Menu
Brasília

Brasilienses fazem a festa no aniversário da cidade

Willian Matos

22/04/2019 7h03

brasilienses

Comemorações do 59º Aniversário de Brasília na Esplanada dos Ministérios. Fotos: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasilia

Ana Karolline Rodrigues
[email protected]

Celebrado neste domingo, o aniversário de 59 anos de Brasília foi marcado pelas festividades culturais e shows de música que aconteceram no centro da capital. A festa foi aberta ao som do Hino Nacional, com a troca da Bandeira do Brasil, que teve a participação do governador Ibaneis Rocha, e as manobras da Esquadrilha da Fumaça. Artistas brasilienses se destacaram na programação.

Em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a Associação dos Defensores de Cultura Regional (ADCR) buscou promover, nesta data, uma maior valorização desses profissionais. Na Esplanada dos Ministérios, alguns eventos como shows musicais, apresentação de capoeira e show de mágica para crianças foram realizados, especialmente por artistas candangos.

Próximo ao Museu Nacional, o Palco Brasília foi ambiente para shows realizados por estes músicos locais. Desde às 10h até à noite, diversos aristas se apresentaram para os brasilienses e turistas presentes na festa, que sofreu contratempos devido ao forte temporal que caiu no final da tarde e início da noite.

Pela manhã, na área para crianças, brinquedos infláveis, apresentação de capoeira e show de mágica chamaram a atenção. Nas proximidades do Museu Nacional, o grupo Kilombrasília, do Instituto Mãe África, se apresentou pela 9ª vez no aniversário da cidade.

Para o Mestre Mancha, 40 anos, que comanda o grupo, participar mais uma vez deste evento é algo de grande importância para os capoeiristas. “É importante para divulgar a capoeira, divulgar o que fazemos nas cidades satélites, além de trazer algo de importante da nossa capital, trazer essa cultura e apresentá-la aqui”, afirmou.

Já bastante conhecido pelo seu trabalho, André Freire, 50 anos, o famoso “Tio André”, é mágico há 34 anos e já se apresentou para crianças em festas anteriores do aniversário de Brasília. Ele conta que devido a uma “grande burocracia” que teve que passar em outras ocasiões para participar do evento, estava há pelo menos dez anos sem se apresentar no aniversário da capital. Agora, nesta comemoração de 59 anos, ele relata que voltou a fazer seu show com muita alegria. “Eu fiquei muitos anos vindo, aí depois burocratizou mais e não tinha mais como. Então agora eu estou muito feliz de poder voltar. Estamos emocionados”, disse.

Para festejar o evento, ao menos 15 mil pessoas estiveram presente na Esplanada pela parte da manhã. Sasha Habu, 45 anos, e o marido Eduardo Rocha, 46 anos, moram em Brasília há dois anos. Neste domingo, o casal foi participar do aniversário da capital pela primeira vez e consideram que o passeio valeu a pena. “É a primeira vez que a gente vem à Esplanada e estamos trazendo a minha sogra para passear também, porque ela não mora aqui”, contou Sasha. “Vamos no show da Anitta mais tarde mas agora viemos mesmo para ver a Esquadrilha da Fumaça, que é bem legal. Foi o que fez a a gente acordar cedo mesmo”, disse Eduardo.

Para a brasiliense Adriana Aguiar, 43 anos, “é importante prestigiar o aniversário da cidade”. Acompanhada da filha, Mariana Gomes Aguiar, 9 anos, do companheiro, Rafael Merlim, 41 anos, e do enteado, Gabriel de Oliveira Merlim, ela esteve pela manhã na Esplanada para assistir à Esquadrilha da Fumaça. “Viemos para eles guardarem na memória este momento que achamos que é especial”, afirmou.

Saiba mais

O brasiliense acordou cedo para comemorar o aniversário de 59 anos de Brasília. O tempo ensolarado, com céu limpo praticamente sem nuvens, foi o cenário perfeito para moradores da capital e turistas assistirem à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a grande atração da festa. Cada manobra dos caças era aplaudida pelo público, filmada por celulares e compartilhada pelas redes sociais.

Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta com aeronaves A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer e já usado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da instituição, que já fez 3,8 mil demonstrações no Brasil e em 21 países.

A Esquadrilha da Fumaça, cujo nome oficial é Esquadrão de Demonstração Aérea, conta com sete pilotos em sete aeronaves. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado