Menu
Brasília

Brasília se conecta a Santiago em nova rota internacional

O voo é o primeiro de três linhas internacionais que a Latam passa a operar a partir da capital federal

Marcus Eduardo Pereira

17/10/2019 6h44

voo 0781 da Latan – Foto: Rudolfo Lago

Rudolfo Lago
[email protected]

Faltavam cinco minutos para as 20h de terça-feira (15) quando o comandante Martin Reinbach – um chileno de 37 anos de idade e 18 de experiência como aviador, sete no comando de grandes aeronaves – saudou os passageiros do voo 0781. “Em nome da Latam, desejamos a todos uma boa viagem, neste primeiro voo entre Brasília e Santiago.” Alguns problemas na operação do aeroporto atrasaram a partida. Às 20h45, o Airbus A-320 de 174 lugares lançou-se à pista do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek rumo à capital do Chile. Estava inaugurado o voo direto entre Brasília e Santiago.

O voo é o primeiro de três rotas internacionais que a Latam passa a operar a partir de Brasília. Em novembro, começarão os voos ligando a capital do Brasil a Lima, no Peru. E, em dezembro, o voo Brasília-Assunção, capital do Paraguai. Em 2019, a Latam amplia em 8% a sua quantidade de assentos em voos a partir de Brasília, nacionais e internacionais.

A novidade da ligação direta entre Brasília e Santiago animou os brasilienses, que praticamente lotaram a aeronave. Mari e Mara Saad, mae e filha de 62 e 29 anos, respectivamente, escolheram a rota para as suas férias quando tiveram a notícia do voo direto, sem escala. E ficaram ainda mais entusiasmadas quando viram que conseguiriam comprar facilmente as passagens comprando milhas. “Estava mais fácil voar com milhas a partir desse voo do que em outros”, conta Mara. “A notícia desses voos diretos é muito boa, porque torna tudo bem mais confortável”, emenda Mari.

O grupo formado por Euvaldo Serra, 85 anos, os casais Eugenio e Juracy Silva e Osmar e Telma Silva, e o garoto Joao Pedro, de seis anos, já tinham decidido que passariam suas férias no Chile. Estavam em busca de pacotes quando souberam do voo direto. O que só facilitou a opção. “Aí, não tivemos mais dúvida”, conta Telma.

Para um grupo de estudantes chilenos que veio a Brasília participar das Olimpíadas do Colégio Marista, porém, a notícia de que se tratava do primeiro voo foi uma surpresa. “Sério que é o primeiro voo?”, perguntava a treinadora da equipe de Futsal, Loreto Figueroa. Os adolescentes Paulina Pavez, Giuliana Herrera e Sergio Cevecera divertiam-se com a ideia.

A partir deste voo inaugural, Brasília estará conectada a Santiago três vezes por semana. O voo LA781 sairá de Brasília às terças, quintas e sábado, sempre às 20h05, pousando em Santiago às 0h25. Nos mesmos dias, o voo LA780 deixará Santiago rumo a Brasília às 13h55, chegando ao Aeroporto Juscelino Kubitschek às 18h15.

Azul estuda expandir rotas internacionais

O presidente da Azul, John Rodgerson, afirmou que a empresa estuda abrir novas rotas internacionais, mas decidiu não fazer anúncios agora por causa da valorização do dólar ante o real, que encarece e desestimula viagens ao exterior. “Mas em cinco anos vamos ter mais destinos internacionais”, disse, em conversa com jornalistas após o voo inaugural do E195-E2, na rota Campinas-Brasília.

O executivo frisou, porém, que o foco da Azul está no mercado doméstico — a intenção é “elevar” o nível do Brasil em termos de conectividade aérea. O brasileiro ainda viaja pouco em relação ao potencial que o país oferece, avalia, e muito disso se deve às elevadas tarifas. Nesse sentido, o presidente destacou que os novos E2 trarão menores custos e mais eficiência à companhia, ajudando-a a reduzir suas tarifas, as mais elevadas do país.

Mais cedo, Rodgerson afirmou que a Azul quer expandir para 150 o número de localidades em que opera nos próximos cinco anos. Hoje, a empresa atende 114 cidades — pouco mais de cem dentro do país.

Enviado especial

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado