Menu
Brasília

Caesb é referência em tratamento de água no Brasil

Técnicos de diversas empresas de saneamento e pesquisadores já estiveram na Companhia para ver o funcionamento do sistema

Aline Rocha

17/07/2019 15h22

Foto: Marco Peixoto/Caesb

Aline Rocha
[email protected]

O sistema de tratamento de água de Ultrafiltração por Membranas se tornou referência no Brasil um ano e nove mês após ter sido instalado pela Caesb. Técnicos de diversas empresas de saneamento e pesquisadores já estiveram na Companhia para ver o funcionamento do sistema.

A empresa Dupont Water Solutions, representante da fabricante das membranas no Brasil, se reunirá com integrantes do governo, da indústria e das empresas de saneamento para participar de uma visita planta de tratamento de água por ultrafiltração da ETA Lago Norte, uma das maiores do Brasil com o uso da tecnologia, nesta quinta-feira (18) a partir de 13h.

Esse processo de tratamento de água apresenta diversas vantagens, como o alto nível de remoção de contaminantes. O tamanho do terreno e o tempo de execução da obra foram fatores determinantes para a escolha do sistema. A ETA Lago Norte foi construída no período de racionamento e foi a solução encontrada para abastecer parte de Brasília com a água do Lago Paranoá.

Devido à emergência da situação, o sistema de membranas de ultrafiltração foi selecionado, já que não exige uma área muito grande para a instalação, nem demanda uma obra civil demorada. Em apenas cinco meses, o ETA Lago Norte começou a operar com 630 módulos de membrana. Atualmente, são captados, tratados e distribuídos 700 litros por segundo para as regiões do Lago Norte, Itapuã, Paranoá, Varjão, Taquari e parte de Sobradinho e da Asa Norte.

A grande vantagem do sistema de ultrafiltração por membranas é a qualidade da água. “Esse sistema dá uma segurança muito grande para a população, independente da época do ano. Nos métodos convencionais, há variação de resultados a depender do período e é preciso usar mais produto químico”, explica a engenheira química Cláudia Simões, coordenadora de Operação da Caesb responsável pelo sistema.

As membranas de Ultrafiltração eliminam contaminantes por um mecanismo simples de exclusão por tamanho. Uma diferença de pressão torna possível a operação. A membrana apresenta um tamanho de corte de 0,030 micros e retém microorganismos (vírus, bactérias, protozoários como Giardia e Cryptosporidium), partículas, sólidos em suspensão, entre outros, gerando uma água tratada de excelente qualidade. O uso de produtos químicos se restringe ao processo de limpeza das membranas e aos itens obrigatórios para garantir a potabilidade da água, segundo a legislação.

Foto: Marco Peixoto/Caesb

Além da ETA Lago Norte, atualmente o sistema de tratamento de Ultrafiltração por Membranas também é usado na ETA Gama, inaugurada em dezembro de 2018. Há estudos na Companhia para adotar a tecnologia de ultrafiltração na ampliação de estações de tratamento, mas ainda está em fase de projeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado