Menu
Brasília

Campanha pede doações para menino de 2 anos com paralisia cerebral

Arquivo Geral

18/01/2019 14h42

Murilo Curã Dantas. Foto: Reprodução/Instagram.

Ana Karolline Rodrigues

[email protected]

Uma campanha que está sendo divulgada pelas redes sociais pede doações para ajudar Murilo Curã Dantas, um menino de dois anos que há dois meses foi diagnosticado com paralisia cerebral. Para realizar o tratamento com células-tronco, a família precisa de R$ 59 mil. No dia 9 deste mês, então, os pais criaram uma vaquinha on-line, por meio da qual já arrecadaram R$ 28 mil (47% do valor) em uma semana. Agora, o objetivo, segundo mãe, Rassibe Antunes, 25 anos, é divulgar ainda mais a campanha para completar o valor o quanto antes.

A mãe explica que Murilo nasceu prematuro, com apenas sete meses e pesando 880 gramas. Por conta disso, a família acreditava que, como o pequeno não sentava nem andava, a justificativa seria a prematuridade. Ninguém imaginava que poderia ser algo maior. “Uma pneumologista indicou a gente a procurar o Sarah para ele fazer acompanhamento, porque era prematuro extremo, e fomos atrás. Lá, a medica falou que não era normal essa postura dele, mas não sabíamos o que era ainda”, contou Rassibe.

Murilo nasceu com sete meses. Foto: Reprodução/Instagram.

Em busca de ajuda, os pais o levaram para consultas no Hospital Sarah, onde Murilo fez uma ressonância no dia 31 de outubro do ano passado, na tentativa de descobrir o problema. Quando o resultado saiu, na primeira semana de novembro, a família recebeu o diagnóstico da paralisia.

Segundo ela, o filho já faz fisioterapia desde os cinco meses, além de um acompanhamento com psicopedagoga para estimulação precoce, que começou em agosto do ano passado. Para a mãe, os tratamentos já ajudaram bastante o desenvolvimento de Murilo. “Já melhorou muito. Antes ele não sentava. Agora fica curvadinho, mas já senta. Ainda cai com facilidade, mas já está bem melhor”, disse. Mesmo com o acompanhamento, porém, ele ainda precisa de uma ajuda maior.

Tratamento com células-tronco

À Rassibe, os médicos informaram que o tratamento baseado em células-tronco, chamado de Terapia Celular Regenerativa, pode oferecer uma melhora de 80% ao filho. O valor cada aplicação, porém, custa em média três mil dólares e Murilo foi indicado a fazer cinco aplicações, sendo uma por mês.

Segundo ela, o processo será feito por um médico especialista em células-tronco de Cuenca, no Sul do Equador. Ivan Mérchan Penãfie, de acordo com Rassibe, não mora no Brasil, mas virá ao País para atender Murilo. Apesar da necessidade financeira, a mãe garante que se for necessário ir ao exterior para tratar o filho, ela e o marido irão. “Aí a gente faz outra vaquinha para conseguir, mas vamos”, disse.

Atualmente, Murilo ainda ainda não anda, mas pela forma com que as doações estão crescendo, a mãe está otimista com as chances de o filho conseguir o tratamento. “Estamos divulgando no Instagram, no WhatsApp. As expectativas são grandes, porque em menos de uma semana já conseguimos isso, então já vemos a possibilidade de começar agora. Eu tenho fé que vamos conseguir”, confirmou Rassibe.

Para ajudar Murilo a conseguir o tratamento, basta acessar a vaquinha online e fazer uma doação de qualquer valor.

Murilo e o irmão mais novo Rodrigo, de nove meses. Foto: Reprodução/Instagram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado