Menu
Brasília

Alerta! Inmet acende sinal amarelo para temporais no DF

Redação Jornal de Brasília

10/04/2019 15h42

Atualizada 11/04/2019 7h45

Pedro Ventura/Agência Brasília

As chuvas que tomam o país devem passar pela região Centro-Oeste nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sinal amarelo nessa quarta-feira (10) para alerta de chuvas intensas e perigo potencial em todo o DF. De acordo com o órgão, a capital deve registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia. Também há previsão de trovoadas e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. A estimativa é que as precipitações cheguem a partir das 7h desta quinta (11).

De acordo com os meteorologistas, as pancadas de chuva são resultado da instabilidade provocada pela convergência entre temperaturas elevadas e a umidade vinda da região amazônica. Ainda segundo o Inmet, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo, mas é importante ficar atento.

Desde a última semana as fortes, chuvas têm causado prejuízos pelo DF. Em Samambaia, pelo menos duas escolas, um centro cultural e uma estação do metrô ficaram inundados. Os moradores de um condomínio ficaram sem acesso aos elevadores que foram tomados pela água. Sem contar os problemas já frequentes como as tesourinhas no Plano e pontos de alagamento por falta de drenagem, como ao longo da via L2. Ontem em Taguatinga a enxurrada chegou a ultrapassar pneus de alguns carros no Pistão Sul.

Leia também: Elevadores de prédio são inundados após forte chuva no DF

Complexo Cultural de Samambaia teve de adiar inauguração por conta do alagamento

Siga as recomendações:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado