Menu
Brasília

Atenção, estudantes! Ainda dá tempo de uma revisão para o Enem

Arquivo Geral

09/11/2018 7h00

Atualizada 08/11/2018 22h03

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Lígia Vieira
[email protected]

Este domingo é o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 106 mil dos mais de 5,5 milhões de brasileiros inscritos vão realizar a prova no Distrito Federal. Desta vez, os estudantes têm cinco horas para responder as 90 questões, que incluem Matemática, Física, Química e Biologia.

Estar atento ao tempo de prova é importante neste segundo dia, até porque não pode usar calculadora para fazer as contas. Para realizar as 90 questões, o professor de Matemática e coordenador do 4K Educacional Leonardo Peixoto afirma que o estudante deve responder cada pergunta em dois minutos e meio a quatro minutos.

“É importante que o aluno não perca tempo em conteúdo com que não tem afinidade. Se ele perceber que a questão é difícil ou que precisará de muito tempo, deve passar à próxima e voltar no final para refazê-la”, indica o professor de matemática. Ele destaca que há perguntas respondidas por meio da lógica e mesmo por interpretação de textos e gráficos, sem necessidade de cálculos complexos.

O professor de Matemática do colégio Sigma Gabriel Carvalho orienta uma forma semelhante: primeiro, o aluno deve ler todas as questões, responder aquelas mais fáceis e marcar as com maior grau de dificuldade, depois ele volta para resolver as médias e por último as difíceis. “Assim o aluno não gasta tanto tempo com o que demora e consegue garantir os pontos das perguntas fáceis. Para ele saber classificar as questões é preciso de treino e intuição”, explica.

Já na parte de Química, o professor Bruno Santana Lima, que leciona no Alub e no 4K Educacional, conta que Química Orgânica, Reações Orgânicas e Cálculo Estequiométrico são assuntos sempre presentes no Enem. Para o professor, até amanhã o estudante pode revisar, mas depois é descanso. “No sábado, é dia de relaxar. O Enem é uma prova muito grande, e, apesar de agora ser dividida em duas datas, continua cansativa”.

Enquanto isso, Vinícius Cambraia, professor de Física do 4K Educacional, percebe que há algumas edições as questões de Física estão balanceadas, pois o exame apresenta o mesmo número de respostas que são necessários cálculos e que precisam de conhecimento sobre a teoria. “Durante a prova, a gente que é professor fica na expectativa de cair o conteúdo que passamos o ano inteiro trabalhando. Também ficamos de olho para ver se abordamos tudo aquilo que o aluno precisava para responder as questões”.

Além disso, Lucas Monteiro, que dá aula de Física em dois cursinhos comunitários – Galt e o Educafro -, entende que, mais que conhecer a teoria, é importante que os participantes leiam com atenção. “São 15 questões de Física e geralmente tudo o que você precisa está no enunciado, até as fórmulas. Muitas vezes entender o conteúdo vale mais a pena que decorar a resolução”.

Atenção ao horário

Assim como no domingo passado, às 12h, no horário de Brasília, os portões dos locais de prova abrem e às 13h todos os candidatos devem estar nas salas. Às 13h30 se inicia o exame.

Naquele dia, compareceram às salas de prova mais de 4 milhões de estudantes em todo o País. O tema da Redação foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

O DF registrou 25,7% de abstenção – ou seja, 27 mil dos 106 mil inscritos faltaram. Em todo o Brasil, naquele dia, 71 concorrentes foram expulsos do exame, por conta de irregularidades, segundo balanço feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, estudantes de dois municípios tiveram problemas para resolver as questões devido a falta de energia. Nestas cidades, o Enem será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro.


DICAS

Dê uma revisada em:
Matemática
Aritmética básica
Geometria
Probabilidade
Estatística
Análise combinatória

Biologia
Citologia
Métodos contraceptivos
Ecologia
Genética
Evolução

Física
Circuito elétrico
Conservação de energia
Movimento uniforme e variado
Instrumentos ópticos
Eletrodinâmica
Ondulatória

Química
Química orgânica
Reações orgânicas
Cálculo estequiométrico
Química do meio ambiente


Serviço

Não esqueça de levar:
Documento com foto
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente
Cartão de confirmação da inscrição
Declaração de comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala
Garrafa de água fabricada em material transparente
Barrinhas de cereal e comidas leves

Deixe em casa:
Calculadoras
Lápis, borrachas e lapiseiras
Anotações
Fone de ouvido

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado