Menu
Brasília

Após testar positivo para covid-19, Ibaneis tem 5% do pulmão comprometido

Ibaneis permanece despachando normalmente e deverá se reunir, virtualmente, nesta quinta-feira (10), com o secretariado

Redação Jornal de Brasília

09/09/2020 15h46

Willian Matos e Aline Rocha
[email protected]

Um dia após testar positivo para o novo coronavírus, o governador Ibaneis Rocha realizou exames pulmonares nesta quarta-feira (9) para melhor avaliação do quadro de saúde.

Os exames apontaram que Ibaneis tem apenas 5% do pulmão comprometido. “Por enquanto, tudo tranquilo”, afirmou o governador. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Governo do Distrito Federal (GDF) informou que ele permanece despachando normalmente e que deverá se reunir, virtualmente, com o secretariado nesta quinta-feira (10).

Leia a nota na íntegra:

“O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, diagnosticado com Covid-19, continua se recuperando em casa.

Ele se submeteu a exames nesta quarta-feira (9) pela manhã, quando foi detectada uma leve infecção do pulmão, de cerca de 5% da capacidade.

O governador sente apenas um leve mal-estar provocado por tosse, sem apresentar qualquer outro sintoma da doença.

Ainda assim, ele continua despachando normalmente.

Está marcada para amanhã, via teleconferência, uma reunião com o secretariado.”

Diagnóstico

Na madrugada de terça (8), Ibaneis começou a apresentar coriza e tosse, cerca de dois dias após viajar na companhia de um amigo que estava com o vírus no organismo, mas assintomático. Este amigo avisou assim que soube do diagnóstico positivo; os sintomas e o contato direto com uma pessoa contaminada levaram o governador fazer um teste, e o resultado positivo saiu no fim da tarde.

Após o diagnóstico positivo para a covid-19 de Ibaneis, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, fez exames e testou negativo para a doença. Os filhos de Ibaneis também testaram negativo.

Os deputados distritais Rodrigo Delmasso (Republicanos), Fábio Felix (PSOL), Cláudio Abrantes (PDT), Arlete Sampaio (PT) e Chico Vigilante desejaram melhoras ao governador e falaram de maneira geral sobre a pandemia.

Infecções no GDF e na cúpula nacional

No alto escalão do DF, além de Ibaneis e Paco Britto, contraíram a covid-19 os secretários José Humberto Pires, de Governo, e André Clemente, de Economia. O ex-secretário do DF Legal Gutemberg Tosatte também testou positivo para a doença em junho, antes de ser exonerado.

O comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), Julian Rocha Pontes, e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev), Ney Ferraz Júnior, também foram infectados.

Até agora, ao menos 12 governadores – além do presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro, do filho Jair Renan e de ministros – contraíram o vírus. Antes de Ibaneis, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou o diagnóstico e disse suspeitar de contaminação por meio de alguma embalagem recebida em casa.

Além deles, também já foram infectados Wilson Witzel (PSC-RJ); Helder Barbalho (MDB-PA); Paulo Câmara (PSB-PE); Renan Filho (MDB-AL); Antonio Denarium (sem partido-RR); Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (DEM-MT); Carlos Moisés (PSL-SC); Belivaldo Chagas (PSD-SE); Eduardo Leite (PSDB-RS); e Wilson Lima (PSC-AM).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado