Menu
Brasília

Blitz educativa de prevenção de incêndios florestais chega ao Jardim Botânico

A quarta blitz educativa de prevenção de incêndios florestais contou com a participação de 50 alunos da Escola Classe do Jardim Botânico

Aline Rocha

29/06/2019 12h06

Foto: Agência Brasília

Na manhã de sexta-feira (28), na entrada principal do Jardim Botânico de Brasília, foi realizada a quarta blitz educativa de prevenção de incêndios florestais. A ação busca conscientizar e alertar a população sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e de restos de poda, que podem causar incêndios florestais no Distrito Federal (DF). O evento contou com a participação de 50 alunos da Escola Classe do Jardim Botânico. 

O Departamento de estradas e Rodagem (DER) parou veículos que trafegavam pelo local para alertar motoristas e passageiros para os cuidados com as áreas de cerrado, distribuindo cartilhas com recomendações.

Desde o início do ano, já foram registrados pelo Corpo de Bombeiros do DF 500 focos pequenos de fogo, todos eles controlados sem grandes danos. O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, que participou da mobilização, adiantou que além das blitz realizadas, a SEMA e o IBRAM iniciaram a abertura de aceiros para impedir a propagação do fogo.

“Daremos prioridade às oito áreas de preservação mais vulneráveis que foram identificadas pela SEMA. Além disso, para enfrentar o período seco, este ano teremos três tanques da água instalados no Jardim Botânico, APA Cabeça de Veado e na Flona de Brasília para o abastecimento de caminhões e aeronaves usados nas operações”, afirmou.

Sarney Filho voltou a alertar para os riscos de incêndios, depois de meses de muita chuva em Brasília. “O mato está alto e qualquer fagulha pode desencadear um incêndio grave”, disse.

A ação contou com a participação de 50 estudantes da 4ª a 5ª série. “A consciência ecológica começa na criança e a nossa escola trabalha com este tema. Todo o norte da educação na escola se baseia no meio ambiente e iniciativas desenvolvidas com o Jardim Botânico de Brasília”, explicou a diretora da Escola, Adriana Luzia de Medeiros Moura.

Já foram realizadas blitz no Park Way, Floresta Nacional de Brasília e Parque Nacional de Brasília. Até outubro estão programadas mais quatro blitz.

As operações são promovidas pelo Grupo Executivo do Plano de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do DF, que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e realizado em parceria com o ICMBio, IBRAM, IBAMA, DER, CAESB, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros do DF, Secretaria de Saúde, Jardim Botânico de Brasília e IBGE.

 

Com informações de Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado