Menu
Brasília

Aplicativo para o produtor do campo é apresentado na Festa do Morango

De acordo com o gerente do projeto DF Rural, Alberto Gerardi, a diferença entre o aplicativo da Emater-DF e outros aplicativos é que o DF Rural tem o foco voltado para dentro da porteira

Marcus Eduardo Pereira

08/09/2019 15h25

Para facilitar a vida dos produtores do Distrito Federal, a Emater-DF criou um aplicativo que vai simplificar a vida no campo. A apresentação do aplicativo, intitulado “DF Rural”, está em curso na Festa do Morango de Brasília, que chega ao fim neste domingo em Brazlândia.

Funcionalidades como Cartão do Produtor Rural digital (e-CPR), Caderneta de Campo (que vai viabilizar a rastreabilidade do produto), informações sobre os preços do atacado de diversas culturas e um banco de empregos estarão à disposição do produtor.

Na tela do celular, por meio do aplicativo, o cidadão da área rural também vai ter acesso à agenda de eventos da Emater, Secretaria de Agricultura e Ceasa. De forma simplificada estarão disponíveis na ferramenta ações como dia de campo, palestras, cursos, oficinas, festas, feiras e tudo o que envolver eventos voltados para o campo. Haverá ainda um ícone exclusivo para acesso às notícias publicadas nos sites dos três órgãos.

De acordo com o gerente do projeto DF Rural, Alberto Gerardi, a diferença entre o aplicativo da Emater-DF e outros aplicativos é que o DF Rural tem o foco voltado para dentro da porteira. “Focamos na necessidade do produtor. É um aplicativo voltado para que o produtor rural cumpra as exigências da rastreabilidade, seja fácil de ser utilizado e que funcione mesmo sem acesso à internet”, ressaltou.

Alberto explicou que a ideia de funcionar offline é devido à dificuldade de algumas regiões com sinais de internet. No aplicativo, os registros poderão ser feitos sem necessidade de acesso à rede. No entanto, assim que o celular estiver conectado, o próprio aplicativo se encarrega de sincronizar os dados armazenados e salvar as informações. Todos os dados, desde que sincronizados, ficarão salvos no banco de dados da Emater-DF, que vai funcionar como um backup.

“Se ele tiver algum problema com o celular, não vai perder os dados, porque eles estarão salvos na nuvem. Será uma nuvem privada na Emater e que vai manter todo o sigilo das informações fornecidas”, acrescentou.

Ainda de acordo com o gerente, o acesso ao aplicativo será por meio do CPF do produtor e senha, que deve ser criada após a instalação do aplicativo no celular. O único requisito é que produtor esteja cadastrado na Emater-DF.

Segundo a presidente da Emater, Denise Fonseca, a função do aplicativo transcende à questão legal. “Vamos oferecer uma oportunidade de o produtor registrar a história do seu cultivo. Muito mais que atender à legislação da rastreabilidade, a Caderneta de Campo pode ser o principal instrumento de gestão da propriedade. Por meio da Caderneta de Campo, o produtor vai deixar tudo isso registrado no celular e efetivamente administrar o seu negócio”, afirmou.

Instalação e orientações

Durante a Festa do Morango, técnicos da Emater estiveram nos estandes da empresa explicando as funcionalidades do aplicativo, bem como seu manuseio, e auxiliando os agricultores que tiverem interesse em instalá-lo em seus smartphones. O aplicativo ainda está em fase de teste e, por enquanto, estará disponível apenas para celular com sistema operacional Android. Nos próximos meses, a versão iOS, para iPhone, também estará liberada.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado