Menu
Brasília

Banco do Brics chega a Brasília

Ibaneis Rocha comemora a instalação do escritório do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)

Lindauro Gomes

15/11/2019 7h48

Foto:Renato Alves/Agência Brasília

Catarina Lima
[email protected]

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, espera que com a instalação na capital do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NBD) e a realização na cidade da 11ª reunião do grupo, Brasília passe a ser o polo dos negócios fechados no Brasil pelos cinco países membros da agremiação. O NDB, ou simplesmente Banco do Brics, é um banco de desenvolvimento multilateral, operado pelos cinco países que formam o grupo e serve como alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Além da unidade instalada em Brasília, existe apenas mais uma na América Latina, sediada em São Paulo. O capital da instituição foi formado com U$ 10 bilhões de cada país.

O governo do Distrito Federal está esperançoso de que Brasília possa ser um pólo de fomento dos países que fazem parte dos Brics, uma vez que a segunda sede no NDB da América Latina foi aberta na capital”, disse ao Jornal de Brasília o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, espera que a reunião dos Brics em Brasília deixe um saldo econômico positivo nas áreas de transporte sustentável e comércio, além de financiamentos e alternativas de projetos nos setores de energia e mobilidade, assim como Parcerias Público-Privadas.

Registro com alegria a instalação de um escritório de representação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) no Distrito Federal. Criado na Cúpula de 2014, realizada em Fortaleza, o NBD vai nos beneficiar e aos demais estados da Região Centro-Oeste por intermédio do financiamento de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável”, disse o governador Ibaneis em artigo sobre o encontro publicado na Agência Brasília.

Entre os principais temas debatidos no encontro estava o crescimento econômico para um futuro inovador da população dos cinco países. O grupo também alinhou formas de combate a ilícitos transnacionais – principalmente o crime organizado – a lavagem de dinheiro e o tráfico de entorpecentes. Essas questões foram prioridades durante a rodada extensa de encontros e debates em Brasília.

Para Ibaneis, o bloco é um dos mais eficientes mecanismos multilaterais de cooperação em áreas com potencial de gerar resultados concretos.

“Estamos muito felizes em ter recebido os dirigentes, assim como as suas delegações. Acredito que a visita da cúpula deixe experiências memoráveis e proveitosas” disse o governador.

Segundo Ibaneis, o Distrito Federal, às vésperas de completar 60 anos de fundação, passa por um momento de renovação e dinamismo, o que contribuiu para que a reunião do Brics transcorresse num ambiente de paz e segurança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado