fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Catetinho recebe novo acesso que pode aumentar o número de visitantes

A obra deve ser concluída na próxima semana pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF)

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Da Redação
[email protected]

Recém restaurado e revitalizado, o Museu do Catetinho, primeira residência oficial do ex-presidente Juscelino Kubitschek, ganhará uma entrada que facilitará o deslocamento de moradores e turistas do Distrito Federal que visitam o local. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) está construindo uma pista mais próxima para que os motoristas possam acessar o lugar pelo Country Clube, espaço cultural ao lado do museu. A obra deve ser concluída na próxima semana. 

O engenheiro do DER/DF Mozer Teixeira explica que geralmente os condutores percorrem cerca de 8 km para acessar o Catetinho, além da possibilidade de errarem o trajeto. “Com a nova entrada os motoristas vão gastar apenas 1 km. É uma obra pequena para nós, mas de grande importância para fomentar a cultura da cidade e do local, que faz parte da história de Brasília”, comenta.

Visitante frequente, Celina Nascimento, 52 anos, comemora a novidade, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha este mês durante cerimônia de entrega da reforma do museu. “O Catetinho já é afastado da área central da cidade, então não ter um retorno perto da entrada dificulta o acesso. Quase chego a Santa Maria quando tenho que vir aqui”, reclama a professora. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforma

Com investimento de R$ 40 mil, o Museu do Catetinho foi restaurado e revitalizado. A obra, concluída em julho, é o pontapé oficial para entregar à população equipamentos culturais restaurados e modernizados para o aniversário de 60 anos de Brasília, em 2020.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956. A estrutura simples, feita de madeira, ficou conhecida como “Palácio de Tábuas”. A visitação permite o acesso à suíte presidencial, quarto de hóspedes, à cozinha, entre outros. Objetos, roupas e imagens do ex-presidente JK também revivem a memória do DF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço: 

  • Museu do Catetinho 
  • Endereço: KM 0, BR-040, Gama-DF. 
  • Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 17h. 
  • Entrada gratuita

Com informações da Agência Brasília. 




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade