Menu
Brasília

Alunos da rede pública recebem aulas de educação ambiental ao ar livre

Escolas públicas interessadas em participar no próximo semestre devem se inscrever entre 1° de julho e 1° de agosto

Redação Jornal de Brasília

24/06/2019 15h25

Da Redação
[email protected]

O projeto Parque Educador é uma parceria entre Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente que leva alunos até os parques do Distrito Federal para aprender, na prática, sobre educação ambiental. Estudar ao ar livre, ao redor de árvores, animais e com os sons da natureza ao fundo.  

As atividades são desenvolvidas nos parques Águas Claras, Saburo Onoyama, Três Meninas, Águas Emendadas e Sucupira. O projeto foi implementado no segundo semestre de 2018, mas só neste ano foi assinado um termo de cooperação técnica ajustando o modelo e viabilizando recursos para o transporte dos estudantes. Entre as disciplinas aplicadas aos alunos, destacam-se educação patrimonial, biodiversidade do Cerrado, consumo consciente, resíduos sólidos, mudanças climáticas e alimentação saudável e sustentável.

A professora da Escola Classe 1 do Guará Marina Cardoso, 33 anos, conta que o retorno do projeto é visto no resultado das provas e na empolgação dos alunos durante as aulas. “Eles acham muito proveitoso, adoram sair da escola e da rotina deles”, diz. “Tudo que nós estamos vendo na teoria dentro da sala, a gente vê na prática aqui no parque. Para a aprendizagem deles, é maravilhoso.”

As atividades especiais são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos dois turnos, sempre no horário contrário ao da aula (se o ensino for integral). O público prioritário é de alunos do quarto ao sétimo ano do ensino fundamental. As escolas que oferecem aulas acima do sétimo ano, porém, também podem se inscrever e participar. Neste ano, o projeto Parque Educador atendeu mais de 1,2 mil estudantes que passaram o seu dia no parque uma vez por semana.

“Eu acho muito bom. Eu posso sair da sala e aqui é mais fresco. Nós aprendemos sobre a natureza as nascentes e os tipos de animais”, conta a aluna Sara Lívia Silva Dantas, nove anos, que está no quarto ano do ensino fundamental. “Na sala de aula não tem como tocarmos na planta; é só visualizar. Aqui nós podemos usar os outros sentidos, por exemplo, o tato e o olfato”.

Inscrições

Em 1º de julho será aberta a inscrição das escolas para o próximo semestre. A novidade é que, no próximo semestre o atendimento será ampliado para mais dois parques ecológico, o Dom Bosco e o Riacho Fundo. As vagas são limitadas. As escolas que se inscreveram anteriormente e não foram contempladas devem tentar novamente, pois a prioridade será dada a elas.

De acordo com o gerente de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Ibram, Luis Felipe Blanco, no fim do ano será aberta a seleção de novos professores, com a ampliação do projeto Parque Educador. Os educadores da rede pública que têm o desejo de trabalhar com essa temática também poderão se candidatar e fazer parte do projeto.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado