Menu
Brasília

Campus Party acontece em ambiente virtual

Edição terá 24h diárias de palestras e oficinas digitais com acesso gratuito

Lucas Neiva

08/07/2020 7h01

De amanhã até o dia 11, acontecerá em ambiente virtual uma edição internacional da Campus Party, com 24 horas diárias de palestras ininterruptas e oficinas digitais. O acesso é gratuito, e o conteúdo pode ser acessado tanto ao vivo quanto em material on demand. O principal objetivo das oficinas na edição desse ano é buscar por soluções na área de desenvolvimento sustentável. Inscrições podem ser feitas pelo site.

O Campus Party desse ano tinha previsão oficial de acontecer presencialmente em Brasília, como aconteceu em 2019. Mas as complicações provocadas pela pandemia fizeram com que fosse adiado para abril de 2021 “como forma de levar conteúdo e experiências aos campuseiros criamos essa versão digital com o objetivo de conectar todos os jovens inovadores ao redor do mundo usando a tecnologia para apoiar sociedade”, explica o fundador da Campus Party Paco Raggeles.

A edição virtual permitirá com que todas as regiões que participam possam cooperar na produção de conteúdo. Com isso, o Campus Party será capaz de reunir palestras dos mais de 50 países participantes de diversos cantos do mundo. Entre os destaques, encontram-se Jaqueline Goes de Jesus, pesquisadora que coordenou o mapeamento genético dos primeiros casos de covid-19 na América Latina; Edward Snowden, especialista em segurança digital e ex espião da Agência Nacional de Segurança (NSA) nos Estados Unidos e Al Gore, ex-vice presidente americano especialista em meio ambiente.

O tema da Campus Party desse ano é “Reboot the World” (Reinicie o Mundo), e será também o tema do principal hackathon (maratona criativa de programação) do evento. O desafio do hackathon esse ano é “Como implementar a discussão e gerar soluções baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre as instituições governamentais e sociedade civil”. O regulamento e a programação podem ser acessados no site http://http://quero.party/, mesmo endereço das inscrições.

A participação no hackathon Rei também é gratuita, e poderá ser feita individualmente ou em times de até cinco pessoas, e os participantes inscritos além de receberem certificados de participação após a submissão dos projetos, terão direito a propriedade intelectual sobre eles.

A expectativa da Campus Party é que seja o maior chamado à ação já feito na história, e conta com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. “A Campus já faz parte da vida do brasiliense e do calendário de eventos de Brasília, agora marca presença como uma Campus mundial. (…) Será um sucesso para o mundo todo”, adverte o secretário da Ciência e Tecnologia Gilvan Maximo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado