Menu
Brasília

Brasília 60 anos: celebração na Catedral será transmitida pelas redes sociais

Ao longo do dia de aniversário da capital, acontecerão diversos eventos para todos os públicos que poderão ser acompanhados virtualmente

Redação Jornal de Brasília

20/04/2020 17h37

Catarina Lima/Cláudio PY
[email protected]

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, será o único a estar presente hoje, às 10 horas, na Catedral de Brasília, na missa a ser celebrada pelo Arcebispo Dom Sérgio da Rocha em comemoração aos 60 anos da capital do País. Este ano devido as medidas de distanciamento social tomadas para evitar o contágio pelo coronavírus, apenas o governador poderá acompanhar a celebração na Catedral. A missa poderá ser acompanhada pelo Instagram da TV Canção Nova, no endereço: @cancaonova.

Mas o distanciamento social não impedirá que o aniversário da capital seja comemorado. Ao longo do dia acontecerão eventos para todos os públicos que poderão ser acompanhados virtualmente. A orquestra sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro se apresentará assim como artista que locais que farão homenagens à cidade. O espetáculo da orquestra poderá ser visto no Instagram da secretaria de Cultura, no endereço: @secedf.

Um dos artistas que comandará a festa será a escritora Fátima Venzi, que às 11h30 lançará a história “A menina do ipê amarelo”, que tem como personagem principal uma menina apaixonada por um ipê – árvore símbolo de Brasília. Outra escritora que também contará histórias baseadas na cidade será Maria Bonita, que se apresentará a partir do meio dia.

O Festival Cantando para Brasília segue durante toda a tarde com atrações musicais, de ritmos como samba, axé, forró, pop rock, MPB e sertanejo. Ao todo, 15 artistas farão apresentações musicais virtuais para embalar os 60 anos da capital do país. São nomes como Milsinho, Dhi Ribeiro, Túlio Borges, Roni e Ricardo e Collo de Mainha que se se revezarão durante dez horas nessa grande celebração.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, comandar a festa de aniversário da capital durante o período de isolamento social foi um desafio, mas que contou a colaboração da classe artística, que se mobilizou para dar a cidade uma festa digna da data, sem custos para os cofres públicos. “Foram diversos artistas interessados em participar dessa homenagem à capital de todos os brasileiros. Buscamos trazer uma programação diversificada, que mostra a potência cultural da nossa capital, dando ao público a possibilidade de curtir de casa essa data tão emblemática”, afirmou o secretário.

E os eventos de homenagem à Brasília continuam os próximos dias. A sétima edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília começa hoje (21), no dia do aniversário de 60 anos de Brasília, e terminará no domingo (26). O evento, que se dedica à produção de cineastas estreantes, será o primeiro festival internacional de cinema no Brasil realizado totalmente online. Para assistir os filmes indicados, basta acessar o site oficial do festival (biffestival.com), se cadastrar e assistir a programação diária gratuitamente.

Entre os dias 21 de abril e 4 de maio, artistas e instrumentistas do projeto Serenatas de Abril Brasília 60 anos farão apresentações noturnas nas ruas do Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Sobradinho e Taguatinga. Os moradores desses bairros poderão assistir às manifestações artísticas pela janela ou varanda de suas respectivas casas. Mais informações serão disponibilizadas no site da Associação Artística Mapati: http://mapati.com.br/.

Outro evento imperdível para comemorar o aniversário de 60 anos de Brasília é o projeto No Seu Quadrado, primeiro festival online multilinguagens do Brasil, que estreou na sexta-feira passada e vai até o dia 27 de abril. A programação, transmitida pelo instagram do evento (@festivalnoseuquadrado), conta com mais de 70 atividades formativas e com performances culturais de aproximadamente 180 artistas diversos. Dentre os convidados selecionados, pode-se destacar Ellen Oléria, Hodari, Moara, Banda Ellefante, Laila Moreno, Margaridas (dança), Mateus Lucena (fotografia), Cristiane Sobral (poesia) e Fernanda Evangelista (gastronomia).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado