Menu
Brasília

Atenção: Inmet emite aviso vermelho para o DF pela baixa umidade

A meteorologista Naiane Araújo explica que o aviso vermelho é dado assim que o nível de umidade fica abaixo de 12%

Aline Rocha

05/09/2019 15h25

Fotografias atemporais diversas. DF. 30-08-2018. Rayra Paiva Franco

Nesta quinta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso vermelho pela baixa umidade em toda a região do Distrito Federal, diante da previsão de repetirem as mesmas condições climáticas registradas ontem (4). 

A umidade relativa do ar bateu recorde nessa quarta. No Gama, a umidade chegou a 8%, superando os 9%, também registrado no Gama, em 29 de agosto de 2017. 

A meteorologista Naiane Araújo explica que o aviso vermelho é dado assim que o nível de umidade fica abaixo de 12%. Ele é destinado para que autoridades de Defesa Civil decidam quais medidas devem ser tomadas para evitar o desconforto para a saúde da população e para programar ações de prevenção e combate às queimadas. 

De acordo com ela, o fenômeno da baixa umidade é resultado de uma massa seca e quente que está estacionada na região central do Brasil e deve permanecer por mais sete ou dez dias. Naiane explicou que esse tipo de ocorrência, de temperatura elevada e baixa umidade, faz parte do padrão climático comum nesta época do ano no DF.

A meteorologista informou ainda que Brasília completa, nesta quinta-feira, 94 dias sem chover e que essa situação só deverá mudar na segunda quinzena deste mês, com a chegada ainda fraca da chuva, uma característica do período de transição, quando o período seco começa a ir embora dando lugar a estação mais chuvosa.

 

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado