Menu
Brasília

Alunos da UnB relatam dificuldades para matrícula. Universidade adia processo para terça-feira (5)

Relato enviado ao JBr é de que, com a troca de portais (do Matrícula Web para o SIGAA), o processo ficou mais difícil e apresenta erros

Redação Jornal de Brasília

04/01/2021 13h06

Aline Rocha e Olavo David Neto
[email protected]

Começou nesta segunda-feira (4) o período de matrículas para estudantes da Universidade de Brasília e, com isso, teve início também a dor de cabeça de alguns estudantes. Relato enviado ao Jornal de Brasília é de que, com a troca de portais de matrícula (do Matrícula Web para o SIGAA), o processo ficou mais difícil e apresenta erros.

Laís Cirilo, 18 anos, estudante do segundo semestre de Biblioteconomia, contou à reportagem que tenta fazer a matrícula desde 8h de hoje, horário de abertura, e só conseguiu se inscrever para as matérias que vai cursar no primeiro semestre de 2021 por volta de 11h. O prazo para matrículas na universidade vai até o dia 12 de janeiro, próxima terça-feira.

“Quando você tenta fazer a matrícula, se conseguir abrir o site (o que já é bem complicado), tem algumas etapas e ele trava ou cai em alguma delas sempre. No meu caso, travou em todas, mas caia sempre na última. Aí tinha que começar tudo de novo”, afirmou a estudante. Além de Laís, estudantes do curso de Administração também apresentaram ao JBr uma página de erro ao acessarem a parte interna do portal. Veja:

Nova plataforma

O SIGAA, a plataforma adotada recentemente pela UnB, vem apresentando lentidão e instabilidade durante toda a manhã. Os estudantes, ao acessarem o portal por volta de 13h de hoje, receberam um comunicado informando que o processo de matrículas está suspenso até amanhã (5) para manutenção do sistema. As reclamações de erro, entretanto, reclamam do portal desde o início de sua implementação, no primeiro semestre de 2020.

Drama estudantil

Aos 20 anos, Letícia Lara se prepara para cursar o sexto semestre de Gestão de Políticas Públicas. Ao Jornal de Brasília, a estudante se queixou da demora, mas compreende a grande demanda na plataforma como uma das causadoras dos atrasos. “Eu tentei fazer minha matrícula pela manhã, mas o site estava instável, acho que por conta da quantidade de acessos”, pondera a discente. De qualquer forma, ela ainda não está garantida nas matérias para o próximo período. “Acabei desistindo de fazer a matrícula hoje porque realmente está bem complicado”, lamenta Lara.

Ela ressalta ainda que o antigo modelo de registros, o Matrícula Web, tinha seus defeitos, mas nada que pusesse em xeque a inscrição em matérias da Universidade de Brasília. “O sistema é bem diferente do Matrícula Web, pouco intuitivo e não tem uma interface muito ‘amigável’”, relata a estudante. “O processo de matrícula é bem diferente do que estávamos acostumados”, queixa-se. Letícia lembra que não houve suporte por parte da instituição. “Não existe um lugar onde possamos tirar as dúvidas, os professores e coordenadores estão cheios de trabalho e acabam não conseguindo responder todos os e-mails”, pontua Lara.

Outra que se viu em meio a dificuldades foi Débora Carvalho, aluna do curso de Ciência Política. Ao escolher as matérias para seu quinto semestre, ela até consegue fazer o login no espaço virtual, mas a página logo é recarregada e volta para a entrada do portal. “Está caindo toda hora. Chegou um momento em que loguei e apareceu um informativo dizendo que o sistema estava fora do ar e que iria se normalizar amanhã, mas o dia e a data estão errados”, lamenta Carvalho. “Obviamente virou meme de desespero”, brinca a discente, que alega sentir falta do antigo sistema. “Saímos do Matrícula Web para cair num sistema mil vezes pior”, queixa-se. “Saudades”, ironiza.

Alguns estudantes também utilizaram as redes sociais para questionar sobre a demora e a instabilidade do sistema da universidade. Veja abaixo: 

Por meio de nota a Universidade de Brasília informou que o sistema de gestão de dados acadêmicos, adotado por outras 40 instituições de ensino pelo Brasil está sendo utilizado na capital pela primeira vez. “Na manhã desta segunda-feira, 4 de janeiro, o sistema apresentou momentos de instabilidade e, ao meio-dia, houve um processo de ampliação da infraestrutura do sistema”, afirma a nota.

A universidade destacou algumas “vantagens em relação ao sistema antigo” e disse, ainda, que está “atenta e efetuando todas as melhorias necessárias ao longo do processo”, de forma que nenhum estudante seja prejudicado.

Veja a nota na íntegra:

“A matrícula em disciplinas está sendo feita pela primeira vez pelo SIGAA, um sistema de gestão de dados acadêmicos adotado por ao menos outras 40 instituições de ensino no país. Na manhã desta segunda-feira, 4 de janeiro, o sistema apresentou momentos de instabilidade e, ao meio-dia, houve um processo de ampliação da infraestrutura do sistema.

O SIGAA apresenta inúmeras vantagens em relação ao sistema antigo, entre elas, a possibilidade de visualização integral das disciplinas do curso, para que os estudantes tenham mais autonomia para decidir pela matrícula. A mudança de sistema, contudo, exige adaptações. A Universidade de Brasília está atenta e efetuando todas as melhorias necessárias ao longo do processo. O prazo final vai até o dia 12 de janeiro. Nenhum estudante será prejudicado.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado