Menu
Brasília

Campo de futebol do Paranoá recebe iluminação

Em sete dias de ação, GDF Presente resolve pendências que a comunidade vinha tentando solucionar há seis anos

Marcus Eduardo Pereira

03/08/2019 12h57

Onde havia lâmpadas queimadas e problemas na instalação de equipamentos, hoje há luz farta, possibilitando ampla visão de todos os cantos. Assim acontece no campo de futebol amador Central do Paranoá, que, por meio do programa GDF Presente, recebeu iluminação em lâmpadas de led – uma demanda que, encaminhada às gestões anteriores do GDF há seis anos, somente agora foi atendida.

As lâmpadas também foram substituídas no campo Fut 7 (ao lado do amador), na pista de atletismo do Paranoá e no campo de futebol sintético.  Os recursos são da Companhia Energética de Brasília (CEB). Segundo a administração regional da cidade, um timer desliga a iluminação automaticamente à meia-noite, a fim de reduzir o consumo de energia.

A volta dos jogos

O porteiro e treinador de times Edilson dos Santos Silva conta que, até então, era inviável realizar jogos à noite nesses campos, devido às más condições de iluminação. “Não tínhamos como enxergar, era tudo escuro”, lembra. “Agora ficou excelente. Aqui [no Paranoá] está a elite do futebol brasiliense, com jogadores de todas as categorias. E todos os dias podemos ter jogos agora”.

Na noite desta sexta-feira (2), o jogo da semifinal do Campeonato Veterano 35 entre as equipes Agachadinho e União Júnior foi possível porque havia iluminação de qualidade para os atletas.

Dentre os torcedores, o pedreiro Gilvando dos Santos, 50 anos, era um dos mais entusiasmados. “Gosto de assistir às partidas, e agora a iluminação ficou 100%”, elogiou. “Quando vinha aqui e não tinha jogo porque estava escuro, era ruim. Agora estou satisfeito”.

Comunidade

O administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, lembra que, ainda em campanha, o governador Ibaneis Rocha esteve na região e registrou a reivindicação dos moradores por melhorias nos campos. “A revitalização do espaço deu vida nova para a região”, destaca. “O esporte é vida, ajuda a diminuir a violência e estimula atividades úteis nos jovens.”

A ação de uma semana do GDF Presente complementa outro trabalho realizado pela gestão atual do GDF: a instalação de banheiros masculino e feminino, além da ducha e de um minivestiário.  “As esposas vinham assistir aos jogos e não havia banheiro para elas”, relata Edilson dos Santos SIlva.

GDF Presente

O programa GDF Presente foi criado pelo governador Ibaneis Rocha para descentralizar e agilizar os serviços emergenciais de reparos e manutenção dos equipamentos públicos do Distrito Federal.  “O Paranoá está feliz”, comemora o administrador do Paranoá. “Em sete dias de atuação na cidade, o programa aumentou a nossa capacidade de serviços”.

Sérgio Damaceno lembra que, além do Paranoá, as regiões que abrangem Itapoã, Paranoá Parque e condomínios também usufruem dos benefícios nos campos de futebol.

Outras obras

Durante os sete dias em que marcaram presença no Paranoá, as equipes envolvidas no GDF Presente também atuaram na revitalização da praça da Quadra 15, na construção de um jardim no balão central de acesso à cidade [e também na recuperação de um trecho de seis km de estradas a partir do Km 8.5 da BR-250.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado