Menu
Brasília

Cães da Polícia Militar são treinados para reforçar segurança na Olimpíada

Arquivo Geral

14/07/2016 15h07

Pedro Ventura/Agência Brasília

Seis cachorros — das raças pastor-alemão e pastor-belga malinois — do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), da Polícia Militar do Distrito Federal, são treinados desde o início do mês com foco na segurança para a Olimpíada. Eles vão atuar onde houver aglomerações de pessoas para detectar a presença de explosivos. Os locais prioritários serão o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e os estacionamentos próximo à arena esportiva. Nos dias dos dez jogos de futebol em Brasília (de 4 a 13 de agosto), o batalhão fará uma varredura prévia para a segurança dos torcedores.

De acordo com o tenente Ronan Sakayo, treinador destacado para coordenar a preparação dos cães-policiais para os Jogos Olímpicos, a busca será feita em parceria com o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope). “Caso eles encontrem algo suspeito, nós acionaremos o Bope para o desarme do artefato”, destaca o militar. “Os cachorros percorrem grandes áreas em menor espaço de tempo”, acrescenta o tenente Sakayo, para ressaltar um diferencial dos animais em relação aos seres humanos.

Segundo o coordenador, as duas raças (pastor-alemão e pastor-belga malinois) foram escolhidas entre as existentes no batalhão por serem obedientes e precisas neste tipo de trabalho. Durante o treinamento, os pastores aprimoram a capacidade para identificar substâncias presentes em diversos tipos de bombas, como pólvora. Com cerca de 60 cachorros, o BPCães tem ainda rottweilers e dobermanns, que também atuam na detecção de drogas e de armas, além de servir para demonstrações em escolas, por exemplo.

Participação do BPCães nas Copas do Mundo e das Confederações
Esta não será a primeira vez que o BPCães participará de um evento de grande porte. Em 2013, o batalhão fez o mesmo trabalho na Copa das Confederações, e, em 2014, na Copa do Mundo. Nas duas ocasiões, além do Mané Garrincha e do estacionamento do estádio, foram feitas varreduras no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e na Rodoviária Interestadual. Neste ano, os cachorros da PM também reforçaram a segurança nas manifestações, na Esplanada dos Ministérios, contra e a favor do impeachment da presidente da República afastada, Dilma Rousseff.

Além de atuar em eventos, a equipe de detecção faz varreduras em embaixadas, presídios, órgãos públicos, escolas, empresas e outros locais onde há denúncia ou suspeita de explosivos. De janeiro a junho, o faro apurado dos cães-policiais levou à apreensão de 33 quilos de drogas e à detenção de 25 pessoas. Nesse período, o BPCães fez cerca de 12 mil abordagens, em apoio às Polícias Civil e Militar do DF e em operações conjuntas com as forças de segurança de Goiás.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado