Menu
Brasília

Ala do Avante perde força junto ao Buriti

A ala do vice-governador, Paco Britto, ganhou força, mas os distritais Joao Cardoso e Reginaldo Sardinha, além de perderem influência, devem perder voz junto ao governo local

Lucas Valença

08/07/2020 7h29

Reginaldo Sardinhafoto :CLDF

Em um encontro recente na Casa Civil do palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deixou claro ao presidente do parlamento local, Rafael Prudente, de mesmo partido, que manterá uma postura mais dura com relação a alguns parlamentares do chamado Centrão.

A irritação do chefe do Executivo com o Centrão cresceu no conflito em torno do projeto do Refis 2020 que passou meses sendo elaborado pela equipe econômica do governo local, sob o comando do secretário André Clemente e que chegou a ser defendido por entidades empresariais.

Só que após ser rejeitado, o governo enviou o projeto de reforma da Previdência local e viu dois integrantes do chamado Centrão, que teoricamente seriam da base do governo por serem filiados ao partido do vice-governador (o Avante), votarem contra o projeto. Desde então, os deputados Reginaldo Sardinha e João Cardoso entraram em rota de colisão com o governo.

Por muitas vezes, João Cardoso teve o costume de não seguir a orientação de voto do governo, o que já prejudicou a contagem em votações de projetos importantes do palácio. Já o deputado Reginaldo Sardinha, criador do Centrão e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tem sido considerado pelo núcleo duro do palácio como um “independente”, como explicou um secretário.

Só que há o entendimento agora que o governador manterá uma postura mais dura contra o parlamentar.  Segundo fontes procuradas pela reportagem, os embates recentes jogou parte do núcleo duro do Avante para escanteio.

Em resumo, a ala do vice-governador, Paco Britto, ganhou força, mas os distritais Cardoso e Sardinha, além de perderem influência em administrações regionais, devem perder voz junto ao governo local. Neste contexto, o ex-presidente do Avante, Lucas Kotoyanis, que exerce forte influência nos bastidores da política local, em especial, na CLDF, também perde força junto ao palácio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado