Menu
Brasília

Calendário da militarização das escolas do DF já está disponível 

A escola de Planaltina vota sobre gestão compartilhada neste sábado (10)

Redação Jornal de Brasília

08/08/2019 20h34

Da Redação
[email protected]

O Centro Educacional Condomínio Estância III, em Planaltina, com 1.530 estudantes, será a primeira unidade a votar sobre a implementação da Gestão Compartilhada entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para o segundo semestre. A votação será secreta, por meio de cédula, e ocorrerá neste sábado (10), das 8h às 21h.

 Como parte do processo democrático de tomada de decisão, em 3 de agosto foi realizada a assembleia geral com a participação de toda a comunidade escolar: professores, servidores, pais e estudantes.

 Uma comissão, também formada por representantes da comunidade escolar, fará a contagem dos votos e anunciará o resultado após a apuração. Conforme a Lei de Gestão Democrática (Lei 4751/2012), caso a maioria dos votantes presentes (50% mais um voto) seja a favor do programa, a implementação ocorrerá nas semanas seguintes.

 As demais escolas selecionadas para a Gestão Compartilhada terão a votação em 17 de agosto. São elas: CEF 01 do Itapoã, CEF 19 de Taguatinga, CEF 407 de Samambaia, CED Gisno e CEF 01 do Núcleo Bandeirante. Ao todo, elas atendem cerca de 5.000 estudantes.

 Desde o início do ano letivo, em 11 de fevereiro, a gestão compartilhada ocorre no Centro Educacional (CED) 1 da Estrutural; no CED 308 do Recanto das Emas; no CED 7 de Ceilândia; e no CED 3 de Sobradinho. Juntas, elas atendem mais de 7 mil estudantes.

 O projeto é destinado a estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As pastas realizam ações conjuntas para proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino do DF, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. O objetivo é promover uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

 Na prática, a Secretaria de Educação é responsável pela parte pedagógica, enquanto a Segurança auxilia em atividades extraclasses, voltadas à disciplina e educação cívica – sempre com a presença de policiais militares.

 Em todas as quatro escolas onde é desenvolvido, o projeto foi bem recebido. Pesquisa realizada pelo Instituto Exata entre 11 e 12 de junho, com a participação de 925 entrevistados, mostrou a grande aceitação popular pelo novo método de gestão: 88% das pessoas ouvidas aprovaram a medida.

 A consulta mediu ainda o grau de conhecimento da população sobre como funciona, na prática, a divisão de tarefas entre os servidores da Secretaria de Educação (SEE) que cuidam da parte pedagógica e os da Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsáveis pela disciplina. De acordo com o estudo, que consultou homens e mulheres com idade entre 16 e 60 anos, 90%  conhecem a importância da iniciativa.

Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) anunciou, nesta quinta-feira (8), o calendário das assembleias entre pais e professores nas seis escolas que estão na iminência de ter gestão compartilhada.

Na lista estão: o Centro de Ensino Fundamental 19 (Taguatinga), o CEF 407 (Samambaia), o Centro Educacional Gisno (Asa Norte), o CED Condomínio Estância III (Planaltina), o CEF 01 (Núcleo Bandeirante) e o CEF 05 (Paranoá). Hoje, o modelo já é implantado em outras quatro unidades.

O primeira a votar será o CED Condomínio Estância III, neste sábado (10). As outras cinco unidades educacionais votarão o modelo apenas no dia 17 de agosto. Segundo a pasta, o voto é secreto e será apurado por uma comissão formada por representantes da comunidade escolar.

Com informações da Secretaria de Educação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado