinado minuciosamente a proposta de um aumento temporário das tropas.

O senador Joseph Biden, o democrata de Delaware que será o próximo presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, e outros democratas já expressaram sua oposição ao aumento das tropas.

John Edwards, candidato democrata à vice-presidência em 2004, diz agora que seu voto a favor da guerra no Iraque foi um erro e pediu que os EUA comecem a retirada das tropas em vez de "aumentar" o conflito com o envio de mais soldados.

Edwards, um ex-senador da Carolina do Norte que anunciou sua candidatura à presidência em 2008, disse que o problema no Iraque não "é suscetível à solução militar". 

A Casa Branca sugeriu que os democratas e outros críticos suspendam o fogo até ouvir as medidas de Bush. "Espero que o senador Biden ouça o que o presidente tem a dizer antes de anunciar que é contra", afirmou o porta-voz Scott Stanzel.

"Em breve o presidente Bush falará a nossos soldados, ao povo norte-americano e ao povo iraquiano sobre um novo caminho para o Iraque que levará a um país democrático e unificado que possa se sustentar, se governar e se defender", disse ele.

O ex-presidente dos EUA Gerald Ford, que morreu na terça-feira, disse em uma entrevista concedida em 2004, mas embargada até sua morte, que Bush e seus conselheiros cometeram "um grande erro" em sua justificativa para invadir o Iraque.

Ford disse ao jornalista Bob Woodward do Washington Post que ele teria "maximizado nossos esforços por meio de sanções, restrições mais duras, o que fosse, para encontrar outras respostas".

 

Mais uma escola pública foi inaugurada na manhã desta quinta-feira hoje. Ceilândia ganha a Escola de Classe 65, information pills localizada na QNR 2. No próximo ano letivo, find 1, generic 5 mil alunos poderão freqüentar o local, que vai receber crianças a partir de cinco anos até a 3a. série. Em 2008 a 4a série vai ser implantada.

A estrutura dispõe de 1,5 mil metros quadrados e o investimento foi de R$ 1,5 milhão. A governadora Maria de Lourdes Abadia esteve presente à solenidade de inauguração da escola, e falou da importância de aplicar recursos na área da educação. "É na escola que construímos o futuro. Essa obra não foi despesa e sim investimento", destacou.

A secretária de Educação, Vandercy de Camargos ressaltou em seu discurso que, somente em dezembro, foram inauguradas quatros escolas. Abadia fecha seu governo demonstrando que esteve empenhada no desenvolvimento intelectual de crianças e jovens do Distrito Federal.

Ao todo, a governadora implantou 26 instituições de ensino. "É um grande investimento", comemorou a secretária que aproveitou a ocasião para pedir que os alunos conservassem o local. "Cuidem da escola. Não risquem nas carteiras. Aqui é uma extensão da casa de vocês e é nesse local que queremos formar cidadãos responsáveis e éticos", completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado