Menu
Brasília

Antiga Farmácia de Alto Custo passa por inspeção

Aline Rocha

08/05/2019 17h45

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

A Farmácia Ambulatorial Especializada da Asa Sul, antigamente conhecida como Farmácia de Alto Custo, recebeu a visita de Marcelo da Silva Barenco, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa e Saúde (Prosus). A visita ocorreu para verificar a atual situação do espaço.

Em 2017 foi instaurado inquérito civil no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para apurar possíveis irregularidades nas três unidades da farmácia no Distrito Federal (DF), como demora no atendimento e falta de medicamentos especializados.

Algumas melhorias no armazenamento dos remédios foram identificadas pela inspeção. A Secretaria de Saúde adquiriu refrigeradores adequados para medicamentos sensíveis à temperatura, que antes eram armazenados em geladeiras comuns. Os demais foram organizados em prateleiras. Ainda no primeiro semestre de 2019, o MPDFT fará a inspeção das outras duas unidades.

Em média, 30 mil pessoas dependem dos serviços das farmácias ambulatoriais no DF, uma média de 1,2 mil usuários por dia. Grande parte dos atendidos tem condição clínica crônica, com opções terapêuticas escassas, onerosas e, muitas vezes, inexistente na rede privada. Alguns pacientes encontram-se com formas incapacitantes de doenças como redução significativa da capacidade de locomoção. Nas unidades, são ofertados cerca 230 medicamentos, alguns deles fornecidos pelo Ministério da Saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado