Menu
Brasília

Bancos de leite humano estão com os estoques baixos

A campanha do Agosto Dourado previa, como meta mínima, a arrecadação de 1,5 mil litros de leite mas não conseguiu alcançar o esperado

Aline Rocha

30/09/2019 13h54

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Da Redação
[email protected]

Internados nas unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal, bebês prematuros estão precisando de doações de leite humano. Os bancos de leite dos hospitais públicos do Distrito Federal estão com os estoques baixos e, mesmo com a mobilização da campanha de incentivo à doação de leite, o Agosto Dourado, as taxas ainda são insuficientes.

A campanha previa, como meta mínima, a arrecadação de 1,5 mil litros de leite mas não conseguiu alcançar o esperado. Mesmo que a amamentação seja um gesto de amor entre mãe e filho, nem todas as crianças que chegam no mundo conseguem ser alimentadas por suas mães.

É o caso dos prematuros internados na rede pública e que precisam da solidariedade das mamães voluntárias e doadoras de leite. Nos anos anteriores, a meta de 1,5 mil litros sempre foi ultrapassada. Em 2016, foram recolhidos 1.539 litros; em 2017, 1.638 litros, e, em 2018, 1.805 litros.

“O leite humano é o melhor alimento para qualquer criança. É o padrão ouro da alimentação infantil. E para os que estão internados é de extrema importância para a recuperação da saúde”, destaca a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do Distrito Federal, Miriam Santos.

O nível de doação está diretamente ligado à quantidade de mulheres amamentando, alerta Miriam. Segundo ela, “toda mulher que quer amamentar deve procurar ajuda, pois só teremos doadoras se as mulheres amamentarem”.

Cerca de 250 bebês são alimentados, diariamente, na rede, pelo leite doado. Portanto, “é preciso que novas doadoras contribuam e façam parte dessa rede de apoio, cuidado e amor”, incentiva Miriam Santos.

Como doar

Toda mulher que esteja amamentando é uma potencial doadora de leite materno, independentemente da idade do filho em amamentação. Algumas mães têm dúvidas sobre como é feita a doação e a coleta do leite materno, mas o procedimento é bem simples.

A doação deve ser feita em pote de vidro com tampa plástica e, em seguida, conservada no congelador. Para doar ou tirar dúvidas é só ligar no número 160, opção 4.

Se for a primeira doação e estiver com dúvidas ou precisar do kit (potinho de vidro, touca e máscara) é só acessar o site Amamenta Brasília ou procurar ajuda no posto de coleta de Leite mais próximo de sua residência.  

Postos de coleta

O Distrito Federal é o único lugar do país com 100% de cobertura de bancos de leite e postos de coleta, localizados nas unidades públicas e privadas de saúde que possuam UTI Neonatal. São 15 bancos de leite humano, sendo dez deles pertencentes à Secretaria de Saúde, além de cinco postos de coleta, dois deles comandados pela pasta.

 

Com informações da Secretaria de Saúde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado