Menu
Brasília

Janelas CASACOR Brasília 2020: Arquitetos e designers de interiores apresentam suas visões para as casas pós-pandemia

As vitrines do Janelas CasaCor Brasília materializam o novo olhar sobre como morar. A exposição vai até 2 de novembro, no Parque da Cidade

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 21h53

Janelas CASACOR Brasília

Janelas CASACOR Brasília

O que mudou em nossas vidas e em nossos lares com o novo Coronavírus? Quais são nossas novas necessidades e anseios? Tudo será digital ou o contato físico ainda mais valorizado? A CASACOR Brasília reuniu destacados arquitetos e designers de interiores da cidade para, através de um exercício criativo, refletirem e idealizarem a casa pós-pandemia. O novo morar na visão de 28 profissionais foi materializado em 13 vitrines que integram o projeto Janelas CASACOR, exposição gratuita de mobiliário urbano que acontece de 3 de outubro a 2 de novembro, das 8h às 21h, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

A instalação, que também celebra os 60 anos de Brasília, pode ser conferida de duas formas pelo visitante: pessoalmente, contemplando externamente as vitrines – cumprindo as regras de higienização, segurança e distanciamento social à contenção da Covid-19 –, ou em tours virtuais aos projetos criados pelos 14 escritórios de arquitetura e design de interiores participantes, através do www.janelas.com. Lavatórios e totens de álcool em gel foram fixados nos 2,8 mil m² destinados à exposição e cujo projeto de implantação coube ao escritório Sainz arquitetura.

Com a edição 2020 de CASACOR – a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas – adiada em função do momento atual, a exposição Janelas CASACOR surge com o objetivo de revelar os anseios do novo morar. Na edição brasiliense do projeto inédito, a casa é ressignificada. A morada pós-pandemia ganha nova função. O lar passa a ser multifuncional, um espaço para acolher, trabalhar, relaxar, viver e conviver. Ele transforma-se em refúgio zen, spa, home fitness, espaço de leitura, streaming room. A cozinha gourmet, assim como o home office, ganhou papel importante.

“Esse novo momento nos permite redirecionar o nosso olhar para a nossa casa. Se ela atende os nossos desejos. É um repensar para a nova função que ela até então exerceu.”, observa Eliane Martins, que ao lado das empresárias Moema Leão e Sheila Podestá, é responsável pela marca CASACOR em Brasília. “Estamos na parte central da cidade, facilitando o acesso do público à exposição.”, completa Sheila Podestá. “As pessoas poderão ir a pé, de carro, de ônibus, metrô ou mesmo de bicicleta para conhecer a mostra.”, conclui Moema Leão.

Brasília será a primeira das 11 cidades do país a receber o Janelas CASACOR. Participam da edição brasiliense, os escritórios Albuquerque e Peres (Hélio Albuquerque e Sonia Peres), com Refúgio do Leitor; Alf Arquitetura (André Alf e Marina Lage), Infinito Particular; Angela Castilho Arquitetura Interiores (Alex Rodrigues e Angela Castilho), Pausa…; Choque Arquitetura e Design (Dimitri Lociks e Simone Turíbio), Espaço feito à mão l Artesanato e Design Brasiliense; Entrequadra Arquitetos (Bárbara Alvarenga, Deborah Torres e Rafaela Gravia), Estar em Casa; Denise Zuba Arquitetos (Denise Zuba, Juliana Couto Juliana Zuba), Home Fitness; Zardo Arquitetura (George Zardo e Júlia Zardo), CARADECASA; Larissa Dias, Spa Deca; Leo Romano Arquitetura, Home Office; Lez Arquitetura (Gabriella Chiarelli e Marianna Resende), Espaço Hygge + BRBCARD; MAAI Arquitetos Associados (Arnaldo Pinho, Isabel Veiga e Mônica Pinto), “Espaço Família” por casapark + MAAI); Miguel Gustavo Arquitetura, Sleeping Box; e Ney Lima e Walléria Teixeira assinam o Box Gourmet São Geraldo. A Sainz arquitetura (Eduardo Sainz e Lilian Glayna Sainz) assina a conceituação do espaço Janelas CASACOR.

Medindo 6 x 2,44 (cada um), os módulos construtivos metálicos modulares industrializados da Mehta/Gravia (Gravia Indústria de Perfilados de Aço e Mehta Construções Industrializadas) permitem uma obra rápida, sustentável e customizada, uma casa que pode ser transportada ou ampliada conforme o desejo do seu morador e utilizado para diferentes soluções. QRCodes, instalados em cada janela, direcionarão o visitante para diversos conteúdos digitais. O Anuário CASACOR será 100% digital, com todo o registro da exposição e das empresas participantes. O Tour 3D de alta qualidade terá tag’s dos patrocinadores e mais informações sobre cada produto utilizado pelos profissionais.

Sobre o Janelas CASACOR

A sabedoria popular diz que quando uma porta se fecha, uma janela se abre, trazendo sempre novas visões e oportunidades. Num ano em que toda a população fechou as portas de suas casas por causa da pandemia do novo Coronavírus, muitas janelas se abriram para deixar o ar e sol entrarem e se tornaram um portal para ver o mundo de um jeito diferente. Com essa inspiração, foi criado o projeto Janelas CASACOR, um verdadeiro exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformando tudo isso em soluções para nossas angústias, traduzindo a casa dos novos tempos.

O projeto, uma iniciativa democrática, presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles, dando continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade da CASACOR, se espalha por 11 cidades do Brasil, dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo – na capital e em Ribeirão Preto -, além do Distrito Federal, até o dia 20 de dezembro. O tema – a casa pós pandemia – segue o mesmo para todos os locais de exibição, mas cada cidade apresentará formatos e propostas diferenciadas e que valorizam as culturas locais.

“Para a CASACOR, 2020 não é um ano perdido. É um momento de virada. De grandes reflexões e de mostrar a criatividade de toda a equipe. É a primeira vez em 34 anos que o evento não acontece e aprendemos que toda crise traz a oportunidade de fazer algo novo. Surgem novas ideias, novos caminhos, um novo projeto. A proposta do Projeto Janelas surge para mostrar que é possível traduzir o espírito de CASACOR em formatos além do tradicional, mantendo a personalidade da marca ao mesmo tempo em que propomos algo inédito para o segmento”, explica Livia Pedreira, Diretora Superintendente.

Sobre a CASACOR Brasília

A CASACOR Brasília está completando 29 anos. As arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá têm uma longa história com a mostra na cidade ao participarem como profissionais convidadas em 1994 com o Quarto de Casal. Posteriormente, no ano 2000, uniram-se à Abadia Teixeira e Catarina Bastos, dupla que inaugurou a mostra tanto em Brasília quanto em Goiás, na administração da CASACOR nas duas cidades. Dois anos depois, assumiram totalmente as duas franquias da região Centro-Oeste. A empresária Moema Leão se juntou a Martins e Podestá em 2001 para fazer da mostra sucesso de público.

SERVIÇO
Janelas CASACOR 2020, edição Brasília
Período: de 3 de outubro a 2 de novembro de 2020
Horário de funcionamento: das 8h às 21h
Endereço: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (próximo ao Estacionamento 10)
Horário: durante o funcionamento do parque
Visitação virtual: www.janelas.com
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Patrocínio nacional: Deca
Tinta oficial: Coral
Patrocínio local: BRBCARD
Apoio local: Sebrae no DF
Apoio institucional: Setur
Fornecedor oficial: Mehta/Gravia – Vitral
Cota Janelas: CasaPark – São Geraldo Acabamentos e Complementos
Organização: EMS Eventos (Eliane Martins, Moema Leão e Sheila de Podestá) franqueada da CASACOR Promoções e Eventos, uma empresa do Grupo Abril
Mais informações: (61) 3248.4638/3248.6902
www.casacor.com.br
instagram: casacor_brasilia
Facebook: casacorbrasilia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado