Menu
Brasília

À caça do assassino de Janaína, delegado faz alerta: ‘homem perigoso’

Arquivo Geral

16/07/2018 18h57

Reprodução/Internet

João Paulo Mariano
[email protected]

A pedido da Polícia Civil, a Justiça decretou a prisão preventiva de Stefanio Jesus, 21, pelo assassinato da companheira dele, Janaína Romão, 30. A vítima foi esfaqueada cinco vezes, na frente das duas filhas do casal, no ultimo sábado (14), em Santa Maria. O delegado-adjunto da 33ª DP, Alberto Rodrigues, assegura que a corporação está no encalço do acusado e pede o auxílio da população com qualquer informação sobre o paradeiro dele.

O delegado ressalta que Stefanio é um homem perigoso. O acusado acumula 16 registros policiais, a maior parte deles quando ainda era menor de idade. Em sua maioria, atos infracionais análogos a crimes com emprego de violência e ameaça.

Reprodução/Facebook

O último boletim de ocorrência contra ele foi registrado justamente por ter agredido e ameaçado Janaína, em 2017. A mulher chegou a pedir uma medida protetiva, mas o processo foi paralisado, tempos depois, a pedido dela. Antes desse crime, em 2014, quando ele ainda era menor, a vítima registrou ocorrência por ameaça.

Relacionamento

Janaína, funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos, e Stefanio ficaram juntos durante cinco anos. A separação veio há cerca de um ano, quando ela já não aguentava mais as brigas e agressões verbais e físicas. O crime, segundo a Polícia Civil, foi motivado pela vontade dele de que os dois continuassem juntos.

Há 20 dias, as ameaças ficaram mais intensas. O delegado salienta que ele ligava para a vítima, mandava mensagens e falava pessoalmente que iria matá-la se os dois não reatassem. Assim, ela decidiu mantê-lo distante dela e das filhas.

Nesse fim de semana, ele pediu para ver as meninas. Janaína não recusou. As crianças ficaram em na quitinete onde ele morava nos últimos tempos,  cedida por um tio dele, no condomínio Porto Rico em Santa Maria. O combinado era que o tio levaria a as pequenas, mas não era esse o plano de Stefanio.

“Vou matar você, as crianças e depois me suicido”, teria dito o assassino a Janaína na tentativa de que ela fosse ao local. A mulher, então, acatou o chamado, foi à casa e só saiu de lá para pedir socorro, após ser esfaqueada nas costas e no peito.

Delegado Alberto Rodrigo, da 33ª DP. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Covardia

Segundo o delegado, “de forma covarde, ele cometeu o crime na frente das crianças”. O tio de Stefanio, que estava próximo ao local do crime, interveio ao ouvir os gritos, mas já era tarde. O homem chegou a tirar a faca da mão do acusado, que então fugiu. Janaína correu para rua, pediu socorro, mas caiu em frente à casa ao lado. Ela chegou a ser levada, pelo Samu, ao Hospital de Santa Maria, mas não resistiu.

O delegado Alberto está seguro de que houve premeditação no crime. Assista ao vídeo:

Despedida e ameaças

Em meio à muita emoção, Janaína foi velada e enterrada no Cemitério do Gama. A Polícia Militar reforçou o policiamento na região, já que a família da vítima sofreu ameaças. Stefanio teria ligado a parentes e afirmado que queria ficar com as filhas. A PCDF assegurou que está à procura dele é que, logo que houver a prisão, divulgará novas informações.

Pesar

Uma nota assinada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF), Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) e Governo do Distrito Federal lamentou a morte brutal da mulher. O texto diz que o governo repudia “todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres”. O ministro de Direitos Humanos também lamentou a morte da funcionária que trabalhava na instituição.

Um levantamento da SSP mostra que 14 mulheres foram vítimas de feminicídio no Distrito Federal nos seis primeiros meses do ano. No mesmo período do ano passado, foram dez. Na maioria dos casos, as vítimas possuem vínculo afetivo com os autores.

Colaborou Tainá Morais

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado