Menu
Brasília

Campanha “Amor sem violência – quem namora, cuida” promove ações sobre relações saudáveis entre os jovens

Iniciativa busca sensibilizar e mobilizar estudantes do ensino médio a discutirem sobre relacionamentos abusivos

Redação Jornal de Brasília

11/06/2019 17h53

Da Redação
[email protected]

Relacionamentos abusivos fazem parte da realidade de muitos jovens, que já sofreram ou praticaram algum tipo de violência física ou emocional em um relacionamento. O número de agressões – das mais variadas – às mulheres do DF, juntamente com o observado no dia a dia das escolas públicas é uma das motivações para a realização da campanha “Amor sem violência”, que prevê iniciativas voltadas para os 80 mil alunos do ensino médio, em unidades de ensino da Rede Distrital de Educação.

A ação, que será lançada nesta quarta-feira (12), valendo-se da data em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, é uma parceria entre as secretarias de Educação, da Mulher, da Juventude e o Instituto Avon.

A campanha pretende envolver toda a comunidade escolar e busca, principalmente, sensibilizar e mobilizar os jovens a discutirem sobre relacionamentos abusivos; diminuir a aceitação de atitudes de legitimação dos diversos tipos de violência e; identificar estereótipos de gênero, mitos e comportamentos de risco presentes nas mídias, alertando para sua influência na construção de concepções envolvendo as relações afetivas.

A metodologia é baseada em momentos de reflexão, conscientização e sensibilização para que os jovens possam expor suas experiências e suas opiniões, além de apresentarem propostas para mudanças comportamentais. As atividades envolvem uma série de propostas, como rodas de conversa, palestras educativas, dinâmicas de grupo, veiculação de vídeos de conscientização e sensibilização; questionários de pesquisa sobre o tema e concurso de redação.

Com informações da Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado