Menu
Brasília

Bombeiros do DF vão para Mato Grosso do Sul reforçar combate aos incêndios da região

MS decretou estado de emergência e pediu ajuda no último dia 11 de setembro. CBMDF assegura que ida dos militares não afeta o trabalho na capital federal

Redação Jornal de Brasília

18/09/2019 8h54

Letícia Perdigão
[email protected]

Nesta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) deve reforçar o combate às queimadas no Mato Grosso do Sul. Serão enviados 34 bombeiros do Distrito Federal especializados em combate a incêndios florestais. 

O estado também receberá apoio de um avião com capacidade de cinco horas de voo e 3.100 litros de água, um ônibus e quatro caminhões. 

Os militares do DF ficarão em uma base em Aquidauana-MS, cidade definida por conta de uma questão de logística. Quando decretou estado de emergência, no dia 11 de setembro, o governo do estado pediu ajuda. 

Com o decreto, o MS pode comprar produtos e contratar serviços para o combate às queimadas sem licitação, além de se habilitar para receber auxílio do governo federal em termos de recursos, máquinas e equipamentos, até mesmo das organizações militares.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito federal informou que os bombeiros seguirão para o Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (19), às 7h, partindo da Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

O secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o comandante-geral do CBMDF, Carlos Emilson Ferreira dos Santos, estarão presentes na concentração dos militares que antecederá a partida.

E os incêndios do DF?

A notícia intriga os moradores do Distrito Federal por conta das queimadas que vêm acontecendo na capital. Alguns temem que o fato de militares estarem saindo de Brasília pode tornar ainda mais crítica a situação do DF, que vive em estado de alerta, decretado pela Defesa Civil por conta da seca e umidades relativas do ar baixíssimas.

Sobre isso, o Corpo de Bombeiros esclareceu por meio de nota:

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informa que existe um acordo de cooperação entre os Estados da nossa federação e, em consequência, entre os Corpos de Bombeiros. Após estudos técnicos feitos pelo Comando, foi decidido que o envio deste efetivo e destes equipamentos pode ser absorvido pelo CBMDF sem prejuízo das demandas que temos. O planejamento da Operação Verde Vivo [que combate as queimadas] segue sem alteração, sendo que caso haja uma piora nas ocorrências no Distrito Federal, a Corporação tem condições de intensificar suas ações.

Antes, a corporação já havia explicado a ida a MS. Confira na íntegra:

 Foto: Divulgação/CBMDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado