Menu
Brasília

Baixa temperatura surpreende

Devido a uma massa de ar frio vinda do Sul, o Inmet destacou que, nesta semana, o céu de Brasília tende a permanecer entre claro e parcialmente nublado

Lindauro Gomes

08/07/2019 6h18

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Larissa Galli
[email protected]

Na madrugada de sábado para domingo, o Distrito Federal registrou a menor temperatura do ano. Os termômetros marcaram 5,7ºC na região do Novo Gama, aproximadamente às 7h da manhã de ontem. No Plano Piloto, a temperatura registrada na mesma madrugada foi de 8,9°C.

Já a temperatura máxima que os brasilienses experimentaram no domingo foi 24ºC. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas devem permanecer baixas durante essas semana, entre 6ºC e 8ºC. A explicação para esse frio todo é a passagem de uma massa de ar frio vinda do sul, associada a uma frente fria que chegou às regiões sudeste e centro-oeste na última sexta-feira.

De acordo com o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, “a massa de ar frio e a frente fria ocasionam baixas temperaturas nessas regiões”. Além disso, ele lembra que o inverno é a, caracteristicamente, a estação mais fria do ano nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, onde se localiza o Distrito Federal.

Em julho de 2013, os termômetros da capital chegaram a marcar 5,2ºC, a temperatura mais baixa já registrada no Distrito Federal. A mínima de 5,7ºC alcançada na manhã de ontem foi a segunda mais baixa já marcada pelo Inmet na região.

Chuva em julho

Na tarde da última sexta-feira, os brasilienses se surpreenderam com pingos de chuva em áreas isoladas de Brasília. No Plano Piloto, Santa Maria, Gama e até em Taguatinga foram percebidos chuviscos em algumas regiões. Já no entorno, em Valparaíso de Goiás, a chuva chegou a ser mais forte.

De acordo com Hamilton, isso ocorreu também devido a passagem da frente fria, que chegou ao centro-oeste na sexta (5). “A frente fria passa e provoca chuva, principalmente em regiões litorâneas, mas essa chegou ao centro e ao leste do Estado de Goiás e acabou alcançando algumas áreas isoladas do Distrito Federal”, explica.

Saiba mais 

Segundo informações do Inmet, a umidade relativa do ar no DF deve ficar entre 90% e 30%.

Pela manhã, a umidade é alta, e pela tarde ela cai”, explica o meteorologista Hamilton.

De acordo com Hamilton Carvalho, metereologista do Inmet, no final do mês de julho a umidade deve começar a abaixar.

Os meses mais críticos são agosto e setembro, quando a umidade relativa fica abaixo de 20%”, completa.

O Inmet destacou que, nesta semana, o céu de Brasília tende a permanecer entre claro e parcialmente nublado.

A temperatura máxima que os moradores da capital podem esperar é entre 24ºC e 25ºC.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado