Menu
Brasília

Além da grilagem, PMs se passavam por agentes da Civil para extorquir traficantes

Agnaldo Figueiredo de Assis e Jorge Alves dos Santos se passavam por agentes da Polícia Civil para coagir os traficantes

Willian Matos

30/05/2019 12h41

polícia civil

Foto: Sinpol-DF/Agência Brasil – Polícia Civil

Da redação
[email protected]

A Operação Horus, que investiga policiais acusados de grilagem de terras no Setor Habitacional Sol Nascente, prendeu dois militares que já haviam sido presos em 2017 por extorquir traficantes e vender as drogas deles.

Segundo o delegado Eduardo Galvão, Agnaldo Figueiredo de Assis e Jorge Alves dos Santos se passavam por agentes da Polícia Civil para coagir os traficantes. À época, arrecadaram mais de R$ 13 mil e “apreenderam” as drogas para revendê-las depois.

Jorge e Agnaldo tinham informantes por dentro dos esquemas de tráfico. Estes informantes repassavam informações sobre negociações, local onde as drogas eram guardadas, etc.

Operação Horus

A Operação Horus cumpriu, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), mandados de busca e apreensão contra policiais militares envolvidos na grilagem de terras do Setor Habitacional Sol Nascente. Foram cumpridos 7 prisões e 11 mandados de busca e apreensão contra policiais militares do DF. Entre os alvos, está o Véi da 12, famoso por portar uma arma calibre 12 e apreender drogas e armas na região da Ceilândia.

Além de Gaeco e do Ministério Público do DF, a operação tem a Coordenação Especial de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária (CECOR). A Corregedoria da Polícia Militar do DF também acompanha o cumprimento dos mandados.

As investigações iniciaram em 2011. Através delas, descobriu-se que um grupo criminoso atuava no parcelamento irregular de solo urbano do Sol Nascente desde o início da ocupação do condomínio.

Por conta deste parcelamento, dezenas de loteamentos irregulares foram surgindo. Há, inclusive, brigas por terras na região, que teriam causado até homicídios em anos passados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado