Menu
Brasília

Brasileiros traçam planos opostos para Pequim

Arquivo Geral

12/07/2007 0h00

Originários do judô, dois representantes brasileiros das lutas terão um futuro diferente depois dos Jogos Pan-americanos. Enquanto Rodrigo Artilheiro pretende retornar à modalidade antiga, Rosangela Conceição garante que irá tentar uma vaga para o país na luta livre dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Na visão de Rodrigo Artilheiro, a competitividade das lutas na competição marcada para a China será muito grande. “Eu só vou conseguir a classificação se ficar entre os melhores do Campeonato Mundial. Essas vagas ficam apenas com russos, búlgaros, representantes de países do leste europeu”, lamentou.

Desta forma, o atleta carioca deixa claro que pretende participar de Pequim-2008 no judô. “Não é novidade para mim. Eu disputei as seletivas das Olimpíadas de Sydney (em 2000) e Atenas (2004), mas não consegui a classificação”, recordou Rodrigo Artilheiro, que busca uma medalha no Pan na categoria até 120kg da luta greco-romana.

Já Rosangela Conceição, em contrapartida, viveu em 2000 a satisfação de disputar os Jogos Olímpicos da Austrália na categoria meio-pesado do judô. Agora, sua intenção é priorizar a luta livre. Para isso, busca desesperadamente um patrocinador.

”Acho que precisaria de cerca de R$ 6 mil para fazer uma preparação decente, com ajuda de bons profissionais, psicólogo, preparador físico. Se tiver isso, não tenho dúvidas que conto com condições totais de me classificar”, avisou Rosangela Conceição.

Chefe de delegação brasileira de lutas, Gilberto Ribeiro reconhece que é muito difícil manter uma equipe permanente no país em um esporte sem grande visibilidade. “Depois do Pan, nossos atletas voltam para suas modalidades de origem, como o judô, jiu-jitsu ou vale-tudo, pois têm patrocinadores particulares. Infelizmente temos pouca continuidade. As pessoas não entendem que nossa modalidade distribui 18 medalhas de ouro”, lembrou o dirigente.




< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado