Menu
Brasília

Alerta: site falso indica vagas para cursos gratuitos no Senai

Arquivo Geral

02/12/2018 14h34

Foto: Reprodução

Rafaella Panceri
[email protected]

A informação de que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) estaria com 500 vagas abertas em cursos gratuitos no Distrito Federal é falsa. Um site de procedência duvidosa divulga a informação na internet. Os dados foram noticiados pelo JBr. no último sábado (1º) e constam, inclusive, na agência de notícias da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A seleção também foi divulgada por assessorias de imprensa.

De acordo com a Federação das Indústrias do DF (Fibra), da qual o Senai-DF faz parte, as vagas anuais não são divulgadas de uma só vez, mas aos poucos, conforme disponibilidade. A instituição tomou conhecimento do site falso após a publicação da matéria pelo JBr. e esclareceu os fatos. Na verdade, o processo seletivo para cursos em 2019 está em andamento.

O JBr. optou por excluir a publicação do site e das redes sociais para evitar que os leitores procurassem unidades do Senai no DF para efetuar matrículas. Portanto, os interessados em cursos gratuitos abertos em 2019 devem aguardar a divulgação de novas oportunidades no site: https://www.sistemafibra.org.br/fibra/index.php.

Informação foi divulgada na agência de notícias da CNI. Dados não procedem. Foto: Reprodução

Fraude
O site falso utiliza o nome do Senai-DF e replica conteúdos de fontes desconhecidas. A página é repleta de propagandas e aparece em primeiro lugar nas buscas do Google, quando o usuário digita “Senai DF 2019”. No canto inferior da página, porém, consta o aviso: “site não oficial. Meramente informativo”, que pode passar despercebido.

Além de trazer informações fraudulentas sobre os cursos disponíveis no DF, o site divulgas informações sobre o Senai em todas as regiões do País. E não é o único — outros portais semelhantes figuram entre os primeiros colocados nas pesquisas do Google relacionadas a “Senai DF 2018”, por exemplo, ou apenas “Senai”.

Ao que tudo indica, o portal (https://senai2019.org/senai-df-2019/) é mais um entre as várias páginas falsas criadas para gerar lucro por meio de cliques. Funciona assim: alguém cria o site com uma informação de interesse para um grupo de pessoas e, entre um texto e outro, coloca anúncios. Quando um internauta clica em qualquer um deles, gera retorno financeiro automático para o dono do site.

Como identificar um site falso
O Centro de Segurança em Internet da Espanha, que faz parte do programa Internet Mais Segura da Comissão Europeia, recomenda verificar se o endereço está correto e se há um pequeno cadeado no canto esquerdo da página. Ele simboliza que aquela conexão é segura.

Outra recomendação é conferir se, em algum local da página, é dito que se trata de um site oficial. Apesar de se esforçarem para reproduzir sites originais com maestria, páginas falsas costumam colecionar erros de grafia em algumas palavras. Fique atento à ortografia apresentada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado