Menu
Brasília

Aulas em escolas públicas devem voltar só em setembro

Ibaneis se reuniu com professores da rede pública na manhã desta quarta (8)

Redação Jornal de Brasília

08/07/2020 13h08

Nesta terca-feira (3), o Jornal de Brasilia, juntamente com o GDF, na pessoa da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, entregou 200 kits escolares para criancas e adolescentes carentes na Estrutural.Foto: Vitor Mendonca/JBrData: 03-03-2020

Catarina Lima e Lindauro Gomes
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) deve adiar a volta às aulas nas instituições públicas de forma presencial. Autorizadas a retornar no próximo dia 3 de agosto, as escolas deverão voltar a receber alunos só em setembro, segundo apurou o Jornal de Brasília.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Sindicato dos Professores iniciam na próxima sexta-feira (10) a preparação de um protocolo para o retorno das aulas presenciais na rede pública ensino. Mas a volta efetiva dos alunos não segue o que determina o Decreto 40.939, de 02 de julho, que estabelecia o dia 03 de agosto para o reinício das aulas. Entre alunos, professores e outro servidores, meio milhão de pessoas transitarão diariamente pelas escolas públicas do DF quando as aulas voltarem a ser presenciais.

A decisão de que os alunos não retornem às aulas presenciais no dia 03 foi tomada nesta quarta-feira (8), numa reunião que contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, do Secretário de Educação, Leandro Cruz, da diretora do Sinpro-DF, Rosilene Correa e da deputada distrital, Arlete Sampaio (PT). No encontro, o governador Ibaneis destacou a importância de realizar o processo de retomada das aulas com a participação dos professores. Rosilene Correa, disse que “é preciso pensar uma nova escola, tanto para alunos quanto para professores”.

Quanto a decisão do governador de não reiniciar as aulas no dia 03 de agosto, a diretora do Sinpro disse que foi uma escolha acertada: “o governador está entendendo que se trata de uma decisão que envolve a vida dos outros”.

Ibaneis disse que o retorno no dia 03 não significa colocar os alunos nas salas de aula. “Eu retomo primeiro as reuniões com os professores, nós vamos ter toda uma preparação, disse o governador. O chefe do executivo adiantou, no entanto, que não editará outro decreto tratando do retorno às aulas – continua em vigor o que estabelecia o dia 03. Segundo ele, embora os alunos não retornem neste dia, os professores iniciarão o planejamento para a reabertura das escolas.

“Amanhã nós começaremos a discutir como será esse retorno, estabeleceremos um protocolo, mas a data do retorno não sabemos. Vai depender de como estiver a pandemia do coronavírus”, explicou Rosilda Correa.

O Secretário de Educação informou que a pasta está mobilizada para o retorno, respeitando os protocolos de saúde. “As equipes técnicas, as 14 regionais de ensino e os gestores escolares estão trabalhando em conjunto, unindo esforços para implementar as medidas, que serão anunciadas em breve”, destacou o secretário, completando que, nos próximos dias, também será divulgado o novo calendário escolar.

Com o anúncio por parte do GDF de que as aulas presenciais começariam no dia 03 de agosto, o Sinpro iniciou na última quarta-feira uma pesquisa com pais de alunos, perguntando se estes eram a favor da decisão e se estavam dispostos a mandar seus filhos para a sala de aulas. As respostas dos pais servirão agora para que a categoria saiba o que as famílias dos alunos pensam sobre o assunto.

A diretora do Sinpro disse que enquanto estiver sendo preparado o retorno adequado das aulas, os alunos seguem o aprendizado à distância. Segundo ela, o EAD não é o melhor sistema, mas o mais adequado para o momento. “As aulas virtuais não são as melhores, mas são o que temos”, avaliou. A deputada Arlete Sampaio comemorou o resultado da reunião, que segundo ela teve um resultado positivo.

O próximo passo deve ser a construção de um plano de retorno às aulas. Na próxima sexta-feira (10), o Sinpro-DF deve se reunir com a Secretaria de Educação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado