Menu
Brasília

Buriti recebe coloração laranja para promover combate à violência contra a mulher

Arquivo Geral

24/11/2018 9h16

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Da Redação com Agência Brasília
[email protected]

O Palácio do Buriti ganhou uma nova cor em sua iluminação externa, nessa sexta-feira (23). O novo tom terá a duração de 16 dias, e tem como objetivo promover a campanha de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A ideia é atrair a atenção da sociedade para fatores que naturalizaram a agressão contra mulheres.

O governo do Distrito Federal participa, desde 2003,  da iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o anúncio de a adesão à campanha foi feito no dia 20 de novembro. Entre as atividades propostas estão a capacitação de profissionais de saúde, mobilizações em hospitais e debate com a comunidade.

Índice aumenta

O enfrentamento contra o feminicídio é o principal objetivo da campanha. No DF houve aumento de 75% das ocorrências relacionadas ao tema. Somente entre janeiro e setembro deste ano foram registradas 22 ocorrências. No mesmo período do ano passado foram 13, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Origem 

A campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 25 de novembro de 1991. O dia foi escolhido como homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1960 por se posicionarem contrárias ao regime do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado