Menu
Brasília

Amônia vaza em frigorífico na Granja do Torto

Corpo de Bombeiros colheu amostra do produto para análise e orientou funcionários do local quanto aos procedimentos de segurança

Willian Matos

23/09/2019 7h45

amonia

Willian Matos
[email protected]

Em um frigorífico localizado na rua 05 da Granja do Torto, uma válvula de uma tubulação de amônia apresentou defeito na noite deste domingo (22), ocasionando o vazamento do produto pelo local. Por conta da periculosidade — o gás é tóxico e corrosivo quando em contato com algum nível de umidade — o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) foi acionado.

Cinco militares do CBMDF isolaram o local para iniciar o atendimento. Funcionários deram ciência à equipe do defeito na válvula da tubulação. Esta seção do tubo precisou ser drenada, porém, durante o procedimento, foi liberado gás no ambiente, aumentando a periculosidade.

Trajando roupas de proteção nível A (nível máximo de segurança, resistente a ácidos e com proteção respiratória), os bombeiros utilizaram um detector de gases e radiação para detectar a presença da amônia na forma gasosa. Uma câmera térmica também foi utilizada na ocorrência, para transmitir imagens aos especialistas do lado de fora da edificação, enquanto os militares adentravam o recinto novamente.

Foi verificado que o conteúdo do tubo estava sendo lançado em um vasilhame com água (procedimento adequado para o caso), mas que a quantidade de água não seria suficiente para a neutralização do gás. Os militares, então, corrigiram o problema e deixaram a cena segura.

Em seguida, o Corpo de Bombeiros colheu amostras do material para análise e orientou os funcionários do local sobre procedimentos de segurança. Não houve vítimas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado