Menu
Brasília

CEB alerta para cuidados com a energia elétrica

Soltar pipas nas ruas, embaixo da rede elétrica, traz sérios riscos. É importante que os pais orientem as crianças

Aline Rocha

09/07/2019 12h43

Atualizada 12/07/2019 8h09

Brasília – Alunos do SESC soltam pipas com trechos de livros e poesias, no espaço entre a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Brasília. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Redação
[email protected]

Durante o período de férias escolar, quando as crianças vão às ruas para se divertir, a preocupação não deve se restringir apenas às brincadeiras. Pais devem permanecer atentos às pequenas reformas feitas no período dentro de casa.

Para as crianças, empinar pipas é uma das diversões mais comuns entre as brincadeiras de rua. No entanto, a prática pode trazer sérios riscos caso não sejam tomados os devidos cuidados. Como forma de prevenir maiores problemas, a CEB realiza o ano inteiro ações de manutenção preventiva, removendo pipas e outros objetos das redes elétricas.

O principal alerta é para que os pais orientem seus filhos a escolher um lugar afastado da rede elétrica para empinar pipas. Deve-se ter atenção também à direção do vento, que pode jogá-las sobre os fios.

Outra preocupação é em relação ao uso do cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, ou ainda a linha chilena, mistura de substância fixadora e óxido de alumínio, que é um dos principais causadores dos desligamentos. Quando entram em contato com a rede, geralmente provocam curto circuito e até o rompimento dos cabos, podendo causar um choque elétrico grave ou até mesmo fatal.

Além dos prejuízos materiais e financeiros, soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito, desligamentos de redes de distribuição e acidentes com choques, caso ela enrosque na fiação. Em casos mais graves, podem levar à morte de quem está brincando com o objeto.

Ações preventivas

No período de férias, a incidência de objetos em redes elétricas aumenta, causando transtornos à população.

Só em 2018, foram gastas 1,6 mil horas na remoção de objetos das redes elétricas. Um investimento de R$ 833,5 mil em 3,8 mil pontos diferentes em todo o Distrito Federal.

Em adicional, rotineiramente são divulgadas ações e campanhas educativas de utilidade pública que mostram os Riscos e Perigos da Energia Elétrica à população. Ressaltamos a importância de que todos estejam atentos e orientem seus familiares sobre esse tema.

Já entre os adultos, alertamos para cuidados com práticas consideradas inofensivas, mas que também podem ocasionar muitos riscos, como: poda de árvores, instalação de antenas, movimentação de objetos metálicos ou não metálicos próximos à rede, inclusive para colher frutas.

 

Com informações de Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado