Menu
Brasília

Capoeiristas acusados de matar produtor de eventos serão interrogados amanhã

Arquivo Geral

14/09/2006 0h00

O papa Bento XVI disse na quinta-feira que nem ele é capaz de fazer tudo o que se espera dele e aconselhou padres alemães a não se deixarem consumir tentando compensar a escassez de clérigos católicos.

Em seu primeiro discurso de improviso nos seis dias de viagem, website look o papa, de 79 anos, disse que a Igreja não pode simplesmente colocar anúncios procurando padres, tem de rezar para que Deus os chame. A escassez de padres faz muitas paróquias ficarem sem pastores e levou a apelos para que o Vat icano retire a obrigatoriedade do celibato ou autorize a ordenação de mulheres.

Bento XVI se opõe veementemente a tais reformas. "Há muito a ser feito, vejo que eu não consigo", disse o papa alemão. "Isso é verdade para os padres, posso imaginar até que ponto. É verdade também para o papa: ele tem muito a fazer, e minha força não é suficiente para tudo. Então preciso aprender a fazer o que posso e deixar o resto para Deus e meus colegas".

O discurso, no último dia da nostálgica viagem à sua Baviera natal, ocorreu na catedral de Freising, perto de Munique. O pontífice começou sua carreira de professor de teologia na Universidade de Freising. Ele e seu irmão foram ordenados naquela cidade, em 1951.
O papa parecia bem disposto durante a viagem, mas fez poucas aparições públicas e tirou longos períodos de descanso.

Ele chegou a dizer que esta pode ser sua última viagem à Baviera porque é velho e não sabe quanto tempo a mais Deus reservou para ele. Ao contrário de seu antecessor, João Paulo 2º, Bento XVI evita viagens longas e desga stantes.

Segundo ele, a fé em Deus trará mais padres para a Igreja. "Há menos trabalhadores. Peçam a Deus para que mandem trabalhadores. Não podemos, como em outras profissões, recrutar pessoas com estratégias focadas de gerenciamento". A idade média dos padres atualmente já passa dos 60 anos, o que indica que eles devem morrer nos próximos 10-20 anos, agravando a escassez de clérigos católicos.

Na Alemanha, o número de padres caiu 29% entre 1992 e 2004, segundo a entidade liberal Nós Somos a Igreja. Em 2004, foram ordenados 112 padres, mas 311 morreram, 359 se aposentaram e 37 deixaram as ordens.

O grupo diz que 78% dos católicos alemães é contra a regra do celibato para os padres e 77 querem mulheres no clero. O influente teólogo dissidente Hans Kueng disse à emissora alemã NDR que ainda não perdeu de vez as esperanças de que haja reformas neste pontificado.

"Com o tempo, ele deve ver que, se decepcionar constantemente as pessoas, ele vai se ver em dificuldades. Seu antecessor deixou paróquias desoladas e só pediu e rezou por mais padres durante 27 anos, sem sucesso".

 

O presidente George W. Bush disse hoje que os EUA querem resolver a disputa nuclear com a Coréia do Norte de maneira pacífica, seek mas que as ambições nucleares do país comunista representam uma ameaça.

Bush afirmou que a recusa da Coréia do Norte em voltar às negociações multilaterais "fortaleceu" a aliança das cinco nações, EUA, Rússia, China, Coréia do Sul e Japão, envolvidas nos esforços para convencer o país a abandonar seu programa nuclear.

Segundo ele, a aliança está "determinada a resolver essa questão de maneira pacífica, mas reconhece a ameaça que um país com arsenal nuclear representa na região". Ele fez o comentário depois de uma reunião com o presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun.

 

Disposta a se vingar depois de flagrar um amante com outra, viagra dosage a brasileira Silvia Gomes de Souza, there 39 anos, decidiu acertar as contas e queimou a casa dele em Nizza Di Sicilia, na Itália. O crime passional tem um detalhe a mais: Silvia é ex-freira e o amante, o padre Don Carmelo, de 70 anos.

De acordo com a advogada da brasileira, Daniela Agnello, Silva agiu por ciúmes e queria incendiar os eletrodomésticos que tinha comprado para a residência. Os bombeiros, no entanto, conseguiram controlar as chamas e impedir que a casa fosse destruída.

Ao ser levada para a delegacia, a brasileira teria afirmado que mataria o padre "mais cedo ou tarde", apesar de amá-lo. O jornal italiano Gazzetta del Sud publicou que a polícia encontrou uma faca escondida no sutiã dela.

Acusada de porte de arma branca e incêndio doloso (com intenção), Silva terá a primeira audiência no tribunal no dia 18. A primeira audiência do processo, em que é acusada de incêndio doloso e porte de arma branca, será no dia 18 de setembro.

Natural de Altonia (PR), Silvia conheceu Don Carmelo em Nizza, um vilarejo de 3,5 mil habitantes na Sicília (ilha do sul da Itália), quando começou a trabalhar como acompanhante de um idoso com problemas de saúde que se confessava e comungava com o padre.

Depois que o idoso morreu, Silvia tornou-se "governanta" da casa do padre. A advogada afirma que o religioso tinha até encontrado um italiano disposto a se casar com ela para que a brasileira pudesse ficar na Itália.

Ex-freira de um convento de Roma, Silvia alegou ter abandonado a vida religiosa por causa dos maus-tratos que diz ter sofrido na clausura. Ela teria ainda tido dois abortos naturais de filhos do religioso.

De acordo com o jornal, o padre, que vivia na cidade vizinha de Roccalumera, passava muito tempo na paróquia de Nizza di Sicilia para encobrir a relação. O romance só acabou quando Dom Carmelo iniciou um caso com uma mulher casada e "demitiu" Silvia.

O padre está desaparecido. Em liberdade vigiada, a brasileira ainda mora na casa incendiada. A igreja não se manifestou sobre o assunto.

A adoção de um cenário elétrico sustentável poderá gerar economia de R$ 33 bilhões para os consumidores e diminuir o desperdício de energia elétrica em até 38% até o ano de 2020. A conclusão está no estudo Agenda Elétrica Sustentável 2020, thumb encomendado pela organização WWF-Brasil à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e apresentado hoje, pilule em Brasília.

O relatório traça dois cenários elétricos para o país de 2004 a 2020: o Cenário Tendencial, que mantém o modelo energético adotado atualmente, e o Cenário Elétrico Sustentável. Ambos consideram as mesmas hipóteses de crescimento econômico e as condições socioeconômicas da população.

O modelo sustentável apresenta políticas de planejamento que incluem maior eficiência na geração e transmissão de energia, racionalidade no consumo e aumento da utilização de fontes renováveis de energia, como biomassa, eólica (ventos), solar e de pequenas hidrelétricas.

“Hoje nós já temos iniciativas importantes, como as cidades adotando incentivo à geração de energia por painéis solares para o aquecimento da água, como é o caso de Belo Horizonte, que vai ser premiada na próxima semana como A Cidade Solar da América Latina, e essas propostas de programas de eficientização, como no caso da substituição de geladeiras para população de baixa renda”, afirmou o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone.

De acordo com o WWF, a aplicação do Cenário Elétrico Sustentável no Brasil também poderá gerar cerca de 8 milhões de empregos, mão-de-obra que seria utilizada em fontes alternativas de energia. Também seria possível, nesse cenário, estabilizar a emissão de gases causadores do efeito estufa, além de afastar o risco de novos apagões, como o de 2001.

“Não é porque temos uma matriz energética limpa (não-poluente) que a gente pode continuar com o desperdício no Brasil. Somos um país que precisa distribuir renda – desperdício é não distribuir renda. Então, isso é primordial para o que a gente está colocando aqui”, afirmou a assessora para mudanças climáticas do WWF-Brasil, Karen Suassuna.

Segundo o estudo, a economia de R$ 33 bilhões até 2020 equivale a duas vezes e meia o orçamento do Programa Fome Zero, do governo federal, para 2006 ou ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2005 da Bolívia e do Paraguai juntos.

O estudo sugere que o Brasil adote um plano nacional de eficiência energética com metas quantificadas de eficiência energética. Outra sugestão é o lançamento da segunda fase do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa 2), e a criação de um Programa Nacional para a Energia Solar.

Atualmente, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o país tem implantado o Plano Nacional de Energia, uma visão de 30 anos para o setor, revisada a cada cinco anos.  

O magistrado que julga Saddam Hussein por genocídio disse hoje que não considera o deposto líder iraquiano um "ditador", thumb o que obrigou o porta-voz do tribunal instalado pelos EUA a defender a imparcialidade da corte.

O juiz Abdulla Al Amiri fez os comentários um dia depois de a promotoria pedir o afastamento dele do caso por considerá-lo brando demais com Saddam, discount que ameaçou "esmagar as cabeças" dos que o acusam. Os promotores também se queixaram dos longos discursos de Saddam no tribunal.

Interrogando um agricultor curdo que teria ido a uma audiência com o então presidente em 1988 para implorar que ele poupasse as vidas da sua esposa e dos sete filhos, Saddam disse: "Se sou um ditador, por que voc ê veio me ver?". Amiri, que já comparou a sua atuação com a de um árbitro em busca de equilíbrio, então se dirigiu educadamente a Saddam, dizendo, sem entrar em maiores detalhes: "O senhor não é um ditador, é a gente que cerca um homem que faz dele um ditador".

Visivelmente satisfeito, Saddam agradeceu e voltou ao banco dos réus. Mais tarde, em entrevista coletiva, o porta-voz e investigador-chefe do tribunal, Raed Juhi, tentou distanciar a corte, criada pelas forças norte-americanas de ocupação, dos comentários do juiz.

"A corte vai manter sua neutralidade e sua rota. O juiz é apenas humano", afirmou Juhi. "No final, o juiz vai decidir se Saddam é culpado ou inocente com base nas provas. (A declaração) não tem efeito sobre o caso". Saddam e seis ex-comandantes iraquianos podem ser condenados à morte por crimes de guerra e crimes contra a humanidade por envolvimento na campanha Anfal, de 1988, que segundo os promotores levou à morte ou ao desaparecimento de 182 mil curdos. Saddam e seu primo Ali Hassan Al Majeed, o Ali Químico, também são acusados de genocídio.

Amiri, que é xiita, grupo perseguido durante o antigo regime, não foi localizado para comentar suas declarações. O agricultor Abdulla Mohammad Hussain contou a corte que Saddam, furioso, mandou-o calar e sair de seu gabinete ao ouvir o apelo pela libertação da família dele, que havia sido presa numa aldeia no Curdistão, no norte do Iraque.

"Ele me disse para se aproximar dele e eu implorei pelas vidas (dos familiares)", disse Hussain, relembrando a visita a um dos palácios de Saddam durante um dramático depoimento na quarta audiência desta semana. O julgamento propriamente dito começou no mês passado.

Saddam, que vem defendendo a repressão imposta por ele a rebeldes curdos que lutavam ao lado do Irã xiita na guerra contra o Iraque (1980-88), disse não lembrar de ter conhecido a testemunha, que se qualificou como analfabeta. "Você tem um comprovante de ter me visto? O palácio presidencial sempre emitia comprovantes para quem vinha me visitar", questionou Saddam.

"Não, o senhor tirou o comprovante de mim quando eu o vi", disse Hussain, que tem cerca de 55 anos e usava trajes tradicionais. O julgamento será retomado na segunda-feira. Saddam aguarda o veredicto de outro julgamento por crimes contra a humanidade, no qual é réu pela morte de 148 homens xiitas.

 

O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10) subiu 0, viagra 36% no mês de setembro. O resultado ficou 0, cialis 40mg 09 ponto percentual acima dos 0, viagra 27% registrados em agosto. O índice, que considera a variação de preços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês atual, funciona como a primeira prévia da inflação mensal.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve aceleração de preços no atacado e no varejo, enquanto recuaram os preços na construção civil.

O Índice de Preços por Atacado (IPA), responsável por 60% do índice total, registrou alta de 0,45% contra os 0,31% de agosto. O avanço foi puxado principalmente pelos preços de matérias-primas brutas, que passaram de 0,19% em agosto para 1,76% em setembro.

Os principais destaques foram bovinos (de 3,91% para 10,18%), aves (de -7,79% para –0,09%) e laranja (de 1,07% para 21,69%). Também contribuíram para a elevação do IPA os preços de bens intermediários, que passaram da taxa de 0,18% no mês anterior para 0,38% no atual levantamento, puxado principalmente pela elevação em suprimentos, cuja taxa passou de –0,87% para 0,94%.

Foi registrada deflação nos preços de bens finais, que passaram de uma elevação de 0,60% em agosto para –0,40% em setembro, influenciado pelos alimentos in natura, que recuaram 4,23 pontos percentuais, registrando variação de –1,71% em setembro.

O levantamento da FGV também indicou aceleração nos preços do varejo. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que representa 30% do total do IGP-10, sofreu elevação de 0,09% para 0,22% na passagem de um mês para o outro. O movimento foi impulsionado pelo item Habitação, que vinha de uma deflação de 0,18% em agosto e registrou alta de 0,21% em setembro.

Os destaques foram os preços da tarifa de eletricidade residencial (de –0,45% para –0,08%), taxa de água e esgoto residencial (0,40% para 1,69%) e gás de bujão (0,07% para 0,36%).

Também contribuíram para o resultado do IPC os preços do grupo Alimentação (de 0,47% para 0,61%), puxado pelas carnes bovinas (-0,22% para 4,07%) e hortaliças e legumes (-4,84% para –3,72%), e ainda do grupo Vestuário (de –1,19 para –0,44%), influenciado por roupas (-1,76% para –0,70) e calçados (-0,54% para –0,27).

Quanto aos preços da construção civil, o movimento foi inverso. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC), responsável por 10% do índice total, desacelerou 0,25 ponto percentual, passando de 0,41% em agosto para 0,16% em setembro. A variação foi influenciada pela elevação menos intensa nos preços de mão-de-obra (de 0,61% para 0,02%). Houve, no entanto, aumento mais expressivo dos preços de materiais (de 0,25% para 0,30%) e serviços (de 0,14% para 0,16%).

Não foi dessa vez que Suzane von Richthofen, website like this 22 anos, sick  conseguiu sair da cadeia. Condenada a 39 anos e seis meses de prisão por participação no assassinato dos pais, a jovem o pedido de anulação do julgamento, feito em julho, negado pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A negação do pedido de habeas corpus foi decidida por unanimidade pelos três desembargadores: Tristão Ribeiro, Marcos Zanuzzi e Sérgio Rui, que negaram o habeas corpus.

A defesa da jovem alegava que a combinação das respostas dadas pelos jurados nos quesitos avaliados resultariam na absolvição ou pelo menos na redução da pena de Suzane. Os jurados entenderam que ela matou o pai coagida pelo então namorado, Daniel Cravinhos. No entanto, eles também avaliaram que ela poderia ter resistido. Em relação à morte da mãe, os jurados consideraram Suzane totalmente responsável.

Relator do habeas corpus, o desembargador afirmou que a redação das perguntas relativas à morte de Manfred von Richthofen (pai de Suzane) não provocava dúvidas nem induziria os jurados a erro.

No julgamento, Daniel foi condenado a 39 anos e meio de prisão. O irmão, Cristian Cravinhos, que também ajudou a executar o crime, pegou pena um ano menor.

O presidente venezuelano, order Hugo Chávez, this propôs hoje um "novo rosto" para o Movimento dos Países Não-Alinhados (MPNA), ed que foi criado durante a Guerra Fria e que Havana e Caracas tentam relançar nesta semana, aproveitando a cúpula do movimento em Cuba.

A menos de 24 horas da reunião de aproximadamente 50 chefes de Estado e de governo em Havana, aumentam os sinais de que o líder cubano, Fidel Castro, fará uma aparição pública, o que não acontece desde julho, ele se afastou do poder no dia 31 daquele mês devido a uma cirurgia.

O jornal argentino Página 12 publicou hoje a primeira entrevista com Fidel desde a internação. Ele disse que já recuperou parte dos 18 quilos que perdeu com a doença e que já consegue ficar de pé e falar em tom forte.

Fotos feitas durante a entrevista com o deputado e intelectual argentino Miguel Bonasso mostram Fidel de pijama, conversando animadamente. Mas colaboradores próximos ainda não garantem que ele vá participar da cúpula do MPNA, grupo, atualmente com 116 países, que surgiu há 45 anos como alternativa ao mundo bipolar dominado, naquela época, por Estados Unidos e União Soviética.

O MPNA perdeu grande parte do seu sentido com o fim da Guerra Fria, mas Cuba e Venezuela vêem na cúpula uma oportunidade de ganharem aliados para a sua causa antiamericana. "O grupo dos não-alinhados é muito importante. A Venezuela vem propor a necessidade de dar um novo rosto, um novo corpo, uma nova alma a esse grupo", disse Chávez ao desembarcar em Havana.

Também já chegaram a Cuba os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, dois outros ferozes críticos de Washington. "O império norte-americano está em decadência, ninguém pode negar, é visível", disse Chávez, que é sempre acusado por Washington de usar a riqueza do petróleo para desestabilizar a América Latina.

Apesar dos sinais de recuperação de Fidel, foi seu irmão Raúl, 75, presidente interino, que na quarta-feira recebeu o primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawai, o preside nte do Vietnã, Nguyen Minh Triet, e o argelino Abdelaziz Bouteflika.
Chávez disse que iria imediatamente visitar seu amigo Fidel, a quem qualificou de "um Quixote, vitorioso, invencível".

Um diplomata latino-americano disse que a publicação das novas fotos de Fidel aumenta a expectativa de que ele participe da reunião. "Ele foi visto muito recuperado física e mentalmente. Agora parece mais possível que apareça durante a cúpula".

Bonasso disse na entrevista publicada no Página 12 que Fidel o recebeu sentado numa cama, com uma mesa móvel diante de si, e que ficou de pé para abraçá-lo. Na despedida, o jornalista argentino disse que se alegrava de vê-lo bem. "Tudo em seu justo meio-termo", respondeu Fidel. "Não se pode esquecer que a máquina a consertar já tem 80 anos".

Assessores vinham dizendo que Fidel provavelmente só receberia os dignitários visitantes em reuniões privadas. O presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, disse que o veterano revolucionário participará da cúpula "na medida em que os médicos permitam", mas que "não está na cama, está dando ordens, está dando instruções e demais". Esta foi a primeira vez que Fidel se afastou do poder desde o triunfo de sua revolução, em 1959. Ele está em local não revelado de Havana.

 

Um dono de apartamento na Asa Norte conseguiu na Justiça do DF o direito de ser indenizado pelos prejuízos decorrentes de um incêndio que ocorreu em seu imóvel no ano 2000. A sentença é do juiz da 1ª Vara Cível de Brasília, sick e cabe recurso. Com a decisão, cheapest a AGF Brasil Seguros terá de indenizar em cerca de R$ 82 mil o segurado que teve todos os seus móveis e pertences queimados depois do incêndio de causas não identificadas. Além dos bens materiais, o incêndio vitimou também dois cães de estimação. Na mesma decisão, o juiz condenou a seguradora a pagar uma indenização referente aos aluguéis de um novo imóvel que o autor teve que locar, devidos a partir de outubro de 2000, no limite estabelecido em processo. 

O incêndio ocorreu em 27 de agosto de 2000, na SQN 310. Na ocasião, o condomínio mantinha um contrato com a AGF Brasil Seguros, que abrangia todos os apartamentos do prédio. Além desse fato, o imóvel em questão estava financiado pelo Bradesco, havendo um contrato entre as partes de seguro contra risco de incêndio. Ainda segundo o autor, por conta do ocorrido teve que alugar um outro imóvel para residir, sendo o condomínio o responsável pelas proporções que o incêndio alcançou, uma vez que existiam várias irregularidades nos equipamentos de segurança do prédio, que não permitiram o imediato combate ao fogo. 

Em sua defesa, a AGF Brasil Seguros alega, entre outras coisas, que a unidade do autor está hipotecada, sendo este o único motivo para o não pagamento da indenização, ainda mais que o autor não conseguiu obter junto ao credor hipotecário autorização para recebê-la. Já o condomínio, alega não haver prova de que os danos se agravaram por falta de equipamentos para combate imediato ao fogo, e que a causa do incêndio deve ser atribuída ao próprio autor, pois o incêndio se iniciou no seu apartamento.

Diz ainda que os danos referentes aos dois cães que morreram deve-se ao proprietário que os manteve enclausurados dentro do imóvel, mesmo havendo expressa vedação na Convenção do Condomínio quanto à manutenção de animais nas unidades autônomas. 

Quanto ao argumento do autor de que os danos se agravaram por falta de equipamentos de incêndio no Condomínio, o juiz alegou que não há no laudo do Corpo de Bombeiros qualquer alusão acerca do agravamento dos danos em virtude disso. Por outro lado, argumenta também que não há qualquer demonstração de que o autor tenha sido culpado pelo incêndio, cuja causa não ficou esclarecida.

 

O Ministério Público do Estado de São Paulo deu parecer favorável ao pedido da polícia para quebrar o sigilo telefônico de dez pessoas investigadas pelo assassinato do coronel reformado da PM e deputado estadual Ubiratan Guimarães, viagra 40mg ocorrido sábado à noite.

O pedido agora será encaminhado ao juiz Richard Chequini, cialis 40mg do 1º Tribunal do Júri, que decidirá se autorizará o acesso às ligações telefônicas do coronel, de sua namorada, a advogada Carla Cepollina, e de mais seis pessoas.

Comandante do Massacre do Carandiru, que resultou na morte de 111 presos em outubro de 1992, Ubiratan foi assassinado com um tiro no abdômen em seu apartamento, nos Jardins (bairro nobre da zona oeste de São Paulo) no último sábado.

O Ministério Público não revelou quem são os proprietárias das linhas, mas a polícia afirma ter pedido a quebra de sigilo também da mãe de Carla, Liliana Prinzivalli; da delegada da Polícia Federal no Pará Renata Azevedo dos Santos Madi, pivô de uma discussão entre Ubiratan e a namorada no dia do crime, além de um assessor e dos três filhos do deputado.

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) voltam a ouvir hoje os três filhos de Ubiratan. Outras quatro pessoas também devem ser ouvidas, entre amigos, familiares e pessoas do convívio político de Ubiratan.

No depoimento de ontem, os filhos de Ubiratan informaram à polícia que a arma que desapareceu do apartamento do coronel após o crime tinha um projétil especial, feito por um fornecedor amigo da família, que seria semelhante ao que matou Ubiratan.

Também ouvida ontem, ainda na condição de testemunha, Carla voltou a negar a autoria do disparo. O primeiro depoimento formal, na terça-feira, começou às 11h e acabou por volta da meia-noite. Ontem, ela depôs das 13h às 17h30, mas ficou no DHPP até as 21h.

De acordo com o delegado do DHPP, a polícia está prestes a identificar o assassino e que a tese de crime passional e ganha força. Não havia sinais de luta no apartamento e a porta da área de serviço estava aberta. Além disso, o coronel foi atingido por um único tiro, o que enfraquece a tese de eliminação ou vingança.

Mãe de Carla, a principal suspeita segundo a polícia, a advogada criminalista Liliana Prinzivalli diz acreditar na inocência da filha e afirma existir "um complô" dos verdadeiros autores para botar a culpa na namorada de Ubiratan.

Um turista canadense foi ferido por uma bala perdida em uma praça no centro de Nápoles hoje, viagra order em mais um incidente na onda de crimes que atinge a cidade do sul da Itália.

Um porta-voz da polícia disse que o turista passeava pela Piazza del Plebiscito, uma das praças mais famosas da cidade, com outro canadense, quando uma bala atingiu sua perna esquerda. O homem foi levado ao hospital para tratar o "ferimento leve".

A terceira maior cidade da Itália costuma atrair muitos turistas graças a sua história, arquitetura e localização espetacular ao pé do vulcão Vesúvio. Mas também é famosa pela máfia Camorra e por pequenos crimes nas ruas.

Uma menina de seis anos foi atingida por uma bala perdida na quarta-feira, no que a polícia descreveu como um confronto entre gangues rivais. Na segunda-feira, um parlamentar britânico e sua mulher foram roubados e o homem teve seu Rolex de ouro levado em uma praça de Nápoles. No mês passado, um grupo de moradores espancou um turista norte-americano após ele perseguir dois ladrões.

 

O acordo proposto pela Volkswagen ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi aprovado hoje por funcionários reunidos em uma assembléia em São Bernardo do Campo, website like this informou o Sindicato.

A montadora propôs, diagnosis entre outras medidas, um Plano de Demissão Voluntária (PDV) em 11 etapas. A Volks mantém a meta de demissão de 3.600 funcionários.

 

A pesquisa australiana divulgada ontem, tadalafil na qual cientistas afirmaram que o principio ativo dos antiinflamatórios Cataflam e Voltaren causaria problemas cardíacos será anlisada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência deve realizar uma análise detalhada do estudo, antes de tomar uma alguma decisão sobre a regulamentação da droga no Brasil.

O estudo australiano, que envolveu 1,6 milhão de pacientes, afirmou que o diclofenaco, princípio ativo dos antiinflamatórios, aumentam em 40% as chances de ataques cardíacos e morte súbita. A Anvisa garante que, antes de decidir sobre a regulamentação da droga, vai analisar a pesquisa australiana e outras pesquisas sobre os possíveis riscos dos antiinflamatórios ao coração.

O fabricante do Cataflam e do Voltaren, a Novartis, contesta que a pesquisa "não fornece evidências que justifique a interrupção do tratamento com diclofenaco". Para a empresa a pesquisa está inconsistente e nela não foram considerados outros riscos cardiovasculares como o tabagismo, hipertensão e colesterol elevado.

A agência do governo dos EUA que regulamenta drogas e alimentos, Food and Drug Administration (FDA), também informou que a droga não será retirada do mercado e não vai alterar a sua regulamentação.

 

A guerra entre o Líbano e o grupo Hezbollah terminou há menos de um mês, no rx entretanto, capsule militares continuam espalhados pelo país para garantir a segurança da população que já voltou para suas casas no país.

Nesta quinta-feira, viagra as comissões de Defesa e de Assuntos Exteriores da Câmara dos Deputados da Itália aprovaram o decreto-lei que autoriza a participação do país no reforço da Força Interina das Nações Unidas (Finul). 

A força tem o papel de supervisionar a saída das tropas israelenses do país. O Governo italiano aprovou o envio da missão, composta por mais de 2,6 mil homens, no dia 28 de agosto. Além disso, um contingente partiu para o Líbano no dia 29.

 

 

Duas brasileiras ficaram detidas hoje no aeroporto em Cingapura, generic por mais de oito horas. Iara Pietricovsky, approved da ONG Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip) e Maria Clara Soares, page representante da Action Aid Américas, participariam do evento entre ONGs internacionais que antecede o encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), que ocorrem na próxima semana.

Elas foram barradas pelo serviço de imigração de Cingapura, às 17h30 (6h30 de Brasília), e segundo Pietricovsky as autoridades “não explicaram o porquê da detenção”. Pietricovsky conseguiu ser liberada depois de mostrar às autoridades uma carta do Banco Mundial, que comprovava que havia sido convidada para o evento oficial da próxima semana.

A embaixada brasileira em Cingapura informou que não poderia interferir na decisão sobre uma possível deportação de Maria Clara Soares, que ainda permanece no aeroporto a espera da liberação. Além das brasileiras, dois participantes de outras nacionalidades, também continuam detidos no aeroporto.

O pedido de liberação dos participantes do evento havia sido feito, uma semana antes, pelo o FMI e o Banco Mundial, para que o governo de Cingapura permitisse a entrada e o trânsito de representantes de ONGs com credenciais.

A taxa de popularidade do presidente Alvaro Uribe, price da Colômbia, caiu cinco pontos percentuais, ficando em 72%, por conta do fracasso no combate à corrupção e ao desempenho da economia, revelou pesquisa Gallup divulgada hoje.

É a primeira avaliação do presidente desde que ele tomou posse em seu segundo mandato, no dia 7 de agosto, depois de sua reeleição em maio. Apesar da queda, Uribe continua sendo o presidente mais popular da história do país.

Segundo a pesquisa, Uribe perdeu 11 pontos de aprovação entre junho e setembro no tema da luta contra a corrupção – nesse quesito, passou de 71% para 60%.

Analistas atribuíram essa situação às disputas ocorridas no interior dos partidos da coalizão que apóia Uribe, por causa da distribuição de cargos públicos.

Uma das principais promessas de Uribe era combater a corrupção e a "politicagem", mas, segundo analistas, ele teve de ceder à pressão dos diferentes grupos políticos que o apóiam.

O presidente também perdeu respaldo entre os colombianos na questão do tratamento dado aos paramilitares de direita e no questionado processo de paz. Em junho, 64% dos entrevistados apoiavam a gestão Uribe nesse tema, taxa que caiu para 56% em setembro.

A aprovação à política econômica também caiu, de 63% para 56%.

A pesquisa foi feita entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro, e não registrou plenamente, portanto, o impacto da suspeita do envolvimento de dois oficiais do Exército na explosão de um carro-bomba e em simulações de apreensões de explosivos.

De acordo com a pesquisa, que ouviu mil pessoas em Bogotá, Medelin, Cáli e Barranquilla, com margem de erro de 3%, a aprovação ao governo de Uribe passou de 79% em junho para 75% em setembro.

 

O governo espera que a construção civil lidere o crescimento econômico brasileiro no ano que vem. Em evento promovido por entidades do setor, viagra 60mg o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, viagra Júlio Gomes de Almeida, afirmou que há mais medidas de incentivo "na agulha".

"Não temos dúvida de que esse pode ser o setor para alavancar o crescimento", disse o secretário hoje à platéia composta por empresários e outros profissionais do setor.

Segundo ele, se a construção civil já tivesse sido estimulada, o crescimento poderia ser um ou dois pontos percentuais maior ainda neste ano.

"Vamos supor que sejam os 4% (de crescimento previsto pelo governo). Seria 5% ou 6% se o setor da construção civil estivesse mais aquecido."

Segundo Almeida, entre as medidas que ainda não estavam maduras e que podem ser lançadas nos próximos meses está a portabilidade do crédito imobiliário, que permite aos mutuários transferir o empréstimo para outra instituição financeira.

O governo também estuda, de acordo com o secretário, apoiar a aprovação no Congresso da lei de parcelamento do solo, que facilitaria o loteamento de terrenos e legalizaria moradias hoje irregulares. Também está em avaliação o financiamento para loteamentos.

 

O Vaticano, page falando após alguns líderes muçulmanos atacarem o papa Bento XVI por seu discurso sobre "guerras santas", pill disse hoje que o pontífice não teve a intenção de ofender o Islã.

"Certamente, check não foi a intenção do Santo Padre fazer um estudo aprofundado da jihad (guerra santa) e do pensamento muçulmano, menos ainda ofender a sensibilidade da fé muçulmana", disse a assessoria de imprensa do Vaticano em um comunicado.

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje a aprovação de um financiamento para a expansão da capacidade de produção da Companhia Siderúrgica de Tubarão. Com isso, page ela passará de 5 milhões de toneladas por ano de placas de aço  para 7, cialis 40mg 5 milhões de toneladas anuais. A usina está situada no município de Serra, information pills no Espírito Santo.

Segundo a assessoria de imprensa do banco, serão liberados R$ 719,4 milhões. A expectativa é que a expansão gere cerca de 800 empregos diretos. O financiamento do BNDES à siderurgia pode chegar a 3,5 bilhões. A isso somam-se mais R$ 4 bilhões, referentes à carteira do banco que envolve operações da indústria de base (siderurgia, mineração, metalurgia e cimento). 

A CST é subsidiária integral da Arcelor Brasil. O grupo, de Luxemburgo, está presente em 60 países e produziu, no ano passado, 46,7 milhões de toneladas de aço. Este ano, a empresa associou-se com a Mittal, resultando na criação do maior grupo siderúrgico do mundo, com participação de 10% da produção internacional. O Brasil responde por 2,8% da produção mundial.

Recentes aquisições bélicas da Venezuela, nurse consideradas excessivas por alguns observadores, despertaram temores de que o país esteja desviando armamentos para rebeldes esquerdistas de outros lugares da América Latina, disse hoje o comandante norte-americano para a região.

Questionado sobre a possibilidade de guerrilheiros marxistas da Colômbia terem recebido parte dos 100 mil rifles Kalashnikov automáticos comprados em junho por Caracas, o general John Craddock, chefe do Comando Sul dos EUA, com sede em Miami, respondeu: "Não sei". "Parece que o número (de armas adquiridas) supera o número de pessoas que eles têm nas suas forças militares ativas", disse Craddock a jornalistas durante uma conferência sobre a economia latino-americana.

Citando conversas com oficiais latino-americanos, ele afirmou: "O que sei é que há preocupação de que armas pequenas (da Venezuela) possam ir parar nas mãos de insurgentes da região, criando mais instabilidade".

Ele não se referiu especificamente ao presidente Hugo Chávez, socialista e ex-militar que, segundo Washington, usa o dinheiro do petróleo para conturbar a democracia na região. Os Estados Unidos já proibiram a venda de armas para a Venezuela, citando os laços de Chávez com Irã e Cuba.

Chávez costuma acusar o governo de George W. Bush de planejar uma invasão à Venezuela para se apropriar do petróleo. Por isso, ordenou que soldados e civis se preparassem para uma agressão do "imperialismo". "Estamos em uma situação agora em que as relações militares (entre EUA e Venezuela) estão abaladas", afirmou Craddock.

Em julho, o general foi indicado por Bush para o cargo de comandante supremo dos aliados na Europa, o que significa que será o chefe de operações da Otan. Ele aguarda sabatina de confirmação no Congresso na próxima semana.

 

O presidente da Venezuela, rx Hugo Chávez, and disse hoje que irá para a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), information pills em Nova York, "se for preciso a cavalo", depois de criticar os Estados Unidos por terem negado vistos para sua equipe de segurança e equipe médica.

"Eles negaram vistos para meus médicos e meus seguranças. Eles não me querem em Nova York", afirmou Chávez, ao desembarcar em Cuba para a reunião de cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA). "Vou mesmo se tiver de ir sozinho, com Fidel… (e) a cavalo."

Chávez é um crítico feroz dos Estados Unidos e tentou juntar países para uma frente anti-EUA com objetivo de promover o socialismo no mundo. Washington acusa a Venezuela de usar o petróleo para desestabilizar a democracia na América Latina. Os EUA dizem que a Venezuela pediu os vistos tarde demais.

"Alguns membros da delegação venezuelana não têm nacionalidade venezuelana e nossas leis têm requerimentos especiais que levam tempo. Esses (pedidos de) vistos não puderam ser processados porque não foram feitos cedo o suficiente", explicou Brian Penn, porta-voz da Embaixada dos EUA em Caracas, por telefone.

Os líderes mundiais vão se reunir na Assembléia Geral da ONU entre 19 e 29 de setembro.

 

Ninguém assume, order mas a disputa dentro do PSDB para sucessão presidencial de 2010 está acelerada e deve resultar na maior reformulação do partido desde sua criação, purchase em 1988. A briga pelo controle da legenda levará os tucanos a escolherem entre dois caminhos: ser conduzido a um postura mais oposicionista no futuro ou transferir o centro de poder de São Paulo para Minas Gerais.

Concluída a apuração do último voto destas eleições, viagra as principais correntes dentro do partido darão início a uma guerra fratricida. José Serra, candidato ao governo paulista, e o governador de Minas, Aécio Neves, disputam a indicação da candidatura ao Palácio do Planalto em quatro anos.

"Ainda é muito cedo para projetar 2010, mas o partido deve sofrer uma profunda reestruturação após a eleição, com uma autocrítica necessária. Seria muito bom se novas lideranças surgissem para dinamizar o partido", afirmou hoje o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), membro do conselho político da candidatura de Alckmin à Presidência.

Exatamente como será essa "profunda reestruturação", nenhum tucano prefere arriscar nesse momento, mas na esperada maior polarização de sua história, terá mais espaço interno quem conseguir "fazer" o presidente e a maioria da Executiva da sigla, em 2007, e as lideranças na Câmara e no Senado, nos próximos anos.

Ao lado de Serra está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que trabalha para manter sua ascendência política. Ele quer refundar o PSDB com um caráter mais oposicionista. Nos bastidores, parlamentares garantem que seu objetivo é assumir o co mando da sigla, atualmente nas mãos do senador Tasso Jereissati (CE), que fica no posto até novembro do ano que vem, e facilitar a nomeação de Serra como candidato oficial em 2010.

Do outro lado está Geraldo Alckmin, um nome natural ao mesmo cargo se for mesmo derrotado por Lula. Aécio Neves, hoje um importante cabo eleitoral do herdeiro de Mário Covas, poderia ser seu principal avalista, em troca do apoio estratégico de Alckmin para forçar a "despaulistinização" do PSDB. Os mineiros vêem os próximos anos como a primeira chance de deslocar o eixo de poder tucano para Minas Gerais, o segundo colégio eleitoral do país.

"Esse bate-boca vai crescer tanto que o partido deixará de ser dirigido por dois ou três. Passaremos por um dos momentos mais difíceis de nossa história, mas não vamos nos destruir", disse um importante líder tucano sob condição do anonimato.

A carta de 7 de setembro escrita por Fernando Henrique aos eleitores do PSDB foi o pren úncio de suas pretensões partidárias e descortinou a disputa interna pelo comando da legenda. O documento, com críticas internas à atuação do partido diante do escândalo do mensalão, foi acusado por Aécio de desagregador e visto por interlocutores de Alckmin como prejudicial à sua campanha contra Lula.

Oficialmente, todos os membros do partido negam que a atual corrida presidencial esteja contaminada por 2010. Tasso Jereissati reconhece uma rixa interna, mas nega que ela tenha essa inspiração. Para ele, as discordâncias são fruto apenas da diversidade de estrelas políticas que a legenda acomoda.

"Impossível pegar um partido do tamanho do PSDB, com tantos líderes, que fale a mesma língua", contemporizou. Ele admite a possibilidade de continuar presidente se a guerra entre as duas correntes se revelar sanguinária. O senador aceita a polarização, sabe que ela trará mudanças inéditas, mas não o suicídio coletivo.

O governador mineiro tem consciência da difícil batalha pela frente, já que a esfera de poder de Fernando Henrique e Serra é maior e mais capilar que a sua. Se não conseguir vencer, teria a opção de desembarcar no PMDB. As duas porções do partido, uma governista e outra da oposição, já lhe ofereceram uma vaga no conselho de notáveis da legenda e um lugar cativo em 2010. Aécio só deve avaliar esse caminho se todas as suas apostas estiverem esgotadas no PSDB.

Nesse jogo de quem pode mais, não será apenas o resultado eleitoral deste ano que contará para estabelecer a corrente vencedora. Fatores como quem fará mais aliados na eleição municipal em 2008 e o desempenho dos mandatos estaduais terão peso fundamental. Nenhuma decisão, ou até mesmo um racha defini tivo, deve ocorrer antes da definição desses cenários.

 

O governo brasileiro adiou hoje a retomada das negociações com a Bolívia sobre os ativos da Petrobras no país vizinho, ask reagindo à regulamentação do decreto de 1º de maio de nacionalização de ativos de gás e petróleo. A viagem de uma comitiva brasileira de alto escalão a La Paz foi postergada de amanhã para 9 de outubro.

A ministra-chefe da Casa Civil, abortion Dilma Rousseff, admitiu nesta manhã no Palácio do Planalto que o processo de negociação se desviou do que havia sido acertado com o vice-presidente boliviano, Alvaro García Linera, que esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há três semanas em Brasília.

"Estamos avaliando, mas achamos que o decreto, não digo (que provoque) quebra de confiança, mas ele não está adequado às tratativas que vinham sendo feitas", disse a ministra. As negociações entre os dois países estavam suspensas por impasse na negociação do preço do gás importado pelo Brasil.

A resolução do governo boliviano publicada ontem detalha o processo de nacionalização de duas refinarias da estatal brasileira no país andino. A estatal boliviana YPFB terá o controle da exportação de combustíveis produzidos nas duas refinarias, assumindo também a definição de preços para os mercados externo e interno. A legislação formaliza a apropriação pela YPFB do fluxo de caixa das unidades.

"A Petrobras manifesta sua discordância com a medida sob os pontos de vista legal, operacional e financeiro, já que ela torna os negócios de refinamento da empresa no país totalmente inviáveis", informou a Petrobras em comunicado divulgado ontem à noite. A estatal afirmou que defenderá seus interesses na Justiça se necessário, incluindo arbitragem internacional.

A resolução diz ainda que a Petrobras obteve "benefícios extraordinários" nas operações de refino no país e que esses valores seriam considerados pelo governo boliviano ao assumir o controle das refinarias da empresa no país, um sinal de que a Bolívia poderia simplesmente não ressarcir a estatal brasileira. O governo boliviano exige ainda o pagamento de impostos sobre lucros retroativamente.

"Esse pagamento retroativo é o principal ponto dessa discussão", informou uma fonte ligada ao governo brasileiro. "E o pior foi que anunciarem a regulamentação da lei antes da reunião agendada com vários ministros, parece coisa de quem não quer negociar", avaliou a fonte.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, participaria da reunião amanhã em La Paz, ao lado do ministro de Minas e Energia brasileiro, Silas Rondeau.

Uma porta-voz da YPFB confirmou que a resolução do governo dá à empresa o controle sobre exportações de combustíveis como gasolina, diesel e petróleo bruto, bem como a venda deles no mercado interno. A maioria dos combustíveis derivados de petróleo exportados desde a Bolívia é produzida nas duas refinarias da Petrobras.

"De agora em diante a Petrobras não pode exportar esses produtos livremente, ela tem de fazer isso por meio da YPFB", afirmou a porta-voz, acrescentando que a resolução não cobre o gás natural – maior interesse da Petrobras na Bolívia.

Apesar de representar apenas um por cento do faturamento bilionário da Petrobras, os investimentos na Bolívia são estratégicos para o Brasil devido o fornecimento de gás natural, que abastece metade da demanda da indústria e dos lares brasileiros, ou cerca de 26 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Petrobras, o fornecimento não sofreu alteração até o momento.

A polícia encontrou hoje mais 32 corpos de vítimas de esquadrões da morte espalhados por Bagdá, dosage elevando a quase cem o total de mortos em 48 horas. Um líder sunita disse que essas chacinas podem destruir o processo político no país árabe.

Corpos amarrados e com marcas de balas e torturas vêm sendo encontrados há meses na capital iraquiana. Mas as forças dos Estados Unidos reconheceram que desde terça-feira houve um aumento nas execuções extrajudiciais, supostamente por motivos sectários, apesar da ação militar para tentar impor a ordem.

"Se esses atos bárbaros não pararem, certamente isso vai afetar o plano de reconciliação", disse Adnan al-Dulaimi, líder da Frente do Acordo Iraquiano, maior grupo árabe sunita no Parlamento, em entrevista por telefone.

Em um dos incidentes, seis membros de uma família xiita, inclusive duas mulheres e um bebê de três meses, foram mortos dentro de sua própria casa, que fica em uma escola onde o pai da família trabalha como zelador, num bairro sunita da zona oeste de Bagdá. O corpo do bebê, chamado Seif, permanecia enrolado em uma toalha ensangüentada no necrotério de um hospital próximo, com um buraco de bala na nunca.

"Os homens come çaram a atirar em mim e eu fugi. Mas eles entraram na casa e mataram meu irmão. Aí arrastaram meu filhinho pelo chão", disse aos prantos o pai, Ahmed.

O general norte-americano William Caldwell admitiu que "houve um pico de violência nas últimas 24 horas, e grande parte [das mortes] são homicídios na forma de execuções".

Mas ele insistiu que a situação está melhorando em bairros ocupados no último mês, como parte da Operação Juntos Avante, que incluiu o envio de reforços norte-americanos à capital iraquiana.

"Estamos vendo uma redução sustentada no nível de violência e homicídios nas áreas-foco. Entretanto, em Bagdá, como um todo, o número de execuções está voltando a subir", afirmou.

Os militares norte-americanos anunciaram a morte de mais três soldados, um deles de uma recém-chegada força-tarefa da 25ª Divisão de Infantaria, que ocupou o norte do Iraque nesta semana.

Autoridades norte-americanas e iraquianas disseram ter matado Abu Jaafar al-Liby, que seria o segundo na hierarquia da Al Qaeda no Iraque. Além disso, Thamer Mohsen al-Jibouri, apontado como quarto homem na estrutura de comando do grupo no país, teria sido detido.

Além dos homicídios, também houve novos atentados a bomba hoje, o que está virando rotina em Bagdá. Um carro-bomba matou nove pessoas e feriu 26 em frente a um orfanato da capital. Em Falluja, outro carro-bomba matou cinco pessoas perto de um campo de futebol. Em Tal Afar, um homem-bomba matou um policial.

Tropas norte-americanas e locais invadiram um escritório de seguidores do clérigo radical Moqtada al-Sadr em Diwaniya. Dois homens morreram e nove ficaram feridos. Foi impos to um toque de recolher na cidade, habitada por xiitas, para onde foram enviadas tropas norte-americanas depois de 20 soldados iraquianos serem mortos em confrontos com seguidores de Sadr, há duas semanas.

Um vice-premiê iraquiano disse em Washington que o governo vai apresentar um projeto de lei proibindo a existência de milícias como o Exército Mehdi, de Sadr, mas reconheceu que precisará da colaboração do clérigo xiita e de outros líderes para que a proibição funcione.

 

A cláusula de barreira ou de desempenho, viagra approved que entra em vigor a partir desta eleição, hospital cria um verdadeiro "filtro partidário": dos 16 partidos que atuam na Câmara no momento, apenas seis ou sete devem ter lugar na nova legislatura.

Para sobreviver, os partidos menores terão que conseguir votações mais expressivas nos estados e, caso contrário, apelar para alternativas que lhes dêem alguma representatividade no Congresso em 2007.

Entre as possibilidades, podem se unir numa federação de partidos – que faria com que o grupo tenha representatividade na Câmara – ou terem seus eleitos absorvidos por legendas maiores, como o PMDB. Há ainda uma terceira opção: a fusão de siglas como, por exemplo, PDT e PTB ou PSB e PCdoB.

Defensores da medida afirmam que ela será instrumento de combate às chamadas "legendas de aluguel", usualmente siglas sem programa partidário que se prestam a acomodar interesses diversos. Os que são contrários apontam que ela pode coibir o direito democrático de manifestação das minorias.

Para Roberto Romano, professor de Ética e Política da Unicamp, o direito das minorias é um princípio básico da democracia e deve ser respeitado. Mas ele avalia que é inegável que muitos partidos são usados por políticos "como meio de transporte para chegar a cargos públicos". "A questão é complexa. Acho que seria uma boa idéia pedir uma prova de fidelidade e compromisso dos candidatos à legenda. O problema é que a cláusula de barreira vai punir partidos como PPS, PDT, PV e PSOL, que não são legendas de aluguel", afirma Romano. "O que precisamos mesmo é acabar com o foro privilegiado dos políticos", acredita.

A cláusula, estabelecida pela lei 9.096 de setembro de 1995, prevê que só terão direito à representação na Câmara dos Deputados os partidos que conquistarem, pelo menos, 5% do total de votos válidos na eleição para deputado federal. As legendas também terão que eleger representantes em nove Estados, com um mínimo de 2% de votos em um deles.

Se a medida já tivesse validade na eleição de 2002, apenas sete partidos teriam conquistado percentual suficiente para sobreviver: PT (18,38%), PSDB (14,32%), PFL (13,37%) PMDB (13,35%), PPB (7,81%), PSB (5,27%) e PDT (5,12%). Ficariam fora partidos com tradição no cenário político, como o PTB (4,63%), PL (4,32%), PPS (3,06%), PCdoB (2,25%) e PV (1,35%). Os dados são do site Políticos do Brasil.

Para o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), candidato à reeleição e que aparece em seu programa eleitoral pedindo votos para a sobrevivência do PV, os partidos pequenos tiveram tempo para conquistar mais votos e não o fizeram. "Nosso partido será penalizado", afirmou. "Mas este é um preço a ser pago. Minha atuação como deputado não vai mudar por isso", ressaltou.

Neste ano, alguns partidos menores desistiram de lançar candidato à Presidência ou de coligarem-se nacionalmente para ter liberdade de formar alianças nos estados e, assim, conquistar os percentuais mínimos de desempenho.

Outros, como PSOL, PDT e PSDC, preferiram encarar sozinhos uma candidatura nacional na expectativa de fortalecer a sigla. Há ainda os que se uniram a candidaturas maiores, como o PRB e o PCdoB, que apóiam a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Nenhum deles, no entanto, tem garantias de que suas estratégias vão surtir efeito.

Os acadêmicos contrários à decisão argumentam que a diminuição no número de partidos já vem acontecendo naturalmente desde a retomada da democracia nos anos 1980. De 1982 a 1996 existiram 72 partidos políticos no Brasil, não necessariamente ao mesmo tempo. Em 2006, o número de partidos com registro definitivo no TSE é de 29. A nova cláusula funcionaria apenas como um acelerador deste processo.

Segundo a cláusula, os partidos que não atingirem o desempenho exigido nos estados terão tempo reduzido na propaganda gratuita de rádio e TV e receberão menos dinheiro do fundo partidário. Também não poderão participar da composição da mesa-diretora da Câmara, nem ser indicados para atuar em comissões permanentes ou CPIs.

Os preços do petróleo encerraram em queda no pregão de hoje, click ampliando um declínio de quase 20%no último mês, à medida que os amplos estoques norte-americanos compensaram preocupações geopolíticas.

Os contratos de petróleo em Nova York fecharam em queda de US$ 0,75, a US$ 63,22 por barril. O declínio desta sessão segue um avanço de US$ 0,21 na véspera, quando a commodity interrompeu um ciclo de sete recuos – a maior série de baixas em três anos.

Em Londres, o petróleo tipo Brent encerrou a US$ 62,24 por barril, recuando US$ 0,75, mais de US$ 16 abaixo do recorde de alta atingido no início de agosto. Esse foi o maior declínio desde a Guerra do Golfo em 1991.

Os dados sobre estoques dos Estados Unidos, divulgados nesta semana, mostraram um crescimento das reservas de gás natural e derivados, incluindo óleo para aquecimento, reforçando a oferta no maior país consumidor de energia do mundo, antes do inverno no Hemisfério Norte.

Os preços de petróleo caíram no começo da semana com menor preocupação de que o impasse entre o Ocidente e o Irã sobre o programa nuclear de Teerã pudesse levar a uma interrupção no fornecimento do quarto país exportador de petróleo do mundo.

Ontem, um oficial norte-americano disse que o Irã deve enfrentar sanções agora porque estaria insistindo "agressivamente" na questão atômica, mas aliados da União Européia afirmaram ainda não ser muito tarde para conversações.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, sinalizou que está aberto a "novas condições" e que a disputa sobre o programa nuclear poderia ser resolvida com negociações. O Irã ainda afirmou que o seu programa visa gerar recursos de energia e não fabricar armas nucleares.

 

A Ford Motor ofereceu programa de demissão voluntária a mais de 75 mil funcionários, health representados pelo sindicato, na tentativa de reduzir custos, em resposta à queda de participação no mercado norte-americano, informou o sindicato United Auto Workers (UAW) em e-mail enviado hoje a seus membros.

Os pacotes de demissão voluntária, que incluem incentivos para aposentadoria antecipada, também estão sendo estendidos a funcionários representados pelo Automotive Components Holdings, um grupo de fábricas antigamente detido pela Visteon, ex-unidade de peças da Ford.

No e-mail, que foi entregue à Reuters por um funcionário do sindicato, o vice-presidente da UAW, Bob King, diz que o sindicato está "profundamente preocupado" com a perda de participação no mercado da Ford.

 

Manifestantes de esquerda forçaram o presidente mexicano, sickness Vicente Fox, order a abandonar seus planos de liderar uma tradicional cerimônia na capital do país na sexta-feira, véspera do dia da independência mexicana, disse o ministro do Interior do país.

Fox é alvo da ira dos esquerdistas por causa do que classificam como fraude na eleição presidencial de julho. Em vez da cerimônia, Fox vai participar de um simbólico grito de independência na cidade de Dolores Hidalgo, região central do país, disse o ministro Carlos Abascal na quinta-feira.

A cerimônia, conhecida como "el grito", acontece todos os dias 15 de setembro na praça Zócalo, no centro da capital, mas os esquerdistas prometeram realizar manifestações contra Fox na praça.

 

O candidato do PSDB à Presidência, healing Geraldo Alckmin, price disse hoje que o governo brasileiro foi "omisso, cost submisso e fraco" ao lidar com a recente decisão da Bolívia de regulamentar a comercialização interna de gás e petróleo.

A resolução do governo boliviano, publicada ontem e que consolida a nacionalização da exploração de gás e petróleo no país, decretada em maio, provocou novos choques entre o governo do presidente Evo Morales e a Petrobras.

A medida ocorre um dia antes de uma reunião entre representantes da estatal boliviana YPFB com o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que cancelou o encontro.

Alckmin afirmou que a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, é mais um exemplo da "rotina de política externa ideologizada". "É impressionante. Primeiro, a omissão do governo, o governo se esconde.

Segundo, a submissão e, terceiro, a fraqueza no esforço para resolver o problema", afirmou Alckmin a jornalistas pouco antes de embarcar em um jato rumo a Minas Gerais. "É colocar à frente dos interesses do país interesses outros, que são ideológicos", completou Alckmin, acrescentando que, se estivesse no Palácio do Planalto, recorreria à Justiça internacional e usaria a diplomacia para lidar com Morales, sem cortar relações.

O tucano acredita ainda que haverá alta dos custos do gás natural após a votação de 1º de outubro.

"Não tenho dúvidas de que, após as eleições, virá outra conta, que é a tentativa de aumento do preço do gás. E aí, quem acaba pagando é povo brasileiro", acrescentou.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi surpreendido pelas medidas adotadas pela Bolívia em relação às refinarias da Petrobras no país, case disse o ministro das Minas e Energia, and Silas Rondeau.

O governo, cure que tem buscado resolver as disputas sobre gás e petróleo com a Bolívia com intensa diplomacia, falou em respeito a contratos, devido à possibilidade de pagamento menor que o esperado, ou mesmo não pagamento, pela apropriação das refinarias da estatal no país.

"A posição firme que nós temos defendido é que temos contratos que devem ser cumpridos… O presidente Lula tem sido claro no apoio a essa posição", afirmou o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, a jornalistas.

A Petrobras é a maior investidora do setor petrolífero na Bolívia. Os governos dos dois países vêm negociando desde maio, quando o presidente boliviano Evo Morales anunciou a nacionalização do setor de energia.

Nesta quinta-feira, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o ministro cancelaram viagem à Bolívia para uma reunião com o governo local, marcando a retomada das negociações sobre o processo de nacionalização dos hidrocarbonetos.

De acordo com Rondeau, "certamente a Petrobras recorrerá" a uma arbitragem internacional para resguardar seus direitos. Depois, ele ponderou que isso "será um passo seguinte ao não entendimento dentro do dialogo que precisa ser construído". 
Questionado se os investimentos da Petrobras no segmento de refino na Bol ívia estão se tornando inviáveis, o ministro respondeu: "Claro que num primeiro momento (a Petrobras) tentará flexibilizar alguns pontos para manter a posição de negócio dela lá. No limite, certamente terá de tomar atitude dessas.. ninguém vai ficar num lugar onde não há retorno do seu investimento".

 

Desafiando o presidente George W. Bush, ambulance um comitê do Senado norte-americano aprovou hoje uma legislação para estabelecer julgamentos de suspeitos de terrorismo estrangeiros que, look segundo Bush, podem comprometer a guerra contra o terrorismo.

Por 15 votos a 9, o Comitê de Serviços Armados do Senado aprovou o projeto de lei que, de acordo com os senadores, fornecerá aos suspeitos mais direitos legais do que Bush queria e resistiu as tentativas do presidente de limitar os critérios da Convenção de Geneva para tratamento de prisioneiros.

 

A Espanha pode ter servido de escala para vôos secretos da CIA, help mas não há provas de que tenham ocorrido violações ao direito internacional em seu território, disse hoje o chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos.

Ele foi o primeiro ministro a depor à comissão do Parlamento Europeu que investiga as suspeitas de que a Agência Central de Inteligência dos EUA tenha instalado prisões secretas na Europa para supostos terroristas e transportado suspeitos para países onde poderiam ser torturados.

"Nosso território pode ter sido usado não para cometer crimes, mas como escala a caminho de que fossem cometidos crimes em outros territórios", disse Moratinos, acrescentando que 66 vôos suspeitos fizeram escala na Espanha.

"Segundo toda a informação disponível para o governo espanhol no momento, não houve qualquer violação da lei espanhola com relação aos vôos da CIA desde que este governo tomou posse [em março de 2004]", afirmou.

O presidente dos EUA, George W. Bush, confirmou na semana passada que a CIA manteve prisões secretas no exterior, onde suspeitos de terrorismo foram interrogados, mas não citou em que países isso ocorreu.

Um relatório de Dick Marty, investigador da entidade de direitos humanos Conselho da Europa, disse neste ano que o aeroporto de Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares (Espanha), foi um dos oito locais onde havia transferência secreta de presos.

Um juiz espanhol começou a investigar em junho se os presos que passaram por Mallorca foram detidos ilegalmente ou torturados, segundo autoridades judiciais.

As relações entre Espanha e EUA são frias desde que o Partido Socialista derrotou os conservadores na eleição de 2004, cumprindo imediatamente a promessa de campanha de retirar as tropas espanholas do Iraque.

Moratinos disse que as autoridades norte-americanas haviam dado garantias à Espanha de que não havia passageiros secretos nos aviões que faziam escala no país. Ele acrescentou que os serviços espanhóis de inteligência não descobriram provas de violações ou crimes durante as escalas dos aviões da CIA.

Mas as autoridades espanholas estão investigando vôos que poderiam ter sido usados para deter ou levar prisioneiros, antes ou depois da escala na Espanha, segundo o chanceler.

Ele mencionou um vôo Guantânamo-Misurata(Líbia)-Palma de Mallorca-Washington, em 15 de setembro de 2004, como sendo um dos suspeitos.

Moratinos também citou um vôo Guantânamo-Tenerife-Constanza-Bucareste-Casablanca-Rabat-Washington, que passou 2 horas e 29 minutos nas Ilhas Canárias em 12 de abril de 2004.

De acordo com Moratinos, um diplomata norte-americano em Madri admitiu em abril que se tratava de um vôo da CIA como parte de uma "transferência extraordinária", mas que não havia passageiros a bordo durante a escala em território espanhol.

Moratinos disse que pedirá aos chanceleres da UE reunidos amanhã em Bruxelas que discutam o caso e assumam uma posição. Ele defendeu melhorias nos controles de vôos para impedir violações.

"O mais importante é esclarecer se houve violações do direito internacional em países da União Européia", disse ele. "A maior vitória que você poderia dar aos terroristas seria se liberdades e direitos fundamentais fossem sacrificados."

 

O deputado federal Jorge Bittar, for sale candidato do PT a prefeito do Rio na última eleição, avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o próprio partido aprenderam com os erros do primeiro governo e que o segundo mandato, se confirmado em 1º de outubro, será de co-responsabilidade com os partidos aliados, com base em metas definidas.

"O próximo governo será de coalizão. Um ministro, seja de que partido for, terá um mandato e uma missão estabelecidos pelo governo", afirmou Bittar.

O deputado está seguro que o PT terá a seu lado o PMDB, o PSB, o PCdoB e, eventualmente, até o PDT. Só não mostra muito otimismo em relação ao PSOL, embora ache que alguns quadros poderão retornar ao PT.

"O PSOL está muito radicalizado, mas não sei se terá vida longa. O PT renovou sua direção, fez uma certa autocrítica e alguns companheiros poderão voltar ao partido." Bittar disse que o PT está atento aos discursos "mais radicais" da oposição, mas não vê convergência entre as posições nem mesmo de líderes tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador mineiro, Aécio Neves, e de expoentes do PFL, como seu presidente, o senador Jorge Bornhausen (SC).

"Existem setores mais radicalizados, mais de direita, representados pelo Bornhausen e pelo Fernando Henrique. Mas nem todo o PSDB está assim. O Aécio, por exemplo, tem outro tipo de discurso", comentou, reforçando a maior proximidade do PT com o governador de Minas e potencial candidato à sucessão de Lula em 2010.

Para Bittar, a questão da governabilidade em um segundo mandato de Lula não está ameaçada. "O PSDB está dividido. PFL e PSDB brigam no Brasil inteiro. Dificilmente terão unidade para construir uma grande força oposicionista", estimou.

A agressividade contida em certos discursos da oposição e as ameaças de impeachment contra Lula são entendidas por Bittar como uma tradição da direita no Brasil.

"A direita é historicamente golpista. Ela fez isso com Getúlio, tentou com JK, repetiu com Jango e tentará com Lula. Mas a gente sai na frente e acredito que o segundo governo será melhor que o primeiro. Lula se aproveitará da experiência adquirida para isso."

Bittar confirmou que a reforma política será prioridade no próximo governo e que o PT se baterá pelo financiamento público de campanha, a fidelidade partidária e o sistema de lista fechada ou distrital misto, modelo alemão. Por este modelo, metade dos representantes é eleita em distritos uninominais e a outra metade em listas fechadas. O eleitor vota em um candidato no distrito e em um partido na lista.

"Hoje, mais de 60% da população não lembra em quem votou nas últimas eleições. Este modelo aproxima eleitor e eleito", defendeu.

 

A regulamentação da lei de nacionalização do setor boliviano de petróleo e gás, web recém-editada, discount não afeta as operações de exploração e produção da Petrobras no país vizinho, apenas o refino, afirmou hoje um diretor da companhia.

Segundo Guilherme Estrela, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, as negociações sobre as atividades de exploração no país vizinho prosseguem normalmente, assim como as negociações sobre o preço do gás.

"As informações que tivemos sobre o decreto têm um impacto muito negativo para a Petrobras na Bolívia, mas não afetam a exploração e produção. Só as refinarias", declarou o diretor.

Na noite de ontem, o governo boliviano publicou a regulamentação da lei de nacionalização que, entre outros itens, desapropria duas refinarias da Petrobras que são responsáveis pelo abastecimento de 90% do mercado boliviano.

O governo brasileiro reagiu cancelando uma reunião que seria realizada amanhã com autoridades da Bolívia.

A Petrobras informou em comunicado que mais uma rodada de negociações sobre pedido de revisão de preços do gás foi realizada com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) na quarta-feira, em Santa Cruz de La Sierra, sem fornecer mais detalhes.

"Na reunião concluída ontem, conforme previsto, a Petrobras e a YPFB aprofundaram as discussões na busca de soluções mutuamente aceitáveis para o tema em discussão", informou.

O próximo encontro entre as empresas para discussão do eventual reajuste do gás está marcado para o dia 29 de setembro, novamente em Santa Cruz de la Sierra.

De acordo com Estrela, a Petrobras ainda avalia o alcance das medidas da regulamentação e estuda qual será o próximo passo a ser dado.

"Qualquer ação desse tipo da YPFB impacta nossa disponibilidade de investimentos", afirmou.

O analista da corretora Agora Luiz Broad, disse que "o valor das refinarias em relação ao valor de mercado da Petrobras é muito pouco, insignificante, e ainda cabe recurso para a Petrobras".

Ele avaliou que não houve grande novidade em relação ao que já era conhecido pelo mercado, mas admitiu que a notícia não é boa para a empresa.

"Temos que ver como a Petrobras vai se posicionar e se isso (eventual nacionalização sem pagamento) fere a legislação boliviana, isso ainda vai se arrastar por um bom tempo", afirmou.

As ações da empresa na Bovespa registravam queda de 2,65% perto do fechamento.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi surpreendido pelas medidas adotadas pela Bolívia em relação às refinarias da Petrobras no país, price disse o ministro das Minas e Energia, story Silas Rondeau.

O governo, medications que tem buscado resolver as disputas sobre gás e petróleo com a Bolívia com intensa diplomacia, falou em respeito a contratos, devido à possibilidade de pagamento menor que o esperado, ou mesmo não pagamento, pela apropriação das refinarias da estatal no país.

"A posição firme que nós temos defendido é que temos contratos que devem ser cumpridos. O presidente Lula tem sido claro no apoio a essa posição", afirmou o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, a jornalistas.

A Petrobras é a maior investidora do setor petrolífero na Bolívia. Os governos dos dois países vêm negociando desde maio, quando o presidente boliviano Evo Morales anunciou a nacionalização do setor de energia.

Nesta quinta-feira, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o ministro cancelaram viagem à Bolívia para uma reunião com o governo local, marcando a retomada das negociações sobre o processo de nacionalização dos hidrocarbonetos.

De acordo com Rondeau, "certamente a Petrobras recorrerá" a uma arbitragem internacional para resguardar seus direitos. Depois, ele ponderou que isso "será um passo seguinte ao não entendimento dentro do dialogo que precisa ser construído".

Questionado se os investimentos da Petrobras no segmento de refino na Bolívia estão se tornando inviáveis, o ministro respondeu: "Claro que num primeiro momento (a Petrobras) tentar á flexibilizar alguns pontos para manter a posição de negócio dela lá. No limite, certamente terá de tomar atitude dessas, ninguém vai ficar num lugar onde não há retorno do seu investimento."

 

A maioria dos empresários da Argentina teme sofrer cortes de energia no verão, there o que prejudicaria seus negócios, rx mostrou nesta quinta-feira uma pesquisa da Reuters. Na sondagem com 42 empresários de setores diferentes, pilule 81% ou 34 participantes, manifestaram angústia ante a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia, enquanto 19% descartaram problemas no curto prazo.

O resultado do levantamento vai contra a posição do governo, que garante não h aver problemas de escassez de energia. Também contrasta com declarações públicas de empresários, que preferem evitar contradizer o governo em um tema delicado. "O problema é a falta de investimentos, que ficará claro também nos próximos anos", respondeu um dos consultados sob a condição de anonimato.

Outro empresário sustentou que "o sistema energético está em colapso e não há medidas de longo prazo". A pesquisa foi feita durante uma reunião do Instituto para o Desenvolvimento Empresarial da Energia (Idea), em Mendoza, cidade que fica mil  quilômetros de Buenos Aires.

O governo do presidente Néstor Kirchner decidiu na semana passada que todas as grandes empresas consumidoras de energia, que precisarão de mais eletricidade do que demandaram em 2005, deverão se abastecer por conta própria, o que implicará aumento de custos.

A medida, que será implementada a partir de novembro, foi interpretada por analistas como reconhecimento de uma eventual falta de energia ou, como se diz popularmente, medo de apagões. A Argentina at ravessa o quarto ano de crescimento econômico a um ritmo superior a 8 por cento ao ano, o que acelerou a demanda por energia elétrica sem acompanhamento de investimentos necessários para ampliar a oferta.

 

As instituições bancárias reduziram neste mês a projeção para o crescimento brasileiro em 2006, there assim como os prognósticos para a taxa Selic e para a inflação, stuff segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgada hoje.

A estimativa para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 3, store 61% em agosto para 3,23%.

A revisão ocorre após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar que a economia do País cresceu menos que o esperado no segundo trimestre.

"O resultado do PIB do segundo trimestre, divulgado em 31 de agosto, foi um dos fatores que influenciou esta revisão", informou Ana Higa, economista sênior da Febraban, em nota.

Entre os fatores que puxaram a expansão para baixo está o PIB industrial. Isso levou os bancos a reduzir as estimativas para o crescimento desse setor em 2006, de 4,38% para 3,91%.

A pesquisa é feita com 49 instituições bancárias sobre o desempenho de 35 variáveis econômicas.

A previsão para a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2006 também declinou, passando de 3,88% no levantamento de agosto para 3,48%.

"O arrefecimento da alta do preço do petróleo no mercado internacional diminuiu a expectativa de elevação do preço da gasolina no mercado doméstico e contribuiu para a queda mais acentuada da expectativa de inflação neste ano", acrescentou a economista.

A revisão da inflação levou também a uma mudança na perspectiva para a taxa Selic no fim do ano, que recuou de 14,14% para 13,77%.

O prognóstico para a taxa de câmbio no encerramento do ano teve ligeira baixa, passando de R$ 2,20 por dólar em agosto para R$ 2,18.

A projeção para o crescimento do PIB em 2007 caiu de 3,66% em agosto para 3,57%. Para a inflação no ano que vem, a estimativa passou de 4,42% para 4,34%.

 

O número de desempregados na faixa de 16 a 24 anos de idade atingiu, order em 2005, 1,473 milhão de pessoas nas cinco principais regiões metropolitanas do país: São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte e no Distrito Federal. Esse contingente representava  45,5% do total de trabalhadores sem emprego nesses locais (3,241 milhões). Já os que foram absorvidos pelo mercado de trabalho alcançaram a 3,157 milhões ou 20,7% do universo de empregados com idade acima de 16 anos. 

Os dados estão em um documento de estudo e pesquisa sobre a ocupação dos jovens no mercado de trabalho divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

De acordo com o levantamento, a população jovem de 16 a 24 anos de idade era de 6,452 milhões de pessoas, 23,8% da população com idade acima de 16 anos. E do total das pessoas aptas a entrarem no mercado de trabalho, os jovens de 16 a 24 anos somavam 4,629 milhões.

Os técnicos do Dieese, no entanto, classificaram como “bastante elevada” a taxa de participação desses jovens no mercado de trabalho, superando inclusive a de pessoas com idade acima de 25 anos nas regiões de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte. No Distrito Federal foi identificado um certo equilibro da taxa, enquanto ocorreu o contrário nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador, onde predominaram as taxas de participação da população com 25 anos e mais.

A pesquisa revela ainda que as chances de ocupação foram melhores em áreas de economia mais dinâmica. Em Porto Alegre, a taxa de desemprego atingiu 26,3% e em Salvador, 41,4%.

 

Na análise técnica também é destacado que a dificuldade dos jovens é mais acentuada quando disputam vagas com trabalhadores de maior experiência profissional. “Esse é um dos principais fatores de desagregação social no período atual brasileiro”, ressalta o documento. Os adolescentes na faixa de 16 a 17 anos são os mais atingidos pelo desemprego, e entre os rapazes e moças, elas são as mais excluídas.

Comparando 2005 com 2004, o estudo observa queda na taxa de participação dos jovens em quase todas as regiões, exceto São Paulo, onde o percentual saltou de 76,7% para 76,8%. Esse recuo pode em parte estar associado ao desalento, diz o documento.

Na análise, os técnicos salientam ainda que os jovens mais pobres encontram maior dificuldade em conciliar estudo e trabalho. Em Salvador, no ano passado 69,4% dos jovens ocupados nas famílias de baixo poder aquisitivo apenas trabalhavam. No Distrito Federal, esse percentual foi maior, 78,9%. Já nas famílias de maior renda no Distrito Federal foram encontrados 46,8% dos jovens ocupados que apenas trabalhavam.

Quanto à formação, predominou entre os mais pobres o ensino fundamental incompleto. Já entre os mais ricos, foi verificado com mais freqüência jovens com ensino médio completo. As chances de arranjar emprego foram maiores no setor de serviços, que absorveu 61,9% dos jovens ocupados no Distrito Federal e 55,1% em Salvador. O comércio aparece em segundo lugar em Belo Horizonte, Distrito Federal, Recife e Salvador. Em Porto Alegre e São Paulo, o maior empregador foi a indústria.

O estudo mostra também que em geral o jovem ocupado é do sexo masculino com ensino médio completo e, na grande maioria das vezes, cumpre uma jornada de trabalho acima de 39 horas.

O rendimento oscila entre um e dois salários mínimos e prevalece o vínculo de trabalho com carteira assinada. Os mais pobres apenas trabalham e não estudam e têm rendimentos inferiores a um salário mínimo.

Ingressos de recursos e um cenário internacional sossegado fizeram o dólar reverter o movimento da manhã e encerrar em baixa de 0, this web 46% nesta quarta-feira, hospital vendido a R$ 2, viagra 158.

"Hoje foi um dia que não tinha muita notícia então, a tranqüilidade do mercado externo e a presença de fluxo (de ingressos) ajudaram a derrubar o dólar", resumiu Francisco Carvalho, gerente de câmbio da corretora Liquidez.

O leilão de compra de dólares do Banco Central também foi pontual para a reversão na trajetória do dólar, já que a autoridade monetária aceitou apenas quatro propostas, com corte a R$ 2,171.

Na abertura dos negócios, a moeda norte-americana operou com leve alta, impulsionada por alguns ajustes de posição.

O diretor de câmbio do banco Paulista, Tarcísio Rodrigues, completou que a liquidez foi menor nesta sessão, especialmente diante da agenda econômica fraca.

"E tivemos também a captação de US$ 150 milhões do Bicbanco que já foi suficiente para motivar essa queda, porque o mercado já antecipa (a entrada dos recursos)", disse o diretor.

O Bicbanco anunciou a venda no mercado internacional de US$ 150 milhões em bônus com vencimento em 2009. O ingresso dos recursos está previsto para o dia 21.

No front externo, os investidores acompanharam números que mostraram aumento no déficit orçamentário dos Estados Unidos além do esperado, para US$ 64,61 bilhões em agosto.

As bolsas de valores norte-americanas operavam em alta nesta tarde, enquanto os Treasuries de dez anos seguiam praticamente estáveis.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), erectile do Ministério da Integração Nacional, more about alertou nesta quinta-feira que a umidade relativa do ar poderá ficar em torno de 20% amanhã e sábado no Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, no oeste do Rio de Janeiro, em Goiás, no sul do Pará, Tocantins, no oeste de Pernambuco, no centro-sul do Ceará, no oeste da Paraíba, no Piauí, no oeste do Rio Grande do Norte, no Maranhão e em grande parte da Bahia. Para os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul os alertas indicam baixos índices de umidade para esta sexta-feira.

A secretaria desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Os alertas informam também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. E recomenda a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Alerta também os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios para terem atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

O engavetamento ocorrido por volta das 10:30h na BR-381, ampoule no
centro oeste de Minas Gerais, pill envolveu dois caminhões, search uma viatura da Policia Rodoviária Federal e mais dois veículos.

O acidente resultou na morte de quatro pessoas, entre elas está o arcebispo diocesano de Guaxupé, Dom José Mauro Pereira Bastos, de 51 anos. Quatro veículos ficaram totalmente queimados e um congestionamento de quase 20 quilômetros se formou no local.

O presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli de Azevedo disse que se o governo boliviano não voltar atrás da resolução que nacionalizou as refinarias naquele país, online a empresa deixará de operar em solo boliviano.

Segundo ele, more about a empresa vai entrar com um recurso revogatório da medida no Ministério de Hidrocarburos da Bolívia. Caso não tenha sucesso, recorrerá a vias judiciais, ainda na Bolívia.

Por último, usará o tratado entre os governos da Bolívia e da Holanda (a Petrobras Bolívia é subsidiária da Petrobras Holanda) que prevê uma decisão do Centro Internacional de Arbitragem Sobre Disputas de Investimentos, órgão do Banco Mundial, que pode estabelecer penas e indenizações para que a Bolívia pague.

Gabrielli disse que se essas medidas não caírem, a Petrobras sairá da Bolívia. “Vamos sair mas resolvendo contratos, pendências e ressarcimentos. Vamos sair de forma legal. Não vamos admitir sermos expulsos da Bolívia”.

O presidente fez questão de separar a ação boliviana do contrato do gás. “O contrato não está sendo questionado”. Mas confirmou que a reunião amanhã com o governo boliviano está cancelada.

Por fim, Gabrielli contestou o lucro considerado abusivo pelo governo boliviano, de US$ 320 milhões. O presidente da empresa comprovou que as operações de refino da Petrobras na Bolívia entre os anos de 2000 e 2006 geraram um lucro de US$ 85 milhões. Apenas na refinaria foram investidos US$ 105 milhões e ao todo, no país, foram investidos pela empresa brasileira, US$ 300 milhões.

 

As previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) colocam o Brasil no último lugar em termos de crescimento econômico na América Latina. O relatório World Economic Outlook, cheap divulgado nesta quinta-feira prevê crescimento de 5,1% para a economia mundial neste ano. O Brasil, com aumento de 3,6% para o Produto Interno Bruto (PIB) – melhora de 0,1 ponto percentual em relação a abril – será inferior à média da América latina, cujo crescimento neste ano tem previsão de chegar a 4,8%.

O relatório foi divulgado durante a reunião de outono do Fundo, que se realiza em Cingapura, e a previsão supera em 0,3 ponto percentual a da reunião de verão, ocorrida em abril.

O Fundo estima para os Estados Unidos crescimento de 3,4%, enquanto para a União Européia a previsão é de que deverá crescer 2,4%. Para 2007, o Fundo aponta que o Brasil vai crescer 4%, enquanto o desempenho do mundo será de 4,9% e o da América Latina, de 4,2%.

A Operação Alçapão prendeu na madrugada de hoje 18 integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) durante uma ação em Limeira, approved interior de São Paulo. Além dessas prisões, mais cinco acusados de integrar a organização criminosa, já estavam detidos, que somados são agora 23 presos.

Para cumprir os 32 mandatos de prisão temporária da Justiça de Limeira e Conchal, trabalharam na ação 104 policias civis, divididos em 11 equipes. Todos os presos na operação tiveram de alguma forma participação nos ataques do PCC na região de Limeira.

As pessoas presas são os chamados "soldados", aqueles que cumprem as ordens. Um deles foi encontrado em Limeira, sete em Conchal, nove em Araras e um em Paulínia. A única mulher está detida na cidade de Limeira, e todos os outros estão na cadeia de Araras.

O delegado seccional Aparecido Capello acredita que com essas prisões, cerca de 80% dos suspeitos de envolvimento com PCC foram capturados. Entre um dos mandados de busca que não foi concluído, está o de um gerente, que repassa as determinações da facção.

A ex-presidiária Saradiene Cardoso de Jesus, stuff de 31 anos, pharm foi presa hoje por agentes da
Delegacia de Crimes de Trânsito do Detran, information pills por clonar o registro de um Audi prata. A acusada já esteve presa por estelionato, receptação e porte de arma.

A investigação começou quando a proprietária do Audi registrou um boletim de ocorrência no Detran devido a uma série de multas que não cometeu. Mesmo após a troca das placas, a proprietária continuou recebendo multas indevidas.

Saradiene, com a ajuda de um despachante, já identificado pelo Detran e que está foragido, soube da mudança das placas do veículo original e alterou também as placas do dublê. Descobriu-se, após vistoria no veículo apreendido, por meio do número do chassi, que o clone é um veículo roubado em Sorocaba, em janeiro deste ano.

O Equador abriu nesta quinta-feira uma licitação para oito campos marginais de petróleo com cerca de 115 milhões de barris de reservas comprovadas, dosage informou um porta-voz do Ministério da Energia.

Os campos estão localizados na região da Amazônia e atualmente são operados pela companhia estatal Petroecuador.

O Equador aceitará ofertas até 16 de outubro.

A extração atual do quinto produtor de petróleo da América do Sul se aproxima de 530 mil barris diários.

O ministro sul-coreano das Relações Exteriores, more about Ban Ki Moon, pills saiu na frente em uma pesquisa informal para a secretaria-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), mas a disputa ainda está longe de ser decidida, disseram integrantes do Conselho de Segurança.

"As coisas podem sempre mudar, mas agora ele está liderando", disse o embaixador chinês na ONU, Wang Guangya, a repórteres após a eleição secreta entre os 15 membros do Conselho de Segurança.

Outros integrantes do Conselho disseram que um novo candidato pode surgir instantes antes da eleição, marcada para o final deste ano, para suceder o ganês Kofi Annan, sétimo secretário-geral nos 61 anos da história da entidade.

Os resultados da quinta-feira não foram diferentes do de outra pesquisa informal feita em julho. Ban, no entanto, fortaleceu sua posição, conseguindo mais dois votos.

O indiano Shashi Tharoor, subsecretário da ONU para Informação Pública, ficou em segundo, seguido pelo vice-primeiro-ministro tailandês Surakiart.

A Companhia Energética de Brasília (CEB), illness ira interromper amanhã temporariamente o fornecimento de energia elétrica, para efetuar manutenção, nos seguintes locais:

Lago sul
08h às 12h

QI-15 Chácaras 02 e 03, Chácaras 04/05 (Centro Educacional Nsa. Sra. do Rosário).

Sobradinho Rural
09h às 15h

Região de Palma (DF-170): Fazenda Taquari (Renato S. Pillar), Fazenda Maranata, (Daniel P. de Farias), Waldemar R. de Morais, Sítio Sucupira Hernane D. Pinto), Chácara Maria Gouveia Ferraz, Valdo do Espírito Santo, Alfredo A. Pacheco, João Firmes Soares, Chácara Monjolinho (Aderico Pacheco), Sítio Vô Chico (Alaide de Sousa), Sítio Céu Azul  (Waldiney Vieira Pacheco) e Chácara União (Hélio Borges).

São Sebastião Rural
10h às 12h

Colônia Agrícola Nova Betânia (BR-251 Km 74): Chácaras 9, 11, 12, Chácaras de 14 a 23, 25, 26, Chácaras Ildete P. Teixeira, Eliana S. Bomfim, Hamilton Paulo Lopes, José Ivan da Silva, Osmar Cardoso Oliveira, Ailton Nunes Melo, Fracislei Gomes Matos, Domingos Roberto Souza, Centro Comunitário e Fazenda Cachoeira da Papuda.

A suplente de um vereador de Salvador (BA) e candidata a deputada estadual Milena Silva vinha se destacando no cenário político pela beleza. Tanto que  resolveu abandonar a política para posar nua na edição de setembro da revista masculina Premium. No ensaio fotográfico, generic a ex-candidata, de 22 anos, exibe sua boa forma em uma praia, a bordo de um iate.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o governo boliviano vai "congelar" a medida que gerou novo impasse com a Petrobras.

"Eu pedi para o meu assessor especial Marco Aurélio (Garcia) ligar para o vice-presidente da Bolívia, pills que estava chegando dos Estados Unidos, online e ele informou o Marco Aurélio que eles vão congelar essa medida", more about disse Lula em entrevista à TV Bandeirantes.

A resolução do governo boliviano, de quarta-feira, inclui o controle pela estatal YPFB do fluxo de caixa das refinarias da Petrobras no país.

O líder cubano Fidel Castro apareceu rapidamente de pé durante um encontro nesta quinta-feira com o presidente da Venezuela, generic Hugo Chávez.

O video, information pills de poucos minutos, ailment mostra Fidel, de 80 anos, recebendo em seu quarto a visita de Chávez, que está em Havana para a reunião de cúpula do Movimento dos Não-Alinhados.

Vestindo um pijama, Castro permanece alguns minutos de pé, aperta a mão de Chávez e longo senta-se na cama.

Foi o primeiro vídeo mostrando o líder comunista desde que adoeceu no fim de julho.

Uma passageira que ingressou na Justiça contra a Viplan acabou sendo condenada a indenizar a empresa de transporte urbano por ter quebrado um relógio marcador de horário do boletim operacional dos ônibus no terminal rodoviário do Cruzeiro. De acordo com a decisão unânime da 5ª Turma Cível do TJDFT, viagra a passageira terá de pagar à Viplan o valor de 600 reais pelo relógio. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira, page 13.

A passageira conta que, após sair muito cansada de seu plantão noturno no Hospital de Base de Brasília, pegou um ônibus da Viplan a fim de ir para sua casa. No trajeto para o Guará I, o ônibus quebrou por problemas mecânicos, tendo ela sido orientada a continuar a viagem em outro ônibus. Alega que foi embarcada por funcionários da empresa em outro veículo. Porém, o coletivo se direcionou ao Cruzeiro.

A passageira sustenta que, por ser pessoa de poucos recursos financeiros, possuía somente o dinheiro da passagem de volta para casa. Por isso, solicitou ao cobrador a devolução do seu dinheiro para que pudesse pegar outro ônibus para o Guará, seu destino desde o início da viagem, mas seu pedido foi recusado. Diz, ainda, que foi desrespeitada pelo fiscal da Viplan, que a culpou por pegar o ônibus errado.

O desentendimento com o fiscal ocorreu no terminal rodoviário do Cruzeiro. Na ocasião, a passageira relata que teve uma crise nervosa e acabou quebrando um bebedouro e um relógio marcador de horário do boletim operacional dos ônibus. O fato acabou na prisão em flagrante da passageira. Ela sustenta que passou a precisar de consultas e remédios devido à humilhação, vergonha, angústia e aflição pelas quais passou.

Ao entrar com ação judicial pedindo a condenação da Viplan por danos morais, a situação acabou revertida a favor da empresa e contra a passageira, que passou a ser ré no processo. A Viplan requereu que ela fosse condenada a ressarcir a empresa pelos danos materiais causados ao arremessar o relógio contra um bebedouro do terminal rodoviário, apresentando orçamento no valor de R$ 2.748,00.

Segundo a sentença, foi a passageira quem não soube conduzir os fatos de forma ordeira, quebrando objetos da empresa de ônibus, num acesso de fúria, causando prejuízos materiais à Viplan. Para a juíza que proferiu a sentença, não houve qualquer ato da empresa que justificasse a indenização pretendida pela passageira, uma vez que os danos morais não foram comprovados.

“Mais grave ainda é a atitude tomada pela autora num caso exemplar de aborrecimento que todos que vivem numa cidade grande estão sujeitos a passar. Aborrecimentos como tais não são causadores de danos morais, especialmente quando pelo comportamento da autora se pode verificar que esta já naquela época não logrou portar-se em sociedade, preferindo fazer “justiça” com as próprias mãos”, afirma a juíza.

Segundo entendimento da juíza de primeiro grau e dos desembargadores da 5ª Turma Cível, os danos causados pela passageira à Viplan ficaram comprovados. A passageira responde, inclusive, a processo criminal pela ocorrência, no qual já havia se comprometido a ressarcir o dano, no período de dois anos. O fato que gerou toda a demanda judicial aconteceu no dia 24 de janeiro de 2004.

O interrogatório dos cinco capoeiristas acusados de matar por espancamento o produtor de eventos, symptoms Ivan Rodrigo da Costa, purchase de 29 anos, em frente à boate Fashion Club, no Setor de Diversões Norte, será realizado amanhã, 15/9, a partir das 10 horas da manhã, no plenário do Tribunal do Júri de Brasília, localizado no térreo do Bloco “B”, Ala C, do Fórum de Brasília.

Ivan foi espancado em 21/8/06 e morreu dias depois por causa das lesões, e todos os acusados estão presos. São eles: Thiago Martins de Castro, 21 anos; Edson de Almeida Teles Junior, 22 anos; Alexandre Pedro do Nascimento, 24 anos; Francisco Edilson Rodrigues de Sousa Junior, 21 anos e Fernando Marques Robias, 26 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado