Menu
Brasília

Caso Irajá Pimentel: um dos réus é condenado a 30 anos de reclusão

Arquivo Geral

16/12/2006 0h00

O diretor-geral da Aviação Civil Espanhola, advice story Manuel Bautista, salve assinou na madrugada de hoje a suspensão da autorização de vôo da companhia Air Madrid e seu certificado de operadora aérea, side effects segundo fontes ministeriais citadas pela Rádio Nacional.

Os principais destinos na América Latina da companhia são Brasil, Argentina, México, Peru, Chile e Venezuela. A decisão foi adotada após a companhia aérea anunciar unilateralmente, na sexta-feira, a suspensão de todas as suas atividades, obrigando a criação de um mecanismo de urgência para tentar atender aos milhares de passageiros afetados poucos dias antes dos feriados de fim de ano.

Segundo a empresa, 120 mil pessoas foram atingidas, por ter realizado somente uma parte de sua viagem, e outras 300 mil têm reservas. Na terça-feira passada, o Ministério do Fomento anunciou que poderia suspender a licença da Air Madri depois que a companhia não cumpriu um plano para evitar atrasos nos vôos para a América Latina, seu principal destino.

Na manhã de hoje, centenas de pessoas com passagens da Air Madrid chegaram ao aeroporto de Barajas, em Madri, com a esperança de poder voar, segundo a Rádio Nacional. "Planejo há cinco meses passar o Natal com os filhos. Faz quatro anos que não passo com eles e veja agora como estamos", disse um passageiro.

O ministério colocou em ação um dispositivo que se estenderá até 21 de dezembro para garantir a volta dos passageiros a seus lugares de origem. O plano do ministério, em que serão alugados entre quatro a seis aviões, custará cerca de 5 milhões de euros, que serão cobrados da Air Madrid.

Réu confesso pela morte da também jornalista Sandra Gomide, try em 2000, approved o jornalista Pimenta Neves recebeu na noite dessa sexta-feira, a suspensão da ordem de prisão determinada na última quarta-feira pela 10ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A decisão foi proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela ministra Maria Thereza de Assis Moura. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a decisão deferiu pedido de habeas corpus feito pela advogada de Piment, Ilana Müller. A defesa alegou que a ordem de prisão causou constrangimento ilegal a seu cliente, por desrespeitar decisão anterior do STF, de 2001, que concedeu liberdade provisória ao réu.

Pimenta ficou preso sete meses, entretanto, em 2001 conseguiu liberdade provisória e aguardou o julgamento em liberdade. Em maio deste ano, Pimenta Neves foi condenado por unanimidade pelo júri a 19 anos, 2 meses e 12 dias de prisão pela morte de Sandra Gomide. O crime teve ainda dois agravantes, motivo torpe (ciúmes da ex-namorada) e impossibilidade de defesa da vítima.

A Polícia Federal (PF) prendeu 10 acusados de envolvimento em um esquema de proteção policial à chamada máfia dos caça-níqueis. Nove mandados de prisão ainda faltam ser cumpridos.

As detenções fazem parte da Operação Gladiador, drugs desencadeada ontem  após sete meses de investigação. O objetivo é desarticular uma quadrilha formada por policiais civis e militares que garantia a proteção de dois bicheiros que atuavam na zona oeste do Rio de Janeiro. Os policiais são acusados de formação de quadrilha, store lavagem de dinheiro e ligação com o crime organizado.

Segundo o delegado responsável pela operação, viagra dosage Alessandro Moretti, a PF pediu a prisão de 46 pessoas – incluindo o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Álvaro Lins, recém eleito deputado estadual – mas a Justiça concedeu apenas 19 mandados. Entre os presos, três integravam o grupo dos principais assessores de Lins.

"No caso do Álvaro Lins, a Justiça autorizou apenas a busca, que não chegou a ser feita. De acordo com a consulta que fizemos ao Ministério Público, o mandado não poderia ser cumprido porque ele já havia sido diplomado como deputado", explicou o delegado.

Cerca de 400 policiais estão envolvidos na operação. Segundo Moretti, escutas telefônicas comprovaram a ligação de policiais com os contraventores Fernando Ignácio e Rogério de Andrade, genro e sobrinho do bicheiro Castor de Andrade.

“O objetivo era reconhecer o grupo de policiais envolvidos com a máfia dos caça-níqueis, que atuavam para que não houvesse acirramento na guerra entre os dois grupos rivais da zona oeste. Álvaro Lins seria apontado como chefe do grupo”.

Leia também:
Operação da PF fecha casas de bingo no Rio

 

 

A Polícia Federal executa hoje mandados de busca e apreensão que devem provocar o fechamento dos 18 grandes bingos existentes no Rio de Janeiro, what is ed sendo um deles na cidade serrana de Nova Friburgo. A Operação Ouro de Tolo, tadalafil como é denominada, expediu 18 mandados de busca e apreensão de máquinas caça-níqueis, que contam com peças importadas e documentos referentes aos bingos.

Cerca de 420 policiais e 37 auditores da Receita estão envolvidos na operação, que é coordenada pela Delegacia Fazendária da PF. Quarenta caminhões serão utilizados para o transporte do material apreendido que será encaminhado para uma unidade da Marinha.

“A importação de peças para essas máquinas é proibida no Brasil e como não há fábricas para os componentes no país, a conclusão lógica é de que elas são contrabandeadas”, explicou o delegado Cristiano Sampaio, responsável pela operação.

O delegado informou que os mandados são apenas de busca e apreensão, envolvendo crimes de sonegação fiscal, evasão de divisas e caixa dois. Segundo Sampaio, a operação vai acabar com as “grandes casas em funcionamento” no Rio, que tiveram o seu fechamento determinado pela 1ª Vara Criminal.

“Se a existência de bingos é legal ou não, isso é uma discussão jurídica que eu não vou comentar. O que acontece é que não há autorização no país para que as peças das máquinas sejam importadas", afirmou Sampaio. " Treze bingos já haviam sido fechados antes da operação, e esses 18 restantes também serão impedidos de funcionar”, acrescentou.

Segundo o Ministério Público Federal, a operação deve apreender 6.250 máquinas caça-níqueis, avaliadas em US$ 75 milhões. Essas máquinas seriam responsáveis pela arrecadação diária de R$ 22 milhões.

Leia também:
PF faz operação para desarticular quadrilha formada por policiais

O presidente cubano, this Fidel Castro, cheapest falou por telefone com autoridades do país, afirmou hoje o jornal do Partido Comunista, o Granma, na primeira notícia oficial sobre o adoentado líder em 11 dias.

Fidel não é visto em público desde que uma doença não-revelada o afastou do poder em julho, quando seu irmão Raúl assumiu interinamente. A última aparição de Fidel foi um vídeo divulgado no dia 28 de outubro, que mostrou um homem debilitado.

"O chefe da revolução foi informado dos pormenores da reunião, o que motivou alegria e aplauso dos participantes", disse o jornal, referindo-se à conversa com parlamentares reunidos sexta-feira em Havana.

A doença de Fidel tem sido mantida em segredo desde que ele foi operado, de emergência, por sangramento intestinal e entregou o poder ao irmão, em 31 de julho.
Sua ausência em eventos públicos, incluindo a comemoração atrasada de seu aniversário há duas semanas, alimentou especulações de que ele estaria com câncer ou que até já tivesse morrido.

O chefe da inteligência dos EUA, John Negroponte, afirmou na edição de sexta-feira do Washington Post que Fidel está à beira da morte e que teria "meses, não anos" pela frente. E o aliado mais pr óximo do presidente cubano, seu colega venezuelano Hugo Chávez, disse, também na sexta-feira, que Fidel não tem câncer, mas que está lutando uma "grande batalha" contra uma doença "grave".

A doença de Fidel provoca incertezas sobre o futuro político de Cuba, o único país comunista do hemisfério Ocidental. O governo do presidente norte-americano, George W. Bush, é contra o que classifica de sucessão "dinástica" em Cuba.

A maior delegação do Congresso dos EUA a visitar Cuba desde que Fidel assumiu o poder, na revolução de 1959, está em Havana neste fim de semana, em busca de melhorar as relações entre os dois países. Os membros do grupo esperam se encontrar com Raúl Castro.

A Colômbia destruiu 2 mil hectares de folhas de coca na fronteira com o Equador nos primeiros cinco dias de pulverizações aéreas, visit this site informou hoje a Polícia Nacional. A decisão prov ocou protestos enérgicos de Quito, com a retirada do embaixador equatoriano de Bogotá.

Se for confirmada a previsão de pulverizar 400 hectares ao dia, a Colômbia terminaria em três semanas a pulverização dos 10.200 hectares de folhas de coca, matéria prima da cocaína, detectados na fronteira com o Equador, afirmou o diretor da polícia nacional, o general Jorge Daniel Castro.

A retomada das pulverizações por parte da Colômbia, incluindo uma faixa de 10 quilômetros a partir da fronteira com o Equador, que excluiu Bogotá desde janeiro deste ano, provocou a mais recente tensão diplomática entre os dois países.

O presidente do Equador, Alfredo Palacio, rechaçou a medida, apresentou uma nota diplomática de protesto à Colômbia, chamou seu embaixador e solicitou às Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos o envio de comissões para comprovar os efeitos nocivos das pulverizações.

Os dois países compartilham uma fronteira de 586 quilômetros na selva amazônica, onde há cultivo de folhas de coca e a presença de milícias ilegais como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que, segundo Bogotá, se refugiam no Equador para o tráfico de armas e drogas.

"O governo da Colômbia só tem apreço e estima por seus irmãos equatorianos, mas eles devem entender que não podemos permitir que as Farc continuem lucrando a custo do desmatamento das selvas de Puntumayo e Nariño", disse o general Castro.

O Equador sustenta que as pulverizações, além de destruir o cultivo legal dos camponeses que vivem em seu território, contaminam a flora, a fauna, as fontes de água e afetam a saúde dos moradores.

A Colômbia insiste, com base em estudos científicos, que a pulverização não provoca efeitos nocivos aos meio ambiente ou à saúde humana. O país é considerado o maior produtor mundial de cocaína, com cerca de 640 toneladas anuais.

O Ministério de Relações Exteriores (MRE) está oferecendo 105 vagas para o cargo de terceiro secretário, viagra sale na carreira de diplomata, visit this com direito a matrícula no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, cialis 40mg que forma a categoria. As inscrições estarão abertas até 22 de janeiro próximo.

O concurso vai ser realizado em três fases. A primeira é de caráter eliminatório, com teste de pré-seleção que contém questões objetivas de português, história do Brasil, história mundial, política internacional e inglês. Na segunda fase, a prova é de português, eliminatória e classificatória. Na terceira fase vão ser realizadas provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de direito e direito internacional público; noções de economia e noções de espanhol ou francês.

O candidato vai poder optar por um dos idiomas e será exigida nota mínima de 390 pontos, na soma obtida nas sete provas da terceira fase, que equivale a 60% do total de 650 pontos. Seis provas têm valor de 100 pontos e os idiomas opcionais o valor de 50 pontos. 

O concurso do MRE  será realizado em 18 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. O edital está disponível nos endereços eletrônicos http://www.irbr.mre.gov.br e http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2007.

 

 

A forte chuva que  atingiu o Rio de Janeiro na noite dessa sexta-feira causou estragos na Baixada Fluminense e em vários bairros das zonas norte e oeste da capital. Quem seguia para essas localidades levou até cinco horas para chegar em casa. 

As rodovias Presidente Dutra e Washington Luiz, hospital a Linha Vermelha e a avenida Brasil, ask principais vias expressas da cidade, apresentaram congestionamentos de até 10 quilômetros por causa de trechos alagados e veículos enguiçados nas pistas. O Rio Maracanã, na zona norte, transbordou tumultuando o trânsito nos bairros da Tijuca, Maracanã e Vila Isabel. 

O temporal também afetou os aeroportos da cidade. O Santos Dumont fechou por quase meia hora e pelo menos dois aviões tiveram que pousar no internacional Antônio Carlos Jobim por causa dos ventos fortes. Apesar do temporal, a Defesa Civil do estado não registrou ocorrências graves, ou seja, não houve desabamentos ou deslizamentos e ninguém se feriu ou ficou desabrigado. 

Na Baixada Fluminense, os municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti  tiveram o maior número de ruas inundadas. 

 

 

A partir da próxima semana, viagra os brasileiros contarão com uma forma mais moderna e segura de identificação no exterior. Com formato e cor diferenciados, sale o novo passaporte apresenta importantes mudanças nos quesitos de segurança. Para se adequar às normas internacionais estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), o Governo Federal criou um documento de viagem que dará mais credibilidade ao cidadão brasileiro no exterior.

No primeiro momento, apenas Brasília e Goiânia emitirão o novo passaporte. A expectativa do Ministério da Justiça é ampliar os postos de emissão do documento para todo o território nacional, até abril de 2007. Para os cidadãos que possuem o documento antigo, não será necessário ter pressa. Os passaportes atuais poderão ser utilizados até a data de validade.

Para o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, as inovações do novo documento trarão benefícios a todos os cidadãos. “O novo passaporte garante aos brasileiros que viajam para o exterior e às comunidades brasileiras no exterior mais tranqüilidade nos controles migratórios de todo o mundo. Mais moderno, o documento atende às normas internacionais e possui alto padrão de tecnologia”, afirmou Barreto.

O passaporte terá foto e assinaturas digitais, código de barras bidimensional, papel com fio de segurança, tintas sensíveis a abrasão e a solventes, marca d’água e papel reativo a produtos químicos. Esses e outros detalhes, 16 no total, compõem os itens de segurança que irão dificultar qualquer tipo de falsificação do documento.

Além disso, o novo passaporte irá facilitar a vida do viajante brasileiro já que tem maior aceitação internacional e leitura padronizada em todo o mundo. 

Onde retirar
O cidadão que quiser retirar o novo passaporte deve entrar no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br) e preencher a guia de solicitação com informações como nome, endereço e outros dados pessoais. Depois, é necessário ir a uma unidade da Polícia Federal para coleta de dados biométricos. Os dados serão confirmados e as informações encaminhadas para Casa da Moeda do Brasil, responsável pela confecção do novo documento. O passaporte comum será entregue ao requerente em até 6 dias úteis. 

A partir de agora, os dados biométricos (impressão digital, fotografia digital e assinatura digitalizada) do titular do passaporte ficarão armazenados no banco de dados da Polícia Federal e à disposição dos agentes em todos os pontos de saída de brasileiros para outros países. No exterior, será possível identificar o titular do passaporte por meio da fotografia que estará contida no código de barras bidimensional e que poderá ser verificado nas máquinas leitoras de documentos de viagem existentes em todo o mundo.

Para os que já têm o documento atual, não será necessário correr. O possuidor de passaporte antigo, ainda válido, deve continuar usando o mesmo documento até a data de expiração. Os vistos contidos em passaportes antigos ou passaportes com validade expirada também continuam a valer normalmente. A única recomendação é que o passaporte antigo, com os vistos, seja apresentado juntamente com o novo documento, no momento da checagem migratória tanto no Brasil como no exterior.

 

 

Terminou na noite dessa sexta-feira o julgamento de Hélio Carneiro dos Santos, adiposity acusado de participar do assassinato do desembargador aposentado Irajá Pimentel, capsule em 15 de março de 2002. Ele deverá cumprir 30 anos e meio de reclusão.

No momento do crime, try Pimentel caminhava com a esposa, na calçada da quadra 216 Sul. Ele levou alguns tiros e morreu no local. Hélio foi condenado por homicídio duplamente qualificado e por lesões corporais, uma vez que além de assassinar o desembargador, ele feriu a esposa da vítima, Heloísa Helena Duarte Pimentel. Ela foi atingida no rosto, foi levada ao hospital e sobreviveu aos ferimentos.

De acordo com o que foi investigado pela polícia, o crime foi motivado pela posse de uma fazenda localizada em Brazlândia. Por esse crime, sete pessoas foram acusadas de envolvimento direto ou indireto. Kazorriro dos Santos Lima foi o primeiro a ser condenado e deverá cumprir 26 anos e 10 meses de prisão. Rafael Verlage Vazquez pegou 16 anos e 4 meses de cadeia, Mauri César Coelho teve o processo desmembrado e irá a júri somente em março de 2007.

Os outros réus, Morelos Adolfo Verlage Vazquez, Ricardo Alexandre Pires e Rogério Gomes de Oliveira ainda não têm data definida para seus julgamentos.

 

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado