Menu
Brasília

Bombeiro que furtou viatura do quartel em Ceilândia é condenado

Arquivo Geral

29/04/2019 8h15

Atualizada 30/04/2019 7h49

Imagem Ilustrativa. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília.

O militar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal que furtou uma viatura do quartel, em Ceilândia, foi condenado, pelo Conselho Permanente de Justiça do CBMDF, a quatro anos de reclusão, em regime inicial aberto. O 2º Sargento Fabrício Marcos de Araújo é culpado pela prática dos crimes de furto qualificado e atentado contra viatura.

Ao pedir a condenação do militar, o Ministério Público alegou que Fabrício se utilizou da função de bombeiro militar, para retirar o veículo do quartel “provocando situação lesiva ao patrimônio e à incolumidade públicas.” O MP ainda afirmou que o laudo pericial, ao qual o sargento foi submetido, demonstrou sua embriaguez, e que, o episódio depressivo do acusado não lhe retirava a capacidade de entender o caráter ilícito do fato cometido.

A defesa do militar argumentou que não houve o furto da viatura e que os fatos descritos não caracterizam crime de atentado. Em interrogatório, Fabrício disse que não estava de serviço no dia em que tudo ocorreu e que, no dia anterior foi a um evento de família onde consumiu bebida alcoólica. O militar alegou que não se lembrava de ter pego a viatura e que só retornou à consciência, quando estava na viatura da Polícia Militar.

Por fim, o médico que acompanhou o militar, afirmou que ele era dependente químico e alcoólico, não sabia que estava doente e não tinha poder de autodeterminação no momento da ação.

Em nota o Corpo de Bombeiros do DF informou que o militar segue  assistido pela Instituição com tratamento médico e psicológico. A Corporação informou que ele cumpre expediente administrativo na capelania católica e está afastado das ruas.  

Leia também: Bombeiro que roubou viatura tem prisão preventiva decretada
Defesa de bombeiro que furtou viatura alega estresse, enquanto testemunha aponta sinais de embriaguez
Após episódio na Esplanada, Associação de Militares alerta para alto índice de depressão na categoria

Relembre o caso

Na madrugada do dia 3 de dezembro de 2017, o 2º Sargento Fabrício Marcos de Araújo, na época com 44 anos, roubou um caminhão do 8º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Ceilândia Norte e foi perseguido pelas ruas da capital. O homem foi acompanhado por mais de 15 viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal, que deu ordens de parada e desferiu tiros contra o veículo que seguia em alta velocidade pela Esplanada dos Ministérios.

Na época do crime, em diálogos que o Jornal de Brasília teve acesso e que podem ser ouvidos clicando aqui, o bombeiro ameaçou “atropelar todo mundo” se a Polícia Militar não parasse de atirar contra ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado