Menu
Brasília

Aumenta procura por matrícula

Secretaria recebeu mais de 38 mil inscrições de alunos interessados em ingressar na rede pública

Marcus Eduardo Pereira

19/11/2019 5h01

Catarina Lima
[email protected]

A secretaria de Educação do Distrito Federal recebeu 38.482 inscrições de alunos interessados em ingressar na rede pública de ensino em 2020, cerca de cinco mil a mais que no ano passado. Do total, 16.740 foram feitas pela central 156 e 21.742 pela Internet. No ano passado, cerca de 33 mil inscrições foram solicitadas no período regulamentar e 20 mil matrículas efetivadas. Com relação a esse ano, a secretaria de Educação estima que 24.500 inscritos se matriculem. O ingresso na rede pública de ensino do DF acontece em duas etapas, a primeira é a inscrição – pelo central 156 ou pela Internet – e a segunda é a matricula, que é presencial.

A secretaria fará o cruzamento entre as matrículas de novos alunos e dos que já estão na rede. “O cruzamento possibilita que façamos a exclusão de inscrições de estudantes que já são da rede, por exemplo. Somente após essa etapa, saberemos quantos serão os novos matriculados no ano que vem. Nossa estimativa é de que esse número gire em torno de 24.500 novas matrículas”, esclarece o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Cláudio Amorim.

Entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2020 os alunos inscritos ou seus responsáveis deverão efetivar as matrículas. A secretaria esclarece que durante esse período não será necessário fazer filas na porta das escolas, pois isso não garantirá vagas. O aluno será matriculado na unidade mais próxima, de acordo com CEP que constar na sua ficha de inscrição.
No momento da efetivação da matrícula, alunos e responsáveis devem ficar atentos aos documentos necessários, como Certidão de Nascimento, CPF do estudante, comprovante de residência, tipagem sanguínea e fator RH, entre outros.

Creches

Enquanto as matrículas para estudantes do ensino regular a partir de quatro anos, do ensino profissionalizantes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão garantidas, a busca por uma vaga em creches continua um desafio para pais e mães. Existem hoje no DF 20 mil vagas disponíveis em creches. No entanto, a demanda reprimida é de mais 20 mil vagas. O governo local tem convênio com 63 mil instituições particulares parceiras que atendem crianças matriculadas na rede pública.

Além das parcerias com instituições privadas, OGDF promete construir em 2020 dez novas creches, sendo cinco em junho e cinco em no final do ano. Segundo a secretaria de Educação, o edital de licitação para as obras das primeiras instalações sairá este mês. Isso será possível porque o governo local recuperou contratos de 2012 com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos destinados a construção das unidades – R$ 42 milhões – poderiam retornar ao Ministério da Educação, pois foram disponibilizados há oito anos e o governo do GDF não tinha apresentado sequer os projetos das obras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado