Menu
Brasília

Águas Claras: Shoppings reforçam segurança

Após dois assaltos recentes no DF Plaza, região aumenta fiscalização com apoio de funcionários

Pedro Marra

09/11/2020 5h26

Diante dos assaltos ocorridos nos últimos dias no shopping DF Plaza, em Águas Claras, funcionários da unidade estão mais aliviados com a segurança contratada pelo centro comercial, mas não menos preocupados com o caminho de casa até o trabalho.

Uma funcionária de um quiosque de lanches conta que estava operando a máquina de café quando ouviu os disparos na joalheria do 2º piso durante o assalto da última sexta-feira (6), quando dois homens atiraram contra o vidro da loja para roubar relógios e também o celular de uma funcionária. Nesse assalto, ninguém se feriu.

“Assim que levantei, deu um barulho como se estivesse caindo alguma coisa. Quando virei, vi o cara (assaltante) arrombando a porta e o pessoal correndo para o lado de cá”, diz a atendente sem querer se identificar.

“Um deles disparou mais uma vez quando arrombou o vidro. Por volta de 19h58 começou tudo, e umas 20h05 tinha encerrado o assalto. Meu chefe não abriu o quiosque no sábado, fomos os únicos que não abrimos por conta desse caso. Eu já estava mais atenta, e agora redobro a atenção ao chegar aqui no DF Plaza”, afirma.

Cliente ferido

No dia 28 de outubro, outra joalheria do mesmo shopping passou por uma tentativa de assalto. Por volta de 12h, um casal entrou no centro comercial e anunciou o crime. No momento, uma funcionária da loja fugiu do local ao empurrar o ladrão.

Quando um segurança tentou conter o criminoso, ele disparou na direção de um dos clientes da loja, que foi atingido no ombro. A vítima da violência era Matheus Almeida Silveira, de 31 anos, que foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

“Me escondi em um quiosque”

Um atendente de um quiosque próximo a loja de joias assaltada na última sexta-feira (6) relata que atendia um cliente no momento do assalto. “Eu estava no lado contrário onde trabalho. Na hora que virei a cabeça, vi uma menina gritando e o cara dando tiro no vidro. Abri a porta, me escondi junto do cliente por cerca de 10 minutos. Quando ele pegou alguns relógios da vitrine e desceu a escada rolante, coloquei a lona e fui para o outro lado do shopping, onde todas as outras pessoas foram. Teve uma senhora que até caiu na escada rolante quando estava subindo na hora”, descreve o rapaz.

Brigadistas atendem cliente após tiroteio no DF Plaza

“A segurança contratada aqui na frente é boa, mas não garante muita coisa. Isso porque nessa passarela daqui da frente, várias meninas já foram assaltadas”, acrescenta.

Uma funcionária de uma loja em frente a joalheria assaltada no dia 6 diz que entrou em desespero. “O cara quebrou o vidro, as meninas da joalheria estavam gritando, ouvi um tiro e tinha criança correndo. A gente trancou tudo na loja e ficamos esperando. Na hora fiquei bem nervosa, mas depois a situação se tranquilizou quando o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) chegou”, relembra.

Caso a pessoa presencie ou passe por um assalto, a orientação da Polícia Militar é para que “as pessoas não reajam ao assalto e acionem, imediatamente, a PMDF via 190.”

Reforço no policiamento

“Além do pedido imediato de reforço no policiamento militar da região, o shopping também intensificou o serviço de segurança especializada com viatura, para cobrir as vias de acesso ao empreendimento e reforçou o efetivo interno, desde a noite de ontem (sábado). Foi uma ação imediata e de parceria pública e privada”, diz a nota da assessoria de imprensa do DF Plaza.

De acordo com o shopping, “os padrões de segurança do DF Plaza Shopping atendem aos parâmetros de mercado, no entanto, em função da onda de criminalidade na região, as medidas de segurança estão sendo reforçadas”.

Preocupação aumenta

Outro shopping da região que redobrou a atenção com a segurança é o Águas Claras Shopping. Atendentes de uma cafeteria do centro comercial perceberam uma segurança mais ostensiva no local.

“Aumentaram a fiscalização aqui, e os seguranças estão bem atentos depois do que aconteceu. Até correram atrás de um homem que estava armado, mas viram que era um policial. Sempre tomamos um cuidado a mais vindo de casa para cá, principalmente por ser mulher”, diz uma das funcionárias sem querer se identificar.

Chefe de segurança do Águas Claras Shopping, Péricles Freitas, de 32 anos, explica como tem sido o contato com os funcionários para evitar assaltos.

“A gente orienta os lojistas que, ao avistarem qualquer pessoa suspeita, já entrarem em contato diretamente com o telefone da segurança. Para isso, redobramos a atenção em todas as saídas e aumentamos monitoramento nas joalherias e lojas telefonia”, expõe o funcionário.

No caso do policial armado do último sábado, Freitas esclarece o ocorrido. “Suspeitamos do comportamento porque ele foi a uma joalheria e a um banco do shopping, o que causou estranheza para nós nesse momento. Logo depois, a Polícia Militar o identificou na saída.”

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informou que não possui dados específicos de ocorrências relacionadas a crimes dentro de shoppings. Mas quando se fala em roubos em comércio no Distrito Federal, a pasta registrou, em outubro, 67 ocorrências. Desde o início do ano, 777 é o número total de crimes do tipo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado