Menu
Brasília

Águas Claras: Detran instala semáforos em faixas de pedestres

Novos equipamentos melhoram a fluidez e aumentam a segurança nas vias

Redação Jornal de Brasília

26/11/2019 16h38

Da Redação
[email protected]

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou algumas alterações no parque semafórico da cidade, para melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança aos pedestres.

Na semana passada, a diretoria de engenharia instalou semáforos com botões sonoros em duas faixas de pedestres: uma na Avenida das Araucárias, altura do hotel S4, e outra na Avenida Pau Brasil, em frente à estação de metrô Águas Claras. A medida é necessária devido devido ao fluxo intermitente de pedestres nesses locais, causando a interrupção constante do tráfego de veículos e grande retenção no trânsito em horários de pico.

Com os novos equipamentos instalados, o fluxo de pedestres e de veículos fica mais organizado e seguro, já que os sinais luminosos e sonoros também servem para dar mais visibilidade aos locais de travessia, principalmente à noite, e promove a inclusão dos cegos na mobilidade urbana.

Outra medida adotada pelo Detran foi a instalação de setas direcionais em três cruzamentos semafóricos, que permitem um melhor aproveitamento do tempo de verde para quem se mantém na mesma direção, fechando apenas o sentido de quem cruza a pista.

As setas direcionais – que permitem aos veículos de uma faixa seguir livre enquanto os da outra aguardam a abertura do semáforo para cruzar a via – foram instaladas nos cruzamentos da Avenida das Araucárias com a Avenida Parque Águas Claras, da Avenida das Araucárias com a Rua das Paineiras e da Avenida das Araucárias com a Avenida Pau Brasil.

A Diretoria de Engenharia também instalou detectores e laços indutivos em quatro cruzamentos: da Avenida das Araucárias com a Avenida Sibipiruna e com a Rua 19 Sul (Shopping Águas Claras), e da Avenida das Araucárias e da Avenida das Castanheiras com a Rua das Pitangueiras.

A função desses equipamentos é detectar a passagem de veículos nas vias secundárias e acionar o sinal verde apenas para o tempo necessário ao cruzamento, garantindo maior fluidez aos veículos que transitam pela via principal, especialmente durante a madrugada, quando o fluxo de veículos nas vias secundárias é bem menor.

Com os novos equipamentos, o semáforo permanecerá aberto para o trânsito na via principal e só fechará quando algum veículo se aproximar do cruzamento pela via secundária, voltando a abrir logo após a sua passagem.

As equipes técnicas do Detran realizam estudos para instalar detectores e laços indutivos também em outros cruzamentos da cidade.

Com informações da Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado