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Brasília

Alunos de Direito de Brasília alcançam primeiro lugar na XI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial

O evento recebeu mais de mil participantes e veio após os estudantes se envolverem em uma simulação para resolver um caso-problema

Redação Jornal de Brasília

09/11/2020 12h28

Três alunos do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) acaba de trazer um título inédito para a instituição e para a região Centro-Oeste do país. A conquista do primeiro lugar na XI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (CAMARB), que recebeu mais de mil participantes, veio após os estudantes se envolverem em uma simulação para resolver um caso-problema.

O evento, on-line, aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro, e trouxe um caso hipotético, de alta complexidade teórica, que simulava um problema de corrupção em uma empresa alimentícia, e a partir dele os alunos atuaram como advogados das partes envolvidas. Foram desenvolvidos então argumentos relacionados ao caso-problema, tanto pela via escrita como oral, em sessões que simulavam um julgamento real. O papel de juízes foi desempenhado por professores e advogados especializados no tema.

Segundo o professor de Direito do UniCEUB Paulo Palhares, que coordena o grupo de alunos que venceu a competição, a XI edição (2020) trouxe uma pluralidade muito grande. “Tivemos a participação da Universidade de Lisboa e representantes de Angola. Todas as principais faculdades do Brasil também tiveram representantes, dentre elas USP, UNB, UFMG, UGRS, UFBA, UFPE, PUCs de diversos estados. A qualidade dos participantes valoriza ainda mais a nossa conquista”, afirma.

O evento

Para Palhares, o evento é muito bem visto pelos alunos todo ano. “O Grupo de Práticas em Arbitragem é uma das ferramentas pedagógicas mais poderosas que já tive contato. São desenvolvidas diversas habilidades e competências nos alunos. As principais são capacidade de pesquisa, trabalho em equipe, habilidade de falar em público e defender uma tese, as habilidades de escrita. Tudo isso num ambiente de competição entre as faculdades, o que adiciona o elemento lúdico ao processo de ensino. Fora isso, os alunos desenvolvem network, isto é, sua própria rede de contatos profissionais, conhece a realidade dos estudantes de outros estados e se coloca no debate do que há de mais avançado na área empresarial”, conta o professor.

Ele acrescenta ainda que todos os alunos da universidade a partir do terceiro semestre podem participar. “Há um processo seletivo que é elaborado pelos próprios participantes do grupo. No início de todos os anos, enviamos a chamada por e-mail a todos os alunos com as instruções de participação e canais de comunicação”, ressalta.

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