Menu
Brasília

Agora separadas, Mel e Lis recebem alta após 36 dias internadas

Mel e Lis ainda necessitam de cuidados pós-operatório, mas poderão recebê-los em casa, na Ceilândia

Willian Matos

03/06/2019 10h50

mel e lis

Foto: Divulgação/Hospital da Criança

Da redação
[email protected]


O caso Mel e Lis é um sucesso, e isso foi coroado nesta segunda-feira (3). As gêmeas que mobilizaram dezenas de profissionais em uma cirurgia de mais de 24 ininterruptas, receberam alta e poderão voltar ao lar.

Elas, que fizeram aniversário de um ano no último sábado (1), impressionaram a equipe do Hospital da Criança (HCB) com a rápida evolução clínica. Mel e Lis ainda necessitam de cuidados pós-operatório, mas poderão recebê-los em casa, na Ceilândia.

Gêmeas completaram um ano no último sábado. Foto: Divulgação/HCB

A cirurgia de separação das gêmeas siamesas foi a primeira realizada no DF, a terceira no Brasil e apenas a décima no mundo inteiro. De alta complexidade, o procedimento durou mais de 20 horas e mobilizou mais de 50 profissionais.

“O grande dia chegou. É só felicidade, agora”, comemorou a mãe das pequenas, Camilla Vieira. “Só o fato de poder ir para casa, agora, é maravilhoso”, ressaltou.

Coordenador da equipe cirúrgica do hospital, o neurocirurgião Benício Oton Lima informou que a alta das meninas é resultado de todo um trabalho conjunto entre a equipe multiprofissional da rede pública de saúde do DF, o planejamento para os imprevistos que poderiam ocorrer na operação e o suporte de especialistas renomados de outros locais – um deles vindo de Nova York (Estados Unidos).

As gêmeas com seus pais, Rodrigo e Camilla, e com a equipe médica do HCB

“A alegria final foi quando vimos as duas rindo na enfermaria”, contou o médico. “Quando uma criança sorri, quer dizer que está salva, e os médicos ficam mais felizes. Agora, a fase final é ir para casa, apesar de não acabar o tratamento ainda, porque vão continuar o acompanhamento conosco e com o pessoal da cirurgia plástica do Hran [Hospital Regional da Asa Norte]. Mas os problemas mais graves passaram”.

De acordo com a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Renata Rainha, o acompanhamento, que começou quando as meninas ainda estavam no útero da mãe, vai durar o tempo que for necessário, até que as crianças sejam avaliadas como em excelente estado de saúde.

Assim como Oton Lima, Renata destacou a participação da equipe na cirurgia bem-sucedida. “Esse trabalho só foi possível porque foi feito em rede, com muita dedicação dos profissionais do SUS”, reiterou. “Começou no Hmib [Hospital Materno Infantil de Brasília], com a parceria do Hran, do Hospital da Criança e parcerias internacionais, o que contribuiu para esse resultado maravilhoso”.

Apesar do risco e do extremo cuidado necessário, a cirurgia foi um sucesso e as gêmeas se recuperam muito bem. Lis saiu da UTI na última segunda-feira (27); Mel já tinha deixado a unidade uma semana antes. No entanto, elas seguem internadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado