Menu
Brasília

Carreata deve complicar trânsito na Saída Norte na manhã de quinta (10)

Arquivo Geral

09/05/2018 20h35

Foto: Manoel Lira

Jéssica Antunes
[email protected]

Motoristas devem enfrentar transtornos no trânsito na Saída Norte na manhã desta quinta-feira (9). Está marcada para começar às 6h uma carreata de caminhoneiros e caçambeiros em protesto contra resolução Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma torna obrigatório um dispositivo de segurança para evitar acionamento da caçamba.

O trajeto previsto na manifestação é entre a região do Colorado e o Estádio Nacional Mané Garrincha, passando pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).
O Jornal de Brasília teve acesso a documento enviado pelo Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Distrito Federal aos órgãos de Segurança Pública. A entidade solicita apoio no controle de trânsito no trajeto que deve ser feito por até 600 veículos.

A intenção da carreata de caminhoneiros é realizar uma assembleia em praça pública no estacionamento do estádio às 9h. O grupo luta pela suspensão da Resolução 563 do Contran, que, em janeiro, tornou obrigatória a instalação de dispositivo de segurança para evitar o acionamento da caçamba.

São dois sistemas permitidos. Um deles exige do motorista dois comandos para acionar a tomada de força. Além disso, emite um aviso visual e sonoro quando o basculamento está sendo realizado.

O outro sistema combina esse dispositivo com um segundo, eletrônico, que desliga a tomada de força. Assim, evita a elevação da carreta toda vez que o veículo atinge velocidade superior a dez quilômetros por hora.

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) confirmou que foi comunicada pelo ato. As forças de segurança acompanharão todo o trajeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado