Menu
Brasília

Café Democrático promove debates sobre problemas na Amazônia

O convidado desta edição é Felício Pontes Jr, Procurador Regional da República e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional

Marcus Eduardo Pereira

11/09/2019 21h54

Nesta quinta-feira (12), às 19h, acontece mais uma edição do já tradicional Café Democrático, o Café Oyá, que funciona na 109 norte, e promove, em parceria com a Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e a Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD) um debate com o tema  “Amazônia: Litigância Estratégica na Defesa da Sustentabilidade”. 
 
O convidado desta edição é Felício Pontes Jr, Procurador Regional da República e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional, reconhecido e premiado por sua ampla atuação na defesa da Amazônia. Ele irá conduzir o debate sobre sua experiência em ações judiciais em favor dos direitos indígenas, ambientais e das comunidades ribeirinhas.
 
Em agosto deste ano, o Brasil se comoveu com a tragédia das queimadas ocorridas na Amazônia. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o fogo queimou o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol, somente neste mês. As queimadas geralmente são relacionadas ao desmatamento para abrigar pastos ou plantações agrícolas voltadas para a monocultura, o que empobrece o solo e altera o ciclo de chuvas.
 
No último dia 24, milhares de pessoas do estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins protestaram contra o desmatamento desenfreado, cobrando um posicionamento do Governo Federal. Desde 2010, não se registrava um índice tão alto de queimadas. 
 
O Café Democrático
 
O Café Democrático é um evento promovido pela Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e pela  Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), em parceria com o Café Oyá. A ideia é criar um espaço de ação política e debate em torno de diversos temas. Na última edição, que ocorreu em julho, o debate recebeu o governador do Maranhão Flávio Dino, com o tema Crise Democrática e Sistema de Justiça.
 
Para Luciane Santos, culinarista do Café Oyá, que apoia e recebe o evento desde 2018, “promover este evento é cumprir um dos propósitos do bistrô, que vai além de ser somente um estabelecimento comercial, mas é também um ponto de ativismo e resistência em Brasília”, explica. 
 
Serviço
 
Café Democrático – Amazônia: Litigância Estratégica na Defesa da Sustentabilidade
Data: 12/09/2019
Hora: 19h
Local: Café Oyá – CLN 109, Bloco A, Loja 60

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado